AS TÚNICAS DE JOSÉ

POR NILDO OLIVEIRA
AS TÚNICAS DE JOSÉ

A história de José que encontramos no livro do Gênesis e uma das mais belas histórias Bíblicas. José é exemplo de pureza e lealdade. José viveu uma adolescência e juventude muito tumultuada, ele com a idade de dezessete anos já era aborrecido e invejado por seus irmãos. José sofreu muitas provações, mas devido a sua obediência e fidelidade a Deus ele conseguiu superar e vencer todas elas.



PRIMEIRA TÚNICA DE JOSÉ

E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.” (Gn 37.3)

A primeira túnica de José foi feita e dada pelo seu pai Jacó. Era um túnica muito linda de várias cores; porém não durou muito pela inveja e ódio de seus irmãos, que na tentativa de matá-lo devolveram a bela túnica ensanguentada ao seu Pai Jacó, que chorou amargamente (Gn 37,23).

Aquela primeira túnica simbolizava o amor do pai Jacó por José.

José tinha apenas 17 anos de idade, passou a ser alvo de inveja. Mas não adianta odiar, perseguir e ter inveja daquele que é amado pelo Pai. Porque a inveja, o ódio e a perseguição, não vão impedir de Deus abençoar aquele o fiel.

Tiraram a túnica de José, mas não puderam tirar as promessas. De nada adiantou tirar a túnica de José, lança-lo numa cova e em seguida vende-lo. Porque todas as coisas contribuem para o bem daquele que é chamado por Deus (Rm 8.28). José perdeu a túnica de várias cores para em seguida vestir a túnica de escravo, mas Deus estava com ele (Gn 39.1,2). Não adianta humilhar aquele que está debaixo das promessas de Deus, porque até como escravo ele prospera.



A SEGUNDA TÚNICA DE JOSÉ

"E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora." (Gn 39.12)

Quando José recebe a segunda túnica ele se encontrava no Egito trabalhando na casa de Putifar, a túnica foi dada pelo seu patrão Putifar. Essa túnica era usada pelo mordomo principal da casa. José perder novamente a túnica que cai na mão da mulher de Putifar em sua investida contra José, ela queria adulterar com José. José perde a túnica, mas não perde a sua pureza e fidelidade a Deus (Gn 39.12-18).



TERCEIRA TÚNICA DE JOSÉ

"E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço." (Gn 41.42)

A terceira túnica José recebeu do Faraó do Egito.  Esta túnica recebida era a túnica que o constituía governador do Egito, esta túnica José nunca mais perdeu. (Gn 41.42-43).

Depois de treze anos de provação, Deus cumpriu as suas promessas na vida de José. De escravo e prisioneiro, José passa a ser governador de toda a terra do Egito. Até José chegar a vestir a túnica real, não foi fácil, mas ele superou todas as adversidades e provações, porque Deus estava com ele. Não adianta, quando Deus está com você, nada vai te deter para impedir o que Deus tem a realizar na sua vida. Creia!



CONCLUSÃO

Seja fiel a este Amor. A fidelidade ao Senhor não é estéril. O Senhor é fiel ao ponto de dar a sua túnica de várias cores, a multigraça de Deus.

Independentemente da situação, mesmo não tendo lógica aos olhos humano, Deus é poderoso para cumprir com as suas promessas na sua vida. Amém!



Um comentário:

  1. muito interessante as tres tunicas de josé... ja tinha uma vez pregado sobre a tunica de josé, mas aqui no estudos aprendir mas 2 tunicas de josé...amei o estudo.

    ResponderExcluir

Temas

Topo