À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

POR RODRIGO HENRIQUE

Adão e Eva passeiam pelo jardim na companhia de animais. Há elefantes, leões, araras e outros mais.
Ao contemplarmos o texto milenar de Gênesis 1.26-28, somos imersos em uma narrativa histórica que continua a despertar reflexões essenciais sobre a origem e natureza da humanidade.

No cenário da criação, emerge a proclamação divina: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...". Essa frase ecoa com profundidade, convocando-nos a explorar os significados e desdobramentos que permeiam essa declaração.  

TEXTO BASE


Gênesis 1.26-28

²⁶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. ²⁷ E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. ²⁸ E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

FAÇAMOS, À NOSSA IMAGEM, À NOSSA SEMELHANÇA


No 6º dia de sua obra criadora, Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." (destaque do autor). 

Caso você não tenha notado, observe que as palavras em negrito estão na forma plural. Porém, o que isso significa? Com quem Deus está falando? Com os anjos? Se for, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e dos anjos? Vejamos...

Em todo o capítulo 1º do livro de Gênesis o Espírito Santo moveu Moisés a escrever o nome "Elohim" sempre que fizesse menção a Deus. Isso significa que todas as vezes que você lê a palavra "Deus" no capítulo 1º, no original em hebraico a palavra utilizada é "Elohim"

Importa relembrar aos leitores que esta palavra é, também, plural. Deus (Elohim) não é singular! Isto já foi explicado em estudo anterior, caso queira se aprofundar, clique aqui. O que importa, neste momento, é que você saiba que Deus é uma expressão plural.

Cremos, portanto, que toda a criação de Deus também é uma criação da Trindade, ou seja, do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Isto não está claro no Gênesis, mas ao observarmos a Bíblia como um todo, isso fica tão evidente que já não nos resta dúvidas. 

Por exemplo: João, o apóstolo, ensinou que todas as coisas foram feitas por intermédio do Verbo de Deus, que é Jesus (Jo 1.3). "Todas as coisas" incluem, evidentemente, a criação do ser humano. Além disso, Eliú, no livro de Jó, declarou que o Espírito de Deus fez o homem, e a inspiração do Todo-Poderoso lhe deu vida (Jó 33.4).

Desta maneira, quando Deus (Elohim) disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...", Ele estava dialogando com Ele mesmo, isto é, com a própria Trindade.

FEITO OU CRIADO? EIS A QUESTÃO


Aqui cabe tecer alguns comentários, pois o texto inicia utilizando o verbo "fazer" (heb. asah - אשאן), mas depois utiliza outro verbo quando diz que Deus "criou" (heb. bara - בָּרָא) o homem. O verbo criar utilizado aqui só aparece na Escritura em relação a Deus, porquanto implica em criar algo a partir do nada, o que só Ele pode.

Porém, o verbo fazer é aplicado tanto aos homens quanto a Deus. Fazer (asah) indica o que é feito a partir de uma matéria preexistente. Neste sentido, Deus fez (asah) ou criou (bara) o ser humano?

Hernandes Dias Lopes comenta que a resposta é "ambos. Adão foi trazido à existência daquilo que já havia sido criado: o pó da terra. Mas o ser humano passou a ser alma vivente (2.7) não de algo que já existia, mas pelo fôlego de vida que Deus soprou em suas narinas".¹

Assim, a humanidade foi feita do pó da terra, mas só foi criada em alma vivente em decorrência do sopro divino. Conforme disse Eliú, é a inspiração (ou o sopro) do Todo-Poderoso que nos deu vida (Jó 33.4).

MAS... QUE IMAGEM E SEMELHANÇA É ESSA?


Olhando para o fato de que o ser humano é fruto da criação divina, Agostinho de Hipona e Gregório de Nissa, em suas obras, enfatizaram a semelhança entre a Trindade e a natureza tripartida do homem (corpo, alma e espírito), o que é bem interessante.

Neste sentido, assim como Deus é "três em um" (Pai, Filho e Espírito Santo), o ser humano também o é (corpo, alma e espírito).

Imagem e semelhança, deste modo, não é algo que reflete meramente imagem física, porquanto Deus não tem um corpo como nós; lembre-se, Deus é espírito (Jo 4.24). A maioria dos comentaristas ressaltam, portanto, características em comum, tais como a capacidade criativa, comunicativa e moral, além de domínio e outras mais. 

Neste sentido o homem (ser humano de modo geral) se difere dos animais exatamente por sua capacidade de raciocínio, o que lhe permite ter uma linguagem inteligente e, por meio desta, se relacionar com Deus e com seu semelhante.

Tal capacidade permite ao homem criar -- ou melhor dizendo, fazer (asah) -- coisas novas, tais como o aparelho celular ou o computador que você utiliza para ler este estudo. Outro aspecto que não podemos ignorar é que tal imagem e semelhança implicava, também, em pureza e santidade, de modo que o homem foi criado puro e reto.

