O PRINCÍPIO DAS DORES

POR ALVARO OSTROSKI
O PRINCÍPIO DAS DORES

“Mas todas essas coisas são o princípios das dores” (Mateus 24:8).

Antes de iniciarmos o estudo, se você não leu o tópico sobre Escatologia, indicamos que o leia para melhor compreensão da proposta deste estudo.

ESBOÇO DO ARTIGO
1. Resumo Inicial
2. Definição
3. Diferenças
4. Sinais do Princípio das Dores
5. Os Sinais do Princípio das Dores podem ser vistos?
6. Referências de pesquisa

RESUMO INICIAL
Jesus comparou a proximidade de sua Volta com uma mulher prestes a dar a luz. Ela começa a ter suas primeiras contrações, as quais vão aumentando, indicando assim que a criança logo nascerá. Desta forma quando mais se aproxima a Volta de Jesus, mais os sinais (Princípio das Dores) vão aumentando. Eles são visíveis na degradação do homem e na natureza.

Encontraremos os sinais proféticos referentes ao Princípio das Dores em Mateus 24:1-14, Marcos 13:1-13, Lucas 21:5-18 e outras referências em Daniel 12:4, II Timóteo 3:1-9 e outros.

Para saber mais continue lendo.

DEFINIÇÃO - O que é?
O Princípio das Dores é um termo bíblico, constante em Mateus 24:8 e Marcos 13:8. Ele foi utilizado pelo Senhor Jesus em seus sermões sobre o fim dos tempos. Jesus está comparando sua vinda com uma mulher grávida que está prestes de dar a luz. Neste aspecto o Princípio das Dores está relacionado às contrações iniciais que a mulher sofre antes de dar a luz, as quais vão aumentando de intensidade conforme se aproxima o momento do parto, neste aspecto a Grande Tribulação (ver estudo A Grande Tribulação)  seriam as dores finais e mais intensas e a Volta de Jesus (ver estudo A Volta de Jesus) seria o momento do nascimento.

DIFERENÇAS
Basicamente todas as vertentes cristãs surgidas depois da Reforma Protestante, isto é, Históricas, Tradicionais, Reformadas, Pentecostais, Neopentecostais, Adventistas e Testemunhas de Jeová, concordam que o Princípio das Dores está ligado a esse aumento dos eventos que marcam a Volta de Jesus.

Os Históricos, Tradicionais, Reformados, Adventistas e Testemunhas de Jeová em sua maioria entendem que o Princípio das Dores está presente no mundo desde o início da igreja, se intensificando agora. A maioria destes irmãos segue a linha do Arrebatamento Pós Tribulacionista (ver estudo Arrebatamento), ou seja, crêem que a Igreja passará pelo período mais tenebroso do fim dos tempos chamado de Grande Tribulação.

Alguns Pentecostais e Neopentecostais fazem uma distinção clara entre Princípios das Dores e Grande Tribulação, pois crêem que o Princípio das Dores ocorre antes do Arrebatamento e a Grande Tribulação após o Arrebatamento. Outros irmãos de linha Pentecostal e Neopentecostal crêem que o Princípio das Dores se refere aos 3,5 primeiros anos da Grande Tribulação, inclusive fazendo comparação com os 7 Selos do Apocalipse, ou seja, a Igreja não passaria pelo Princípio das Dores. Para melhor compreensão veja os estudos sobre Grande Tribulação, 70 Semanas de Daniel e 7 Selos de Apocalipse.

SINAIS DO PRINCÍPIO DAS DORES
Lendo os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas encontraremos “O Sermão Profético do Fim dos Tempos de Jesus” e nele estará declarado o que acontecerá neste período chamado Princípio das Dores, Vejamos:

1. Surgimento de falsos Cristos, isto é, pessoas se dizendo Salvadores do Mundo (Mateus 24:5; Marcos 13:6; Lucas 21:8);
2. Guerras e Rumores de Guerras (Mateus 24:6; Marcos 13:7; Lucas 21:9);
3. Fome (Mateus 24:7; Marcos 13:8; Lucas 21:11);
4. Pestes (Mateus 24:7; Lucas 21:11);
5. Terremotos (Mateus 24:7; Marcos 13:8; Lucas 21:11);
6. Perseguição aos Cristãos (Mateus 24:9,10; Marcos 13:9; Lucas 21:12);
7. Surgimento de Falsos Profetas, isto é, pessoas dizendo serem Porta-Voz de Deus, falsos lideres religiosos, falsas Igrejas (Mateus 24:11; II Timóteo 2:4);
8. Esfriamento do amor na Igreja, na Família, na Sociedade (Mateus 24:12; Marcos 13:12; Lucas 21:16)
9. Pregação Universal do Cristianismo (Mateus 24:14; Marcos 13:10);
10. O ressurgimento da nação de Israel (Mateus 24:32-34 com Ezequiel Cap. 37);

OS SINAIS DO PRINCÍPIO DAS DORES PODEM SER VISTOS?
Vamos aqui apresentar um pouco sobre ocorrências históricas que nos fazem perceber a possibilidade de estarmos vivendo o Princípio das Dores. Não vamos ser extensos no detalhamento, mas vejamos algumas coisas que tem ocorrido e nos fazem refletir sobre a brevidade da Volta de Jesus:

1.  Surgimento de falsos cristos: Ao longo dos séculos foram surgindo diversas pessoas que se intitularam o próprio Cristo, sendo o reverendo Moon um dos mais conhecidos e talvez “bem sucedido”, que teve milhões de adeptos. Além dessas pessoas que se intitularam ser uma reencarnação de Jesus e assim tornaram-se falsos cristos temos com base em Mateus 24:5 que pessoas viriam em nome de Jesus, dizendo “em sou o Cristo”, ou seja, pessoas trazendo uma nova mensagem para mundo como se fossem enviadas por Cristo, mas pregam um cristianismo oposto a Bíblia. E esses certamente são a maioria, podemos incluir ai todos os grupos que apoiam suas crenças em material extra-bíblico;

2. Guerras e Rumores de Guerras: Só no século 20 e 21 tivemos: 1ª Guerra Mundial (1914 a 1918); 2ª Guerra Mundial (1939 a 1945); Guerra Fria (1947 a 1991); Guerra Civil da Síria com crise dos refugiados (2011 a atualmente – Início de 2020); Tensão entre Israel e Palestina (1890 a atualmente – início de 2020) e muitos outros. A grande diferença dessas guerras para as do passado é que essas têm afetado o mundo todo devido à globalização;

3. Fome: Segundo o Relatório de 2019 das Nações Unidas 1 em cada 9 pessoas passou fome no mundo em 2018 e 26,4% das pessoas no mundo conviveram em 2018 com a insegurança alimentar, ou seja, não sabiam se teriam o que comer no outro dia. Estamos falando de 2018 quando o mundo vivia em “condições normais”, agora imagine o agravamento da Fome no mundo em tempos de Pandemia como estamos vivendo em 2020, ou de guerras.

4. Pestes: Pestilências sempre fizeram parte da história humana. Já tivemos surto de Peste Negra (1333 a 1351), Cólera (1817-1824), Tuberculose (1850 a 1950), contudo nos séculos 20 e 21 temos visto a proliferação mundial de Pestes devido à globalização. Tivemos Gripe Espanhola (1918 a 1919), Tifo (1918 a 1922), Febre Amarela, Sarampo, Aids, Gripe do Frango, Gripe Suína e atualmente (início de 2020) temos o Covid-19. No Brasil tivemos a pouco tempo surtos de Dengue e Chicungunha;

5. Terremotos: Ao observar os dados estatísticos é possível verificar um expansivo número de terremotos no mundo após o início do século 20. Um dos mais famosos na atualidade é o ocorrido na Indonésia em 2004 ocasionando fortes Tsunamis;

6. Perseguição aos Cristãos: Segundo o site especializado “Portas Abertas” mais de 260 milhões de cristãos no mundo sofrem perseguição religiosa. Já o site Vatican News declara que 300 milhões de cristãos sofrem perseguição no mundo e demonstra que isso ocorre em países do eixo oriental. Já no eixo ocidental a perseguição é velada, onde os cristão podem se reunir, mas continuamente leis são aprovadas que ferem os princípios de fé dos cristãos obrigando-lhes a calar e fomentando o ateísmo ou o politeísmo;

7. Surgimento de Falsos Profetas: Existe uma falta de confiança generalizada das pessoas nos líderes religiosos cristãos, de forma vulgar as pessoas taxam padres de “pedófilos” e pastores de “ladrões” ou “estelionatários”. Isso se deve aos inúmeros escândalos envolvendo essas lideranças tanto no âmbito da moralidade como do desvio de ofertas dos fiéis e também devido à mensagem equivocada da Teologia da Prosperidade, onde pastores afirmam ser possível exercer uma relação de barganha com Deus, dando 100 ao caixa da Igreja e recebendo de volta 1000 por dádiva divina. Por questão de ética não vamos apresentar nas referências de pesquisa reportagens acerca de fatos envolvendo líderes cristãos, pois o intuito aqui não é atacar pessoas, mas cabe frisar que no meio deste panteão de “falsos profetas” existem aqueles que foram vocacionados por Deus para cuidarem da vida espiritual das pessoas;

8. Esfriamento do amor: Para pontuarmos o esfriamento do amor vamos verificar o nível de dissolução dos matrimônios e conseqüentemente ruptura das famílias e a crescente quantidade de homicídios no mundo. Coletas de dados do IBGE em 2011 apontaram um aumento de 45,6% no número de divórcios no Brasil. A revista Veja em 2017 destacou que 1 em cada 3 casamentos no Brasil termina em divórcio. Com relação aos homicídios em 2019 o portal G1 publicou reportagem onde mostrava que em 2017 ocorreram mais homicídios do que mortes em conflitos armados (guerras). Para um melhor entendimento o homicídio é aquele “assassinato” que ocorre na sociedade que está vivendo sua “vida normal”, ou seja, se tornou normal na sociedade se matar alguém e isso se dá pelos motivos mais fúteis possíveis. Dentro das igrejas se vê a apostasia (II Tessalonicenses 2:1-4) que é o afastamento da verdadeira fé daqueles que um dia creram;

9. Pregação Universal do Cristianismo: Ao falarmos de avanço do Cristianismo precisamos voltar aos seus primórdios e relembrar que de início era um grupo de pouco mais de 120 pessoas (Atos 1:15) e hoje estima-se que existam mais de 2,3 bilhões de cristãos no mundo. 

10. O ressurgimento da nação de Israel: Muitos acreditam que a Parábola da Figueira contada por Jesus em Mateus 24:32-34 se refere ao ressurgimento da nação de Israel, pois na Bíblia a nação de Israel muitas vezes é comparada a uma figueira (Jeremias 24:1-10; Oséias 9:10) e como a Parábola relata a figueira brotou, ou seja, Israel reviveu. Ezequiel Cap. 37 também é tido como uma profecia do ressurgimento da nação de Israel, onde um vale de ossos secos passou a ter vida. Na história observamos o ressurgimento da nação de Israel em 1948.

Podemos citar ainda outras profecias que constam na Bíblia, as quais demonstram a proximidade da Volta de Jesus, tais como:

1. Avanço da ciência e do conhecimento - Daniel 12:4 mostra que  no fim dos tempos a ciência e o conhecimento se espalhariam pelo mundo. Observe algumas das coisas desenvolvidas nos últimos 120 anos:
a) Primeiro vôo de avião (+ ou – em 1903);
b) Invenção da TV (1922);
c) Descobrimento da Penicilina (1928);
d) Invenção do Computador (1946);
e) Criação da Internet (1969);
f) Invenção do Celular (1973);
g) Invenção do Smartphone (1994).

2. Corrupção social e moral dos homens - II Timóteo 3:1-9 demonstra que no fim dos tempos cada vez mais as pessoas estariam preocupadas com seus desejos pecaminosos e menos com Deus. Vivemos hoje a  era do antropocentrismo (homem é o centro de tudo).


REFERÊNCIAS DE PESQUISA

REFORMADOS, HISTÓRICOS e TRADICIONAIS
Vídeo: Principio das Dores e Grande Tribulação (minuto 9 ao minuto 42); Reverendo Augustos Nicodemos. Encontrando em: https://www.youtube.com/watch?v=ZRXnNG58kQY
Vídeo: É correto afirmar que estamos no fim dos tempos?; Paulo Jr e Leandro Lima. Encontrado em:  https://www.youtube.com/watch?v=l-L9NBHjofA&t=28s
Vídeo: Princípio das Dores; Reverendo Weslei Eller. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=9-cQ524DqtY
Vídeo: Sinais do Fim; Pr Paulo Jr. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=U6aO_R2VATQ&t=87s
Vídeo: O início do fimPr Luiz Sayão. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=FoS3bdlJjQc

PENTECOSTAIS 
Notas de Estudo: Mateus 24. Encontrada em: Bíblia de Estudo Pentecostal edição de 2008
Vídeo: Já estamos no princípio das dores?; Pr Ciro Sanches Zibordi. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=SlvwsJmRysQ&list=PLaGz0TDTQp0JK-PupF-MWu5w64j1RWBZ0&index=11
Vídeo: A revelação de Mateus 24 e seu contexto; Pr André Luiz. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=xs9SNQkjJrg

NEOPENTECOSTAL
Vídeo: Princípio das dores; Pr Juanribe Pagliarin. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=5tad64u_Fvk
Vídeo: Os sinais do fim dos tempos; Pr Juanribe Pagliarin. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=GulG_jkFV1c
Vídeo: Dores de parto/ sinais da vinda de Jesus; Pr Lamartine Posella. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=kz932PO8R-g

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Artigo: Estamos realmente vivendo nos “últimos dias”. Encontrado em: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2006681

ADVENTISTAS DO 7ª DIA
Vídeo: Sinais da Volta de Jesus; Programa: Bíblia Fácil. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=DHtuzvnin_8

ARTIGOS e VÍDEOS SOBRE O CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS 
Falsos cristos
Artigo: Reportagem sobre a morte do Reverendo Moon; portal G1. Encontrada em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/09/morre-aos-92-anos-sun-myung-moon-o-reverendo-moon.html
Artigo: Igreja da Unificação pertencente ao reverendo Moon. Encontrada em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_da_Unifica%C3%A7%C3%A3o
Vídeo: A outra face do Reverendo Moon; Pr Paulo Romeiro. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=VfVe1hfw_GE
Artigo: Espiritismo. Encontrado em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo
Artigo: Mórmons. Encontrada em: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%B3rmon
Vídeo:  TV Mundo Maior (Espírita). Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=2dI0oCnDKn4
Vídeo: Diferenças entre Cristianismo e Kardecismo; Reverendo Augustos Nicodemos. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=S3Czy2TXosw

Guerra e Rumores de Guerra
Artigo: 1ª Guerra Mundial. Encontrada em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial
Artigo: 2ª Guerra Mundial. Encontrada em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial
Artigo: Guerra Fria. Encontrada em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria
Artigo: Guerra Civil da Síria. Encontrada em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Civil_S%C3%ADria
Artigo: Crise dos refugiados. Encontrada em: https://www.todamateria.com.br/refugiados/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_migrat%C3%B3ria_na_Europa
Artigo: Conflito entre Israel e Palestina. Encontrado em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_israelo-palestino

Fome
Artigo: Relatório de 2019 das Nações Unidas sobre a fome. Encontrado em: https://nacoesunidas.org/fome-aumenta-no-mundo-e-atinge-820-milhoes-de-pessoas-diz-relatorio-da-onu/

Pestes
Artigo: História das epidemiasrevista Super Interessante; página on line. Encontrada em: https://super.abril.com.br/saude/as-grandes-epidemias-ao-longo-da-historia/
Artigo: Coronavírus (Covid-19). Encontrada em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coronav%C3%ADrus

Terremotos
Artigo: Lista de Terremotos no mundo. Encontrado em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_sismos
Artigo: Reportagem do G1 sobre aumento de terremotos no mundo. Encontrado em: https://g1.globo.com/natureza/noticia/estudo-liga-desaceleracao-da-terra-a-aumento-de-terremotos-e-preve-mais-tremores-devastadores-em-2018.ghtml

Perseguição dos Cristãos
Artigo: Igreja Perseguida; site Portas Abertas. Encontrado em: https://www.portasabertas.org.br/cristaos-perseguidos/igreja-perseguida
Artigo: Lista de países onde ocorrem as maiores perseguições aos cristãos. Encontrado em: https://www.portasabertas.org.br/lista-mundial/mapa-mundial-perseguicao
Artigo: 300 milhões de cristãos perseguidos no mundo; site Vatican News. Encontrado em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-11/perseguicao-cristaos-relatorio-ajuda-igreja-que-sofre.html
Artigo: “Perseguição: onde os cristão são mais vítimas de opressão e e violência”; página on line revista Veja. Encontrada em: https://veja.abril.com.br/mundo/perseguicao-onde-os-cristaos-sao-vitimas-de-opressao-e-violencia/

Esfriamento do amor
Artigo: Número de divórcios atinge recorde; site JusBrasil. Encontrado em: https://ibdfam.jusbrasil.com.br/noticias/100252968/numero-de-divorcios-atinge-recorde
Artigo: um a cada 3 casamentos termina em divórcio no Brasil; página on line revista veja. Encontrado em: https://veja.abril.com.br/brasil/um-a-cada-tres-casamentos-termina-em-divorcio-no-brasil/
Artigo: homicídios mataram mais que conflitos armados em 2017; portal G1. Encontrado em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/07/08/homicidios-mataram-mais-que-conflitos-armados-em-2017-diz-onu.ghtml

Pregação Universal do Cristianismo
Artigo: Lista de países com o maior número de protestantes do mundo. Encontrado em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Protestantes_por_pa%C3%ADs
Artigo: Dados do Cristianismo. Encontrado em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo

O ressurgimento da nação de Israel
Artigo: Israel. Encontrado em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Israel


5 comentários:

  1. "Não Importa se é pré-tribulacionismo , meso-tribulacionista ou pós-tribulacionista, o que importa é que Ele vem, com isso sejamos vigilantes". -Felipe Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Sim, agradeço pela síntese do tema!

    ResponderExcluir
  3. Que tema profundo glorias ao nome Santo do nosso Deus foi de muita edificação para minha vida.

    ResponderExcluir

Temas

Topo