O PECADO ORIGINAL

POR RODRIGO HENRIQUE
Adão e Eva vestidos com peles de animais caminham juntos com semblante triste.
No relato do Livro de Gênesis encontramos a narrativa acerca da Queda da humanidade, ocasionada pela desobediência de Adão e Eva ao mandamento divino. Através da análise do texto bíblico podemos compreender melhor as consequências imediatas e mediatas deste ato pecaminoso.

Neste artigo iremos explorar as implicações da desobediência inicial desde a tentação por parte da serpente até a expulsão do Jardim do Éden, destacando a importância do perdão e da restauração divina na vida do pecador.

TEXTO BASE


Gênesis 3.4-6

⁴ Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. ⁵ Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. ⁶ E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. 

CERTAMENTE MORRERÁS


Deus plantou um jardim no Éden, da banda do Oriente, e ali colocou o homem que havia formado a fim de que este o cultivasse e o guardasse. Observe que uma das tarefas que Deus deu a Adão era exatamente a de guardar o jardim, isto é, protegê-lo e vigiá-lo (Gn 2.15).

Além disso, o SENHOR disse a Adão: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" - Gênesis 2.16,17

Isto significa que o homem possuía liberdade para se alimentar de cada árvore do jardim -- inclusive da árvore da vida. Havia, porém, uma árvore proibida: a árvore da ciência do bem e do mal. Não pense o leitor(a) que Deus estava sendo injusto, porquanto o objetivo era apenas o de preservar a vida do homem. 

Portanto, comer daquela árvore era como comer um alimento envenenado. Seu fruto traria consigo uma consequência fatal, isto é, a morte, porque "certamente morrereis". Não havia margem para dúvidas, o SENHOR enfatizou que o resultado da desobediência inevitavelmente causaria a morte na humanidade. 

Mas... que morte era essa? Podemos afirmar, primeiramente, que tratava-se da morte espiritual e esta, por consequência, também trouxe consigo a morte física, conforme veremos adiante. A morte física está diretamente ligada à morte espiritual, como se fossem, na verdade, duas faces de uma mesma moeda.

SATANÁS, A ANTIGA SERPENTE


Nos diz a Escritura que a serpente era o animal mais astuto (ou sutil) que Deus havia criado e, em face disso, Satanás a escolhera a fim de usá-la na tentação de Eva. Obviamente o fato de tal animal ser sutil por natureza foi um fator determinante para a escolha de Satanás, pois do contrário não haveria necessidade de Moisés nos dizer isto.

Se Satanás entrou na serpente ou simplesmente a fez falar é algo que não sabemos; o que sabemos, no entanto, é que esta disse à mulher: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?" - Gênesis 3.1

Ao passo que Eva respondeu: "Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais" (versos 2 e 3). Observe, mais uma vez, que o objetivo da proibição era preservar a vida espiritual e física do homem.

O DIABO MENTE E ENGANA A MULHER


Porém, " a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" - Gênesis 3.4,5

Satanás, neste momento, se opôs diretamente à Palavra de Deus (Gn 2.17) de maneira que enganou Eva com suas mentiras. Deus afirmou que eles morreriam, mas a serpente disse exatamente o contrário. No entanto, por que Deus diria tal coisa se não fosse verdade? 

Neste sentido, a fim de convencer Eva de que Deus os privara de algo bom, a serpente argumentou que eles seriam como o próprio Deus, sabendo o bem e o mal. A mulher, tendo acreditado naquela voz astuta e mentirosa, olhou com atenção para a árvore e viu que ela "era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento".

Assim, tomando do seu fruto, comeu dele e também ofereceu-o ao seu marido que "comeu com ela". Em sua epístola a Timóteo, o apóstolo Paulo nos ensinou que Eva havia sido, de fato, enganada por Satanás. Algo interessante é que o texto bíblico nos afirma que Adão, pelo contrário, pecou deliberadamente:

"E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão" - I Timóteo 2.14

Quanto a isto se faz necessário estarmos sempre alertas e vigilantes a fim de também não sermos enganados (II Co 11.3), pois o diabo mente desde o princípio e é, ele próprio, o pai da mentira (Jo 8.44). Ainda hoje ele continua a mentir e a enganar as pessoas.

Estejamos, portanto, sempre firmes na verdade, que é a Palavra de Deus. Só ela é lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho (Sl 119.105).

CONSEQUÊNCIAS IMEDIATAS DO PECADO


O pastor Luciano Subirá costuma dizer que "é melhor não pecar do que pecar e ser restaurado depois". Tal afirmação é totalmente pertinente porque o pecado, ainda que perdoado, sempre traz consigo suas duras e trágicas consequências. 

1 - A Nudez

Depois de terem desobedecido a Deus, "foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais" - Gênesis 3.7

Observe que a primeira consequência do pecado foi fazer com que percebessem que estavam nus. Aquela nudez era fática e literal, mas, desde então, nudez e vestes passaram a ser utilizadas por diversas vezes como um símbolo da condição espiritual dos homens diante de Deus.

Na Parábola das Bodas (clique aqui para ler), por exemplo, Jesus ensinou que um homem foi lançado nas trevas exteriores por não estar vestido de forma adequada para aquele evento (Mt 22.11-14). Outro exemplo se dá na ocasião em que Deus falou ao povo de Israel que desceria -- diante de seus próprios olhos -- sobre o monte Sinai.

Assim, ordenou o Senhor a Moisés e disse: "Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas vestes e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto, no terceiro dia, o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai" - Êxodo 19.10,11

Também em Apocalipse Jesus advertiu a Igreja de Laodiceia para o fato de que estavam em uma situação de nudez espiritual diante dele. Após alertá-los, disse-lhes: "Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas" - Apocalipse 3.18

Desta maneira, observamos que a desobediência sempre nos deixará nus diante do Deus Criador. Adão e sua esposa chegaram a coser folhas de figueira e, com elas, fizeram para si aventais. No entanto aquelas folhas logo se secariam e tornariam a exibir de forma exposta a nudez do casal. 

Com isto podemos aprender que quando pecamos a vergonha do nosso pecado fica toda exposta diante de Deus. Nada que façamos poderia cobrir nossa vergonha diante dele. Nossos métodos não são eficazes e nem duradouros, mas não desanime, o próprio Senhor, graciosamente, cobriu a vergonha daquele casal. Ainda hoje Ele pode fazer o mesmo por você e por mim!

2 - A Separação

No exato momento em que comeram daquele fruto, houve separação entre eles e Deus. O que isso significa? Ora, significa que Adão e sua esposa morreram (a morte espiritual) de forma instantânea. A este fato dá-se o nome de "A Queda"

A Queda exemplifica que antes do pecado a raça humana se encontrava em um determinado patamar ou nível espiritual, no entanto, após a desobediência, a humanidade caiu e desceu de nível. Assim, a raça humana saiu de um patamar espiritual elevado e entrou em um patamar inferior, isto é, o da morte espiritual.

Morte é separação e, no caso da morte espiritual, significa que o pecado fez separação entre o homem e Deus (Is 59.2), nos destituindo de sua glória (Rm 3.23), corrompendo sua imagem e semelhança em nós e nos tornando inclinados à inimizade para com ele (Rm 8.7).

Sobre isto, Hernandes Dias Lopes comenta que "o pecado ergueu uma muralha entre o homem e Deus, e, pelo fato de Deus ser a essência da vida, o rompimento da comunhão com Ele lançou o homem num estado de morte espiritual, fazendo com que este se tornasse cego, surdo, endurecido e morto espiritualmente".¹

DEUS (SEMPRE) DÁ O PRIMEIRO PASSO 


Por se encontrarem em um estado de vergonha e morte espiritual, nossos primeiros pais não buscaram ao SENHOR depois de terem pecado contra ele. Aliás, não o buscaram e nem mesmo o buscariam, porquanto A Queda tornou o homem inclinado à inimizade para com o Criador.

Deste modo, "não há ninguém que busque a Deus" (Rm 3.11) no sentido de dar o primeiro passo em direção a ele. Desde o princípio observamos que é o próprio SENHOR quem sempre dá o primeiro passo em direção ao homem.

Enquanto Adão e Eva se escondiam da face de Deus, isto é, fugiam e se afastavam dele, o próprio Criador veio em busca deles na "viração do dia". Ninguém, desde que o pecado entrou no mundo, tem em si mesmo a disposição ou mesmo a condição de buscar a Deus.

Tal verdade é reforçada diversas vezes em toda a Escritura. Vejamos alguns exemplos: 

Se você faz parte do povo de Deus, sabei, também, que "foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto" - Salmo 100.3

Ainda, se você se julga amigo do Senhor, sabei que aos seus amigos ele declarou: "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda" - João 15.16

Ou não sabeis, também, que Jesus certa vez disse: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o trouxer..." (Jo 6.44). Mas mais que isso, nos afirma a Escritura que "nós o amamos porque ele nos amou primeiro" - I João 4.19

Portanto, não há e nunca houve -- desde que o pecado entrou no mundo -- alguém que buscasse a Deus (no sentido de ter dado o primeiro passo). Isto significa que todos quantos o buscam só o fazem porque, antes de tudo, ele mesmo nos buscou e deu o primeiro passo em direção a nós.

Deus nos chamou quando nós ainda éramos seus inimigos e andávamos na nossa própria rebeldia. Quando nos encontrávamos andando em trevas, ele fez com que víssemos uma grande luz, e quando ainda habitávamos a região da sombra da morte, ele fez com que a luz resplandecesse em nós.

Lembremo-nos, também, do apóstolo Paulo. Antes de sua conversão ele era um perseguidor de Cristo e da Igreja, mas no caminho de Damasco, respirando ainda ameaças e morte, viu uma grande luz e nosso Senhor Jesus se revelou a ele. Não foi Paulo quem buscou a Jesus, mas Jesus quem buscou a Paulo.

No entanto, faz-se necessário esclarecer que isto não significa que Deus escolheu apenas alguns a fim de destiná-los à salvação. A Bíblia diz que Deus quer que todos os homens sejam salvos (I Tm 2.3,4). A oportunidade é ofertada a todos, mas muitos não a querem.

Atente-se para o fato de que Deus deu o primeiro passo em direção a Adão, e este tomou posse daquela oportunidade confessando o seu pecado. Mais tarde, Caim matou Abel. Novamente Deus dá o primeiro passo e vem ter com Caim, mas este não aproveitou aquela oportunidade, e ocultou o seu pecado. 

Deus sempre dá o primeiro passo em direção ao homem, mas é o homem quem decide atender ou não ao chamamento divino. Como está escrito: "A vida e a morte, a bênção e a maldição" é algo que está ao nosso alcance. Qual será a sua escolha?

"Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente, amando ao Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a ele; pois ele é a tua vida e a longura dos teus dias..." - Deuteronômio 30.19,20

Como já foi dito, foi o Senhor quem nos amou primeiro, porém, se vamos responder positivamente ou negativamente a este sublime amor, é algo que depende de nós. "E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?" - Gênesis 3.9

Adão respondeu ao chamado de Deus confessando-lhe seu estado de pecado e vergonha e, assim, pôde alcançar misericórdia.

CONSEQUÊNCIAS MEDIATAS DO PECADO


No entanto, voltando à afirmação de Luciano Subirá, "é melhor não pecar do que pecar e ser restaurado depois". Ainda que Adão tenha sido restaurado à comunhão com Deus, as consequências de sua transgressão permaneceram diante dele. Seu pecado afetou não apenas a humanidade, mas toda a criação.

1 - Sobre a Serpente

Como Animal: Por ter sido instrumento de Satanás, a serpente foi amaldiçoada por Deus "mais que toda besta e mais que todos os animais do campo" (Gn 3.14). Seu juízo envolvia rastejar sobre seu ventre e respirar pó todos os dias de sua vida. Mesmo no milênio, num tempo de restauração, ela continuará a "comer pó" (Is 65.25).

Se a serpente tinha patas ou não, analisaremos em estudo posterior. 

Como Satanás: Haveria, daquele momento em diante, uma batalha espiritual. Porém, o descendente da mulher, que é Jesus Cristo, esmagaria a cabeça da serpente e nos traria, também, vitória definitiva sobre suas artimanhas (cf. Rm 16.20). Satanás já está sentenciado ao "fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" - Mateus 25.41

2 - Sobre a Mulher

Deus declarou que a partir de então a dor da conceição seria intensamente multiplicada. A gravidez tornou-se um tempo de sofrimento e o parto, uma hora de dor (Gn 3.16). No que diz respeito à segunda parte da consequência que o Criador apresentou a Eva, também a analisaremos em estudo posterior.

3 - Sobre Adão

Por conta de sua desobediência, a própria terra foi amaldiçoada. Agora o trabalho se tornaria penoso e Adão teria que buscar prover a sua subsistência com suor e trabalho duro (Gn 3.17,18). Além disso, a terra passou a produzir espinhos e cardos, dificultando tudo -- lembre-se, naquele tempo ainda não haviam inventado a enxada (rs).

Não o bastante, o SENHOR lhe declarou: "No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás" - Gênesis 3.19

Assim, sobrevém a última consequência, não apenas sobre Adão, mas para com toda a humanidade.

4 - Sobre a Humanidade 

Atente-se, primeiramente, para o fato de que Adão já havia confessado seu pecado a Deus. Além disso, o Criador lhes anunciou o protoevangelho, demonstrando que a serpente seria definitivamente vencida no futuro. Por fim, o SENHOR mesmo sacrificou um animal inocente e, com suas peles, fez túnicas a fim de vestir tanto Adão quanto sua esposa, Eva. 

Tudo isto aponta para o fato de que Deus os perdoara e restaurara sua comunhão com eles. No entanto, mesmo diante de tal fato, a natureza humana continuava corrompida pelo mal e pelo pecado que passara a habitar dentro deles (cf. Rm 7.14,17-21, 23). Este mal passou a todos os homens, "por isso que todos pecaram" - Romanos 5.12

Assim, Deus expulsou o homem do Jardim do Éden a fim de que ele não continuasse estendendo sua mão e tomando do fruto da árvore da vida, pois do contrário, caso isso continuasse acontecendo, eles teriam vida física eterna, ainda que contaminada pelo pecado. 

Em verdade, tal juízo é também a manifestação da misericórdia divina. Imagine, por exemplo, a sua própria vida. Quantos pecados você já cometeu até aqui? Quantos ainda irá cometer? Agora imagine que Adão estivesse, até hoje, comendo da árvore da vida? 

Quantos pecados ele não teria cometido caso estivesse ainda vivo entre nós? Deste modo, para que o homem não vivesse (fisicamente) eternamente no pecado (morto espiritualmente), o Pai lhes expulsara do Jardim tirando-lhes, deste modo, o acesso à árvore da vida.

"E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida" - Gênesis 3.24

Tal medida se deu, obviamente, por ser muitíssimo necessária. Imagine um dos filhos de Adão, por exemplo, perecendo por causa de uma doença física. Qual seria o desejo do coração daqueles que amassem tal pessoa? Evidentemente que seria ir ao Jardim tomar um dos frutos da árvore da vida a fim de que o doente, comendo, tivesse saúde.

Deus colocou os querubins e a espada inflamada para guardar o caminho da árvore da vida porque, sendo onisciente, sabia que os homens tentariam tomar daquele fruto no futuro.

CONCLUSÃO


Ao examinarmos a narrativa da Queda, somos confrontados com as consequências profundas do pecado humano e, ao mesmo tempo, com a manifestação da misericórdia divina. A partir do momento em que Adão e Eva desobedeceram ao mandamento de Deus, a humanidade experimentou a separação espiritual, o sofrimento físico e a perda do acesso à árvore da vida.

No entanto, mesmo diante desse cenário sombrio, percebemos o amor incondicional de Deus ao buscar e perdoar seus filhos caídos, oferecendo uma oportunidade de restauração e redenção. Portanto, que possamos aprender com a lição do Éden, reconhecendo nossa fragilidade, buscando a reconciliação com o Criador e escolhendo o caminho da vida e da obediência à sua Palavra. 

Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”

FONTE


¹ LOPES, Hernandes Dias. Gênesis - O Livro das Origens. Hagnos, 2021, p. 105.

BÍBLIA de Estudo Cronológica. CPAD, 2021.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento - Gênesis a Deuteronômio. CPAD, 2020.

LOPES, Hernandes Dias. Gênesis - O Livro das Origens. Hagnos, 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo