AS TÚNICAS DE JOSÉ

POR NILDO OLIVEIRA

As Túnicas de José
A história de José que encontramos no livro do Gênesis e uma das mais belas histórias Bíblicas. José é exemplo de pureza e lealdade. José viveu uma adolescência e juventude muito tumultuada, ele com a idade de dezessete anos já era aborrecido e invejado por seus irmãos. José sofreu muitas provações, mas devido a sua obediência e fidelidade a Deus ele conseguiu superar e vencer todas elas.

PRIMEIRA TÚNICA DE JOSÉ


E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores - Gênesis 37.3

A primeira túnica de José foi feita e dada pelo seu pai Jacó. Era um túnica muito linda de várias cores; porém não durou muito pela inveja e ódio de seus irmãos, que na tentativa de matá-lo devolveram a bela túnica ensanguentada ao seu Pai Jacó, que chorou amargamente (Gn 37,23).

Aquela primeira túnica simbolizava o amor do pai Jacó por José.

José tinha apenas 17 anos de idade, passou a ser alvo de inveja. Mas não adianta odiar, perseguir e ter inveja daquele que é amado pelo Pai. Porque a inveja, o ódio e a perseguição, não vão impedir de Deus abençoar aquele o fiel.

Tiraram a túnica de José, mas não puderam tirar as promessas. De nada adiantou tirar a túnica de José, lança-lo numa cova e em seguida vende-lo. Porque todas as coisas contribuem para o bem daquele que é chamado por Deus (Rm 8.28). José perdeu a túnica de várias cores para em seguida vestir a túnica de escravo, mas Deus estava com ele (Gn 39.1,2). Não adianta humilhar aquele que está debaixo das promessas de Deus, porque até como escravo ele prospera.

A SEGUNDA TÚNICA DE JOSÉ


"E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora" - Gênesis 37.12

Quando José recebe a segunda túnica ele se encontrava no Egito trabalhando na casa de Putifar, a túnica foi dada pelo seu patrão Putifar. Essa túnica era usada pelo mordomo principal da casa. José perder novamente a túnica que cai na mão da mulher de Putifar em sua investida contra José, ela queria adulterar com José. José perde a túnica, mas não perde a sua pureza e fidelidade a Deus (Gn 39.12-18).

TERCEIRA TÚNICA DE JOSÉ


"E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço" - Gênesis 41.42

A terceira túnica José recebeu do Faraó do Egito.  Esta túnica recebida era a túnica que o constituía governador do Egito, esta túnica José nunca mais perdeu (Gn 41.42-43).

Depois de treze anos de provação, Deus cumpriu as suas promessas na vida de José. De escravo e prisioneiro, José passa a ser governador de toda a terra do Egito. Até José chegar a vestir a túnica real, não foi fácil, mas ele superou todas as adversidades e provações, porque Deus estava com ele. Não adianta, quando Deus está com você, nada vai te deter para impedir o que Deus tem a realizar na sua vida. Creia!

CONCLUSÃO


Seja fiel a este Amor. A fidelidade ao Senhor não é estéril. O Senhor é fiel ao ponto de dar a sua túnica de várias cores, a multigraça de Deus.

Independentemente da situação, mesmo não tendo lógica aos olhos humano, Deus é poderoso para cumprir com as suas promessas na sua vida. Amém!

15 comentários:

  1. muito interessante as tres tunicas de josé... ja tinha uma vez pregado sobre a tunica de josé, mas aqui no estudos aprendir mas 2 tunicas de josé...amei o estudo.

    ResponderExcluir
  2. Amém Deus abençoe,palavra abençoada

    ResponderExcluir
  3. Amém por ter uma plataforma como essa com linda e preciosas mensagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEI ESSE ESTUDO NÃO SABIA TAMBÉM DAS TRES TUNICAS DE JOSÉ,FIQUWI SABENDO AGORA NESSE ESTUDO MUITO MARAVILHOSO PARABÉNS EUSABIA DA PREMEIRA TUNICA

      Excluir
    2. MEU NOME É YOLANDA MORRO EM FORTALEZA CEARÁ

      Excluir
  4. Sem palavras maravilhoso este ensino

    ResponderExcluir
  5. Qui ensinamento maravilhoso. Quando Deus está no controle da nossa vida. A Vitória é certa...

    ResponderExcluir
  6. Nossa que manhã maravilhoso com esses estudos bíblicos Deus continue abençoando vocês pela sabedoria de montar essas palavras de Deus

    ResponderExcluir
  7. Muito mistério e perseguição. Mais Vitória e almas e almas convertidas por ouvir uma das mais lindas história contida na bíblia.

    ResponderExcluir
  8. Eita glória
    muitas das vezes a gente tem que.perde pra depois ganhar é fortee

    ResponderExcluir
  9. Aprendi as outras túnicas de José..que não sabia

    ResponderExcluir
  10. Foi maravilhoso entender que onde há amor a há odeio, onde você é humilhado Deus te conforta, mas quando é pra ser exaltadpra ser exaltado Deus manda os grades te reevistir, a capa do amor , a capa da humilhação e escravatura escravo e prisão, e a capa da exaltação do governador Amém

    ResponderExcluir

Temas

Topo