James M. Boice destaca que o homem tem "personalidade (conhecimento, sentimento e vontade), moralidade (liberdade e responsabilidade) e espiritualidade (foi feito para ter comunhão com Deus)".² Augustus Nicodemus também destaca os atributos comunicáveis de Deus, "como amor, justiça, bondade e retidão".³

Essa imagem e semelhança foi corrompida e deformada pela entrada do pecado no mundo, mas não foi aniquilada como pensam alguns (Gn 9.6). Em Cristo, porém, nós encontramos a restauração e regeneração e, como a luz da aurora, vamos brilhando mais e mais até sermos, de fato, dia perfeito.

Para meditar, leia os textos bíblicos de Paulo em suas epístolas aos Efésios 4.22-24; Colossenses 3.9,10; e Romanos 8.29.

MACHO E FÊMEA, HOMEM E MULHER


Há pouco tempo um "pastor" afirmou em sua pregação que o homem foi criado à imagem de Deus, mas não a mulher. No entanto, basta que o texto bíblico seja lido e tudo fica esclarecido, porquanto diz: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou" - Gênesis 1.27

Observe o(a) leitor(a) que o substantivo "homem" (heb. adam - אָדָם) é utilizado como um gênero: o humano. Seu significado básico é "humanidade" e o texto prossegue dizendo que "macho e fêmea os criou", ou seja, tanto o macho quanto a fêmea são Adão (no sentido de humanidade e/ou ser humano).

Talvez você nunca tenha percebido isto e esteja até duvidando em seu coração, mas é exatamente o que o texto bíblico diz. Aliás, o verso 2 do capítulo 5 do livro de Gênesis deixa tudo ainda mais claro; veja: "Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados".

Observe outras traduções. A Nova Almeida Atualizada, por exemplo, traduziu da seguinte maneira: "Deus os criou homem e mulher, os abençoou e lhes deu o nome de Ser Humano, no dia em que foram criados".

Já a Nova Versão Internacional preferiu dizer que "homem e mulher os criou. Quando foram criados, ele os abençoou e os chamou Homem". 

Perceba que no texto original em hebraico o substantivo utilizado é Adão (Adam), que como já disse, significa humanidade, o que muitas vezes é traduzido por "homem" no sentido de gênero humano. Com o passar do tempo, "adam" se tornou o nome próprio do primeiro macho, que deu à primeira mulher o nome de Eva. 

Neste sentido, macho e fêmea foram chamados por Deus de Adão, com o sentido de "ser humano". Porém, o macho deu à fêmea o nome de Eva, que significa "vida ou mãe da vida". Assim, apenas o macho continuou a ser chamado de Adão, daí termos o primeiro casal: Adão e Eva. 

Falaremos mais acerca deste assunto quando analisarmos a forma com que o Senhor criou a mulher, mas, em síntese, tenha em mente que macho e fêmea são seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus, e ambos são plenamente iguais em essência e valor.

CONCLUSÃO


À luz das reflexões sobre o texto sagrado, emerge uma compreensão enriquecedora e multifacetada sobre a natureza humana e sua relação com o divino. A percepção de que a criação do ser humano reflete a comunhão intrínseca da Trindade, aliada à ênfase na singularidade e na dignidade humana, ressoa como um convite à contemplação da imagem e semelhança de Deus em cada indivíduo.

Isso nos mostra que a vida de cada um de nós precisa ser honrada de forma extremamente amorosa e respeitosa diante de Deus. Cada homem e mulher, ainda que contaminados pelo pecado, continuam sendo imagem e semelhança do Criador.

Quando você recebe Cristo em sua vida, seu Espírito começa a trabalhar em nós a fim de minimizar ao máximo a corrupção e depravação que há em nossos membros, de modo a nos tornar, novamente, mais e mais semelhantes a Ele. Convide-o a entrar em sua vida, Ele te ouvirá!

Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”

FONTE


¹ LOPES, Hernandes Dias. Gênesis - O Livro das Origens. Hagnos, 2021, p. 72.

² BOICE, James Montgomery. Gênesis, Vol. 1. Michigan: Baker Books, 1998, p. 90-91.

³ NICODEMUS, Augustus. No Princípio de Tudo. Vida Nova, 2022, p. 71.

BÍBLIA de Estudo Cronológica. CPAD, 2021.

BÍBLIA de Estudo Palavras Chave. CPAD, 2020.

LIVINGSTON, George H. Comentário Bíblico Beacon - Gênesis a Deuteronômio. CPAD, Vol 1.

LOPES, Hernandes Dias. Gênesis - O Livro das Origens. Hagnos, 2021.

LOURENÇO, Adauto. Gênesis 1 & 2. Fiel, 2011.

MACARTHUR, Jhon. Comentário Bíblico MacArthur - Gênesis a Apocalipse. Thomas Nelson.

NICODEMUS, Augustus. No Princípio de Tudo. Vida Nova, 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo