NO 1º DIA DEUS CRIOU APENAS A LUZ?

POR RODRIGO HENRIQUE

Gênesis não questiona a existência de Deus, ele a afirma de forma categórica e evidente. Aliás, bem mais que mera existência, Deus é descrito como o criador de todo o Universo. Moisés narra no primeiro capítulo os seis (6) dias da criação e, no segundo, de forma mais específica e detalhada, descreve a criação do ser humano: a coroa da criação divina.

No entanto, quem é Deus? Que materiais ele utilizou para criar os céus e a Terra; e como ele fez tudo isso? Pois bem, nesta Lição estudaremos o primeiro dia da criação (que é também o primeiro dia da história do Universo). Que o Senhor lhe abençoe em seus estudos!


TEXTO BASE

Gênesis 1.1-5

¹ No princípio, criou Deus os céus e a terra. ² E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. ³ E disse Deus: Haja luz. E houve luz. ⁴ E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. ⁵ E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã: o dia primeiro. 


NO PRINCÍPIO

"No princípio" escreve-se, em hebraico, "bereshith" (בְּרֵאשִׁ֖ית). Trata-se da união entre a preposição "no" (heb. be) e do substantivo "princípio" (heb. reshith - רֵאשִׁית). "Reshith" é uma palavra relacionada a tempo, cujo significado implica "começo, início ou princípio". Porém, que é tempo? Na verdade, quando se estuda o assunto à luz das Escrituras, percebemos que há dois tipos de tempo: I - O Tempo Natural; e II - O Tempo de Deus.

Em Gênesis o tempo destacado é o natural, também conhecido como cronológico. Assim, tal tempo é visto em sequência, de forma sucessiva e linear; é o tempo do espaço físico que se constitui em passado, presente e futuro.

Matthew Henry comenta que a expressão 'no princípio' refere-se ao começo do tempo tal qual o conhecemos cotidianamente, "isto é, no início do tempo, quando este relógio foi colocado para funcionar pela primeira vez".¹ A palavra princípio, portanto, é entendida como o primeiro milésimo de segundo da história do Universo.

Foi neste princípio, no primeiro dia, que Deus começou a criar. Sendo Deus o criador, ele é atemporal e, portanto, eterno. Tudo o que existe teve um começo e antes do princípio nada existia, exceto Deus, que é preexistente ao tempo e à criação. Deste modo, como Deus existe eternamente (Sl 90.2), o princípio é a marcação do início do tempo, no qual o Senhor cria o espaço e tudo o que nele há.


CRIOU DEUS

Faz-se necessário destacar que o verbo criar é, em hebraico, o "bara" (בָּרָא). Este verbo aparece 49 vezes no Antigo Testamento e só é utilizado em relação a Deus; mas por quê? Porque expressa algo que apenas Deus pode fazer: criar a partir do nada. 

Observe que o homem é capaz de criar, mas apenas a partir daquilo que já é existente, ou seja, a partir de uma matéria prima. Deus não é assim, porquanto pode criar a partir do nada, sem matéria prima, de maneira que o que vemos foi feito do que não é aparente.

Sendo assim, "tema toda a terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu" - Salmos 33.8,9

Porém, quem é Deus? 

A palavra utilizada por Moisés é "Elohim" (אֱלֹהִ֑ים). Façamos, então, a análise da origem deste substantivo. O termo "ayil" é uma palavra que significa "força ou poder". Este termo deu origem à palavra "Eloa",  que é um substantivo masculino que significa "Deus"

Sua forma prolongada é (Eloa) em hebraico e (Eloí) em aramaico; "El" é uma forma curta. O nome Emanuel, por exemplo, traz a forma curta (El) ao final e expressa o significado "Deus conosco".

Pois bem, "Elohim" é o plural de "Eloa". A origem do substantivo evidencia o "Deus forte e poderoso", comumente destacado como "Todo-Poderoso". O fato de o texto do Gênesis trazer este substantivo no plural e o verbo no singular demonstra, para nós, uma obra da Trindade. 

Por Trindade entende-se Pai, Filho e Espírito Santo. A doutrina da Trindade não será objeto de nosso estudo neste momento, no entanto, abordaremos o tema em Lição oportuna. Apenas atente-se para o fato de que o substantivo "Deus" está escrito no texto original na forma plural.


OS CÉUS E  A TERRA

Alguns comentaristas dizem que a expressão "céus e terra" aqui destacada abrange todos os seis (6) dias consecutivos da criação, no entanto, uma leitura atenta e detalhada de todo o capítulo demonstra que essa é uma ideia profundamente equivocada. No 1º dia o Senhor criou os céus, no 2º dia ele fez a expansão dos céus; não se trata da mesma coisa, muito pelo contrário.

Isto ficará mais claro quando estudarmos o verbo fazer, que é diferente do verbo criar. No mais, voltemos ao assunto em análise. 

OS CÉUS

Inicialmente destacamos que céus também é uma palavra plural (heb. shamayim - שָׁמַיִם) e refere-se, aqui, ao espaço. A Bíblia nos fala de ao menos três tipos de céu: 

I - O Céu Atmosférico: Trata-se do espaço que existe entre a superfície do planeta e a estratosfera, isto é, todo o ambiente em que há nuvens e voam "as aves sobre a face da expansão dos céus" Gênesis 1.20

II - O Céu Estelar: Trata-se do espaço em que encontramos os planetas, os cometas, asteroides e muito mais. Foi aqui que Deus colocou o Sol, a Lua e as estrelas; "e Deus os pôs na expansão dos céus" - Gênesis 1.17

III - O Céu dos Céus: Trata-se do espaço no qual habitam os anjos e o trono de Deus; no Novo Testamento é chamado de Paraíso e 3º céu. Atente-se o leitor(a) para o fato de que este é um ambiente criado, portanto Deus habita nele de forma limitada. Salomão declarou: "Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus te não poderiam conter... - I Reis 8.27

Deste modo, Deus está criando, no 1º dia da história do Universo, os céus (espaço); e é neles que o Senhor cria e coloca todo o resto. Ora, tudo quanto foi criado necessita de um espaço no qual possa estar e/ou habitar. Claudionor de Andrade destaca que Deus criou o espaço para que pudesse "conter a sua obra que, embora vastíssima, é finita. Logo, o espaço também é finito".² 

Exatamente por ser finito, o espaço (mesmo o céu dos céus) não poderia conter aquele que é inesgotável e infinito em si mesmo. Passemos, agora, ao estudo do que seja a terra mencionada no verso primeiro. 

A TERRA

Gostaria de destacar (já de início) que não se trata do planeta Terra, no qual nós habitamos, porquanto a Terra propriamente dita só foi criada ao 3º dia. Do que se trata, então, a terra?

Trata-se de um substantivo hebraico (heb. erets - אֶרֶץ) de ampla gama de significado. Aparece em todo o Antigo Testamento cerca de 2.503 vezes e poderia ser traduzido, por exemplo, por "solo, país, terra, campo" etc. A grande questão que se levanta é a seguinte: Se "erets" aqui no primeiro verso não é a Terra propriamente dita, então qual é seu significado? 

Matthew Henry destaca que a terra aqui declarada é a "matéria" com a qual todo o resto veio a ser criado depois.³ Neste mesmo sentido, Adauto Lourenço diz que essa primeira frase da Bíblia define a origem dos três elementos básicos com os quais a ciência trabalha: tempo, espaço e matéria. Veja a ordem: No princípio [tempo] Deus criou os céus [espaço] e a terra [matéria].⁴

Antônio Mesquita afirma o mesmo⁵ e Hernandes Dias Lopes, na mesma linha de raciocínio, diz que o texto poderia ser traduzido assim: "No princípio, Deus criou o espaço e a matéria, e a matéria criada era inicialmente sem forma e inabitada".⁶

Desta maneira entende-se que terra é, em verdade, toda a matéria presente no Universo. Isso deixa mais claro o porquê de na sequência o texto bíblico declarar que ela ainda "era sem forma", haja vista que ainda se encontrava a nível atômico e os átomos de cada elemento não haviam se ligado uns aos outros de modo a formar moléculas.


E HAVIA TREVAS

As trevas não são, por si só, algo ruim. Em hebraico trata-se do substantivo "choshek" (חשֶׁךְ) que literalmente significa "escuridão". No verso 5 Deus a nomeou de "Noite"; o momento no qual dormimos e recuperamos nossas forças para o dia seguinte.

Por fazer parte da obra criadora de Deus não pode, por assim dizer, ser algo mau em si mesmo, porquanto ao final é dito que Deus viu "tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" - Gênesis 1.31

Fato interessante é que Deus criou os céus [espaço], a terra [matéria] e a água neste período de tempo posteriormente chamado de Noite. Neste sentido, o 1º dia da história do Universo começou à noite e terminou em dia; essa afirmação se mostra ainda mais evidente quando se diz que "houve tarde [noite] e manhã [dia]: esse foi o dia primeiro".

Não é sem motivo, portanto, que os judeus contam o dia iniciando-o com a noite e terminando-o em dia. Estão meramente seguindo o padrão da criação divina. Entretanto, observe que após a Queda e entrada do pecado no mundo, o período da noite [trevas] é comparado, figuradamente, aos momentos de aflições ou mesmo de perdição (cf. Sl 30.5; II Co 4.6).


E DISSE DEUS: HAJA LUZ

Até então era Noite e havia trevas, mas das trevas Deus disse que resplandecesse a luz. A Palavra de Deus é tremenda e cheia de majestade; ele ordena e logo a ordem se forma; ele manda e logo tudo acontece; ele diz: haja luz, e logo a luz é feita. Há poder inesgotável nesta santa Palavra!

