A PARÁBOLA DO SEMEADOR

POR JEFFERSON MIRANDA

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

INTRODUÇÃO

A Parábola do Semeador é a primeira parábola apresentada por Jesus Cristo no livro de Mateus, capítulo 13. Ela é ponto-chave para entendermos as parábolas posteriores, pois ela nos dá o entendimento de como o evangelho é propagado em diferentes situações. Portanto, vamos analisar cada passagem desta parábola, como as pessoas reagem à mensagem do Reino dos Céus e também destacar a sua importância para a igreja nos dias de hoje.
 

DESENVOLVIMENTO
 
A essa altura, Jesus Cristo já era conhecido pelos judeus como um grande mestre (Mt 7:28), então uma multidão se reuniu em volta de Cristo e aguardaram pelos Seus ensinamentos. Nesse momento, o primeiro dos ensinamentos de Jesus foi a Parábola do Semeador e, como em muitas vezes, ele utilizou elementos do campo para facilitar o entendimento dos seus seguidores.
 
Para descomplicar este estudo e não torná-lo exaustivo, vamos apresentar a análise da parábola dividida em versículos com suas respectivas explicações dadas pelo próprio Senhor Jesus no mesmo capítulo, Mateus 13, a partir do verso 18. Então, vamos lá:
 
Mateus 13:4
 
Texto bíblico
 
"Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e comeram."
 
Explicação em Mateus 13:19
 
"Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração."
 
Aplicação
 
Jesus nos ensina que em muitos casos, a mensagem do Reino dos Céus, ou seja, o evangelho, é levada a algumas pessoas e elas não entendem, o inimigo então destrói aquilo que foi colocado no coração dessas pessoas e também desestimula a busca por este entendimento, a busca pela salvação! Esta primeira passagem nos ensina que devemos estar atentos às armadilhas do inimigo, pois ele sempre busca meios de anular a mensagem do evangelho genuíno.
 
Mateus 13:5-6
 
Texto bíblico
 
"Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz."
 
Explicação em Mateus 13:20-21
 
"Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona."
 
Aplicação
 
Essa parte da parábola nos mostra que algumas pessoas recebem o evangelho e se animam, mas a caminhada logo se rompe por conta das dificuldades. Portanto, irmãos, não abandonem o evangelho por conta das dificuldades, pois as aflições fazem parte da jornada cristã. Por fim, Deus está conosco e nos protegerá durante as dificuldades em nossas vidas. (Sl 116:6)
 
Mateus 13:7
 
Texto bíblico
 
"Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas."
 
Explicação em Mateus 13:22
 
"Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera"
 
Aplicação
 
Essa passagem nos alerta acerca das riquezas e dos anseios que nos cercam, e isso é um problema grave. A mensagem do Reino dos Céu deve ser mais importante do que qualquer coisa em nossas vidas, tudo aqui passará, mas o que Jesus Cristo prometeu a sua igreja é eterno. Portanto, não devemos priorizar as riquezas e preocupações terrenas ao que Jesus tem para nós. 
 
Gostaria de aprender mais sobre como as riquezas podem nos afastar de Cristo? Clique aqui e leia o estudo acerca da igreja de Laodiceia.

Mateus 13:8
 
Texto bíblico
 
"Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um."
 
Explicação em Mateus 13:23
 
"E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um."
 
Aplicação
 
Nesse trecho final da parábola, Jesus nos ensina que embora, em muitos casos, a mensagem do evangelho não brote no coração das pessoas, existem casos que ele brota, alegra a pessoa e ela começa a ter uma vida restaurada. Esse é o verdadeiro poder do evangelho, não existe mudança sem termos que nascer novamente do espírito. (Jo 3:3) 
 

CONCLUSÃO
 
A Parábola do Semeador nos permite conhecer a maneira que o evangelho é propagado entre as pessoas e o efeito que ele produz. Muitas vezes, o evangelho não gera o efeito santificador não por conta do Seu poder, mas da resistência das pessoas e os fatores que as cercam. A igreja, portanto, deve estar sempre atenta à mensagem de Cristo, andar sob a sua candeia e propagar o evangelho fiel às Escrituras Sagradas. Em suma, o Reino dos Céus consiste no domínio do Senhor sobre as pessoas e todo o universo, e não podemos rejeitar esse convite de salvação eterna, pois este Reino é melhor do que qualquer coisa que possamos experimentar neste mundo. (Rm 14:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo