A PARÁBOLA PÉROLA DE GRANDE VALOR

POR ÁLVARO OSTROSKI




"Outrossim, o Reino dos céus é semelhante ao homem negociante que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a" - Mateus 13:45,46


Introdução


A Parábola da Pérola de Grande Valor tem ligação e é muito parecida com a Parábola do Tesouro Escondido, mas com uma considerável diferença. Por isso antes de prosseguir leia o artigo sobre a Parábola do Tesouro Escondido.


Interpretação


Em suma, na Parábola do Tesouro Escondido temos um homem em um campo procurando outras coisas, como saber se a terra era boa para o plantio ou se naquele solo havia água, mas acaba encontrando sem querer um tesouro que era mais valioso do que aquilo que ele estava procurando e mais valioso do que todos os bens que ele possuía, por isso ele vende tudo o que tem para comprar aquele campo e ficar com o tesouro que nele estava escondido.


Já na Parábola da Pérola de Grande Valor temos também um homem, porém este sabe o que está procurando, que é pérolas, pois ele é um negociante de pérolas, todavia, este negociante de pérolas encontra "A PÉROLA" e ao encontra-la vende tudo o que tem para comprá-la.

 

Perceba que agora temos alguém que procura por algo específico e que de certa forma até conhecia, mas de repente ele encontra algo muito maior do que ele procurava.


A fim de fortalecer o entendimento temos que a palavra "negociante" no original grego da à ideia de alguém que comprava por atacado. Era como se ele estivesse na gondola de um mercado pegando as pérolas que achava serem melhores, mas de repente ele é impactado por um pérola muito superior às outras, inigualável. Ele deixa todas as outras de lado para ficar com aquela que ele encontrou.


Fazendo uma ilustração para os nossos dias é como essas pessoas que tem um tino comercial e montam vários negócios, mas de repente eles montam a empresa que os deixará ricos.


Aplicação


Esta Parábola fala para aquela classe de pessoas que já conhecem alguma coisa de fé e como o negociante de pérolas  procuraram algo que sabem existir. Pode ser que procurem uma boa religião, uma igreja agradável para frequentar, uma boa convivência social, uma boa música evangélica para ouvir,  um bom orador a falar, mas de repente no meio de tudo isso descobrem o Reino.


Apelo Final


Verificamos que o foco central de Jesus nesta Parábola da Pérola de Grande Valor como foi na Parábola do Tesouro Escondido é: 


a) O reino do céus tem um valor incalculável; 


b) A descoberta do Reino demanda desprendimento e postura radical - "vendeu tudo o que tinha", por exemplo:


Abraão deixou a terra e a parentela e partiu para outra terra "porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice é Deus" - Hebreus 11:10


Moisés deixou a alta posição no Egito e "recusou ser chamado de filho da filha de faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo,  ter o gozo do pecado" - Hebreus 11:24,25 


Mateus deixou o cargo de publicano - Lucas 5:27,28


Paulo deixou o status de fariseu reputando tudo aquilo por perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus - Filipenses 3:7,8


Lutero deixou o cargo de líder religioso e conceituado professor.


E você o que deixará em prol do Reino?


Qual o maior valor que você tem? Sua vida, estás disposto a entregar ela pelo Reino? Entregar ela ao Rei do Reino, Jesus, e ser conduzido pela vontade Dele ao invés da sua?


As pessoas que olham você e não descobriram o valor do Reino entendem você? Em especial Jovens, seus colegas lhe entendem quando você diz não ao mundo a fim de agradar o Rei do Reino?


Muitos não veem a Cristo por não entenderem o valor do Reino, suas vidas, suas paixões, seus pecados, seus desejos continuam lhes sendo mais valiosos que o Reino e por isso não podem desfrutar da alegria de servir ao Rei deste Reino.


Hoje você tem a grande oportunidade da sua vida, receber o Reino de Deus!


Referências de Pesquisa


KEENER, Craig; Comentário Histórico-Cultural da Bíblia; 2017; Vida Nova; pág. 87

CARSON, D. A.; Comentário Bíblico Vida Nova; 2009; Vida Nova; pág. 1386

BRUCE; F. F.; Comentário Bíblico NVI; Vida; pág. 1086

Bíblia de Estudo NVI; Notas de Mateus 13:45,46

Bíblia de Estudo Pentecostal; Notas de Mateus 13:45,46

Bíblia de Estudo Genebra; Notas de Mateus 13:45,46




Um comentário:

  1. A pérola de grande valor é tudo que temos nesta vida.
    Vale muito renunciar tudo para obtê-la.

    ResponderExcluir

Temas

Topo