DO ÉDEN À ARCA DE NOÉ: ERAM TODOS VEGETARIANOS?

POR RODRIGO HENRIQUE

A imagem apresenta a escrita "vegan", sendo que cada letra contém a imagem de alimentos veganos.
No relato bíblico de Gênesis, especificamente nos versículos 29 e 30 do capítulo 1º, encontramos uma prescrição divina inicial sobre a dieta tanto dos seres humanos quanto dos animais.

Este texto lança luz sobre a dieta pré-diluviana, que era estritamente vegetariana (e herbívora, no caso dos animais), o que tem levantado questões interessantes antes e depois da entrada do pecado no mundo.

TEXTO BASE


Gênesis 1.29,30

²⁹ E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento. ³⁰ E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi (grifo do autor).

DIETA PRÉ-DILUVIANA


Caso o(a) leitor(a) nunca tenha percebido antes, Deus disse, após ter criado o ser humano e demais animais, qual deveria ser a dieta deles. Observe que o Senhor dá tanto à humanidade quanto aos demais animais o mesmo tipo de alimento, cuja origem seria estritamente vegetal.

Leia novamente o verso 29 e, caso seja necessário, faça também a leitura dos versos anteriores. Observe que Deus está dizendo ao homem (humanidade) que tem colocado à sua disposição toda erva que dá semente, e que está sobre a face de toda a terra, e toda árvore em que há fruto...

Ao final é dito: "ser-vos-ão para mantimento". Atente-se para o fato de que Deus está dando aos homens apenas produtos de origem vegetal como mantimento, e nada de origem animal. Em face disso, alguns podem sugerir que antes da entrada do pecado no mundo, Adão e Eva fossem veganos e não apenas vegetarianos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE VEGANO E VEGETARIANO?


São veganas aquelas pessoas que escolheram não consumir alimentos de origem animal, nem utilizar produtos que envolvam sua exploração, como roupas de couro ou produtos testados em animais. O veganismo é, assim, um estilo de vida que abrange uma série de escolhas para evitar o uso de produtos animais em todas as áreas da vida.

Já uma pessoa vegetariana é alguém que consome apenas alimentos de origem vegetal, mas não evita, necessariamente, produtos que envolvam a exploração animal, tais como as roupas de couro ou produtos testados em animais. O vegetarianismo refere-se, portanto, principalmente à dieta alimentar.

Não podemos afirmar se Adão e Eva eram ou não veganos antes da Queda. Fato é que, depois do pecado, passaram a se vestir com roupas feitas de peles de animais (Gn 3.21), porém, se mantiveram com uma alimentação vegetariana, ou seja, de origem vegetal.

ALGO AINDA MAIS INTERESSANTE


Fato ainda mais interessante é que mesmo os animais também consumiam alimentos estritamente vegetais. Veja o verso 30. Nele Deus está dizendo que todo animal da terra, toda ave dos céus e todo réptil em que há alma vivente, teriam tão somente a erva verde para mantimento. E ao final é dito que "assim foi", ou melhor, "e assim sucedeu".

Talvez você esteja pensando: Mas e os leões? Os tigres? Lobos? E todos os animais carnívoros e onívoros que hoje conhecemos? O que será que comiam? 

Ora, a resposta está no texto bíblico: "E a todo animal da terra..., toda erva verde lhes será para mantimento. E assim foi". Isto inclui, evidentemente, todos os animais carnívoros e onívoros que conhecemos nos dias atuais. 

Apenas a título de informação, carnívoro é todo animal que consome exclusivamente alimentos de origem animal, isto é, seu mantimento está exatamente no consumo de outros animais. Já os onívoros são todos aqueles que consomem alimentos de origem animal e/ou vegetal.

Certamente estes animais (antes herbívoros) passaram a agir desta maneira após a entrada do pecado no mundo. A Bíblia nos ensina, por exemplo, que toda a criação de Deus fora afetada por este mal: "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora" - Romanos 8.22

No entanto, temos a promessa de que tais animais voltarão a consumir apenas alimentos de origem vegetal. No período conhecido como milênio, Jesus governará a terra por mil anos e, nesse tempo, "o lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi... Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor" - Isaías 65.25

Além disso: 

"morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar" - Isaías 11.6-9

Você crê na Palavra de Deus? Tanto mais passam-se os dias, mais este tempo se aproxima de nós. Este assunto é interessantíssimo e em breve faremos um estudo totalmente dedicado a ele.

A DIETA PÓS-DILUVIANA


Parece-nos óbvio que após o pecado, que afetou toda a criação, alguns animais herbívoros se tornaram onívoros e/ou carnívoros, mas os homens permaneceram vegetarianos até os dias de Noé. Sobre isso, a fim de sermos mais precisos, podemos afirmar que aqueles que eram fiéis a Deus se mantiveram nesta dieta.

Se a descendência ímpia de Caim já consumia a carne de animais, não sabemos, "contudo, se o faziam, não tinham permissão"¹ da parte daquele que é Criador e mantenedor de todas as coisas.

Isso porque foi somente após o dilúvio -- que ocorrera aproximadamente 1650 anos após o pecado de Adão --, que Deus também deu aos homens os animais como mantimento. Observe:

"... tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar na vossa mão são entregues. Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde" - Gênesis 9.2,3

Desta maneira a humanidade passou a ter permissão divina para ingerir proteína animal. Neste sentido, Warren W. Wiersbe comenta que "quando Deus colocou Adão e Eva no jardim, deu-lhes frutas e plantas para alimento (1.29; 2.9,16), mas, depois do dilúvio, ampliou a dieta dos seres humanos, incluindo a carne..."²

UMA IMPORTANTE RESTRIÇÃO


Embora já houvesse distinção entre animais puros e imundos na arca, nada é mencionado em relação às restrições alimentícias envolvendo estes últimos. No entanto, uma importante restrição fora feita pelo Senhor: "A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis" - Gênesis 9.4

Acerca deste versículo, Hernandes Dias Lopes comenta que "é importante destacar que o sangue é equiparado à vida no Antigo Testamento. Nas palavras de Henry Morris, 'a carne foi dada para alimento, mas a vida da carne, o sangue, era dada para o sacrifício' (Lv 17.11)".¹

Tal proibição se mantém tanto no período da Lei quanto na Graça: "Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes" - Atos 15.27-29

Comentaremos mais sobre este assunto em tempo oportuno.

CONCLUSÃO


A análise detalhada desses versículos revela não apenas a dieta pré-diluviana, mas também nos mostra como a ingestão de carne foi permitida por Deus após o dilúvio. No entanto, permanece uma restrição importante sobre o consumo da mesma: uma prática que transcende o Antigo Testamento e é reiterada no Novo.

Essa proibição, além de alimentar reflexões teológicas, também ressalta a importância do respeito pela vida e pela santidade dos mandamentos divinos.

Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”

FONTE


¹ LOPES, Hernandes Dias. Gênesis - O Livro das Origens. Hagnos, 2021, p. 189.

² WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo, Vol 1. 2006, p. 67.


BÍBLIA de Estudo Cronológica. CPAD, 2021.

BÍBLIA de Estudo Palavras Chave. CPAD, 2020.

LIVINGSTON, George H. Comentário Bíblico Beacon - Gênesis a Deuteronômio. CPAD, Vol 1.

LOPES, Hernandes Dias. Gênesis - O Livro das Origens. Hagnos, 2021.

LOURENÇO, Adauto. Gênesis 1 & 2. Fiel, 2011.

MACARTHUR, Jhon. Comentário Bíblico MacArthur - Gênesis a Apocalipse. Thomas Nelson.

NICODEMUS, Augustus. No Princípio de Tudo. Vida Nova, 2022.

WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo, Vol 1. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo