O ENGANO NOS OLHOS DO JOVEM SANSÃO

POR ÁLVARO OSTROSKI
O ENGANO NOS OLHOS DO JOVEM SANSÃO

O INÍCIO DE SANSÃO

A história de Sansão começa antes de seu nascimento.

Sua mãe era estéril quando o Anjo do Senhor lhe aparece e lhe diz que ficaria grávida e o menino que nasceