JOSÉ, UM TIPO DE JESUS

 POR RODRIGO HENRIQUE



“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” - João 5.39

Sabemos que Jesus é o assunto de Deus. De Gênesis a Apocalipse, toda Escritura testifica a respeito dEle, e é somente nEle que podemos alcançar a vida eterna, a vida em abundância. No entanto, os judeus não-convertidos não eram capazes -- talvez por uma negação ciente -- de vê-lo em cada página de suas Bíblias.

Jesus os censurou dizendo: “...se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele” - João 5.46. Assim sendo, o Filho de Deus está presente em toda a Palavra, e por diversas vezes nós o encontraremos por meio dos símbolos, das tipologias, das figuras e alegorias. 

É o que acontece quando olhamos para a vida de José do Egito. Naquilo em que não pecou, o enxergamos como um dos tipos de Jesus no Antigo Testamento.

A palavra utilizada para “tipo”, em grego, é “tupos” e significa  (a) uma figura; uma cópia, imagem, (b) um padrão, modelo, (c) um tipo, prefigurando algo ou alguém. Dessa forma, tipo é um modelo, figura, exemplo, sinal ou sombra.


ASPECTOS TIPOLÓGICOS EM JOSÉ

Encontramos, em José, várias semelhanças que apontavam para nosso Senhor e Salvador: Jesus Cristo! A tipologia, aqui, nos mostra o poder de Deus através de seu plano perfeito e manifesto de amor e perdão.




CONCLUSÃO

É maravilhoso olharmos para José, no Gênesis, e encontrarmos Jesus. Tais semelhanças prefiguravam o Cristo que salvaria não apenas seus irmãos, mas todos (sem acepção de pessoas) que o recebessem em fé.

Enquanto José pôde alimentar aos seus com mantimento terreno, Jesus nos alimentou com seu próprio corpo e sangue, trazendo-nos saúde espiritual. A Palavra de Deus é riquíssima em benção. Quanto temos a aprender com ela!

Busquemos, pois, alimentarmo-nos dela constantemente.


Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

4 comentários:

  1. Sempre me quebranto com a Palavra de Deus ,na revelação da ação do Deus Triuno desde o Velho Testamento. Bálsamo que perfuma nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR RODRIGO H. EXELENTE ESTUDO, PARABÉNS, DEUS ABENÇOE, EU MIM CHAMO ANTONIO HOLANDA SOU PROFESSOR DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, OU H. DO SEU NOME É HOLANDA OU NÃO.

    ResponderExcluir

Temas

Topo