O QUE É O REINO DE DEUS?

POR ÁLVARO OSTROSKI

O que é o Reino de Deus?


Introdução


Se alguém perguntar para você o que é o Reino de Deus, como você responderia?


De forma simples e resumida o Reino de Deus é o governo soberano dEle.


Este Reino possuí 3 aspectos quanto a sua cronologia:


1. Ele era uma promessa

2. Hoje ele é uma realidade presente, mas ainda parcial

3. Ele será uma realidade plena no futuro


Neste estudo veremos de forma simples cada detalhe destes aspectos cronológicos do Reino de Deus.


1 - Quanto a ser um promessa, vemos que:


No Antigo Testamento haviam profecias acerca deste Reino de Deus.


Por exemplo, em Daniel 2 temos o sonho da Estátua de Nabucodonosor, cuja cabeça era de ouro simbolizando o Império Babilônico, o peito e os braços de prata simbolizando Império Medo-Persa, o ventre e coxas de bronze simbolizando o Império Greco-Macedônio, as pernas de ferro simbolizando o Império Romano e pés de ferro com barro simbolizando Império do Anticristo. No verso 44 de Daniel 2 é dito: "Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre."



2 - Quanto ser uma realidade presente, mas ainda parcial, vemos que:


Os Israelitas nos dias de Jesus esperavam o cumprimento de profecias como a de Daniel, aguardando a vinda de um Rei (Mt 2:2; Mt 3:2; Mt 11:2,3) que se assentaria no trono de Davi em Jerusalém e libertaria Israel de seus inimigos e estabeleceria um grande reino judaico (2 Sm 7:12-16; Am 9:11-15; Ez 37:22-28; Sl 89:3,4) sobre a terra.


Por isso muitos pensaram que Jesus seria esse líder que libertaria Israel do domínio romano e implantaria um grande império mundial.


Jesus chegou a afirmar em Lucas 17:21 aos fariseus que o questionaram de quando viria o reino de Deus que "O reino de Deus está entre vós", contudo Jesus demonstra que o reino que Ele estava trazendo tinha outra característica momentânea, isto é, Jesus demonstra que o início do Reino de Deus entre os homens se daria de forma espiritual (Rm 14:17). 


O Reino de Deus já está na vida daqueles que se entregaram a Cristo e hoje estão sendo preparados como súditos deste Reino através do novo nascimento por meio do Espírito Santo para viverem na plenitude do Reino de Deus. Só entrará no Reino de Deus quem nascer de novo (Jo 3:3).



3 - Quanto a ser uma realidade plena no futuro, a Bíblia nos afirma que:


a) Chegará um dia em que "os reinos do mundo virão a ser de nosso Senhor e do seu Cristo,  e ele reinará para todo o sempre" - Apocalipse 11:15


b) Este Reino terá sua plenitude com a Volta de Jesus, pois Ele virá como "REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES" - Apocalipse 19:11-16


c) A plenitude deste Reino se iniciará com o governo milenar de Cristo - Apocalipse 20:4 - Aqui precisamos abrir um parênteses para destacar que as igrejas de linha reformada não creem em um reino de 1000 anos literais na terra e entendem que este texto de Apocalipse é simbólico.


d) A plenitude deste Reino continuará com o Estado Eterno (Apocalipse 21 e 22) quando Cristo entregar o Reino ao Pai (1 Coríntios 15:24).


Conclusão 


O crente em Jesus foi chamado para fazer parte deste reino celeste, tanto aqui como no futuro.


Dentro deste Reino de Deus estão os grandes valores da fé, como o próprio Cristo, a Salvação e o Evangelho.


Em Mateus 13 Jesus ilustra diversas características deste Reino de Deus que Ele estava trazendo e apresentando ao povo.


Que possamos viver aqui como súditos do Reino de Deus!



2 comentários:

  1. Ótimo estudo, muito proveitoso,Deus abençoe por essas revelações

    ResponderExcluir
  2. Excelente estudo muitíssimo edificante.

    ResponderExcluir

Temas

Topo