Mas... Que luz é esta? 

Alguns evolucionistas teístas dizem ser a luz gerada pela grande explosão conhecida como Big Bang, mas essa teoria ainda se sustenta nos dias atuais? Leia o comentário de Danny Faulkner, doutor em astronomia, clicando aqui. Porém, já afirmamos que não se trata da luz de nenhum Big Bang. 

Obviamente também não se trata do Sol ou das estrelas, visto que estes foram criados apenas no 4º dia. Há de se mencionar, porém, que provavelmente foram feitos a partir dela. Luz é energia, e energia é calor. Sem ela toda a criação permaneceria fria e escura e também não haveria vida. Não sabemos qual era a forma desta luz, mas sabemos que ela (instantaneamente) era distinta das trevas. 

Gostaria de fazer, agora, uma aplicação pessoal: Quando estamos no escuro não conseguimos enxergar ou ver absolutamente nada. Se caminharmos estaremos sujeitos a tropeçar e cair. Assim, em escuridão nós não temos direção e estamos perdidos. Porém, qualquer que seja a sua situação, o texto demonstra que Deus pode trazer luz ainda que haja tão somente escuridão.

Se você encontra-se em aflição, a voz do Senhor é poderosa para decretar luz e direção em sua vida. Se você está perdido em suas próprias ofensas e pecados, a voz do Senhor é poderosa para ordenar que a luz venha a raiar em seu coração. Deus é um Deus que pode mudar as circunstâncias e te tirar das trevas para a luz. Portanto, ore e peça isso a ele!

"E viu Deus que era boa a luz..." - Gênesis 1.4


CONCLUSÃO

Constantemente ouvimos falar que no 1º dia o Senhor criou a luz e isso, de fato, é verdade. Não é, porém, toda a verdade. Nesta Lição aprendemos que o 1º dia da história do Universo teve início no período que hoje conhecemos como Noite; neste período Deus criou os céus [espaço], a terra [matéria] e a água. 

Depois, das trevas, ordenou: "Haja luz. E houve luz". Tudo isso nos mostra que Deus é infinitamente poderoso e, quando ele fala, alteram-se as circunstâncias (não importa quais sejam). O Senhor é grande em força e poder, creia nele, confie nele e tenha nele depositada a sua esperança porquanto ele tem cuidado de nós.


Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”


FONTE

¹ HENRY, Matthew. Gênesis a Deuteronômio. CPAD, 2020, p. 3.
² ANDRADE, Claudionor de. O Começo de Todas as Coisas. CPAD, 2015, p.23.
³ HENRY, Matthew. Gênesis a Deuteronômio. CPAD, 2020, p.3.
⁴ LOURENÇO, Adauto. Gênesis 1 & 2. Fiel, 2011, p. 77-78.
⁵ MESQUITA, Antônio. Pontos Difíceis de Entender. CPAD, 2021, p. 17.
⁶ LOPES, Hernandes Dias. Gênesis, o Livro das Origens. Hagnos, 2021, p. 53-24.

BÍBLIA de Estudo Arqueológica. Vida, 2013.

BÍBLIA de Estudo Cronológica. CPAD, 2021.

BÍBLIA de Estudo Nova Edição Papal. USA.

BÍBLIA de Estudo Palavras Chave. CPAD, 2020.

BÍBLIA de Estudo Pentecostal - Edição Global. CPAD, 2022.

BÍBLIA de Estudo Spurgeon. BvBooks, 2021.

BÍBLIA Pregação Expositiva. Hagnos, 2020.

ANDRADE, Claudionor de. O Começo de Todas as Coisas - Estudos Sobre o Gênesis. CPAD, 2015.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento - Gênesis a Deuteronômio. CPAD, 2020.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno. Inspire Ciências - 6º Ano: Ensino Fundamental. FTD, 2018.

JULIARE, Walace. Gênesis, o Livro dos Começos. Editora Cristã Evangélica, Lição 1.

LIVINGSTON, George H. Comentário Bíblico Beacon - Gênesis a Deuteronômio. CPAD, Vol 1.

LOPES, Hernandes Dias. Gênesis - O Livro das Origens. Hagnos, 2021.

LOURENÇO, Adauto. Gênesis 1 & 2. Fiel, 2011.

MACARTHUR, John. Comentário Bíblico - Gênesis a Apocalipse. Thomas Nelson, 2019.

MESQUITA, Antônio. Pontos Difíceis de Entender. CPAD, 2021.

NICODEMUS, Augustus. No Princípio de Tudo - A Mensagem de Gênesis Para a Igreja de Hoje. Vida Nova, 2022.

VAILLATI, Carlos Augusto. Antigo Testamento I. Ministério Ide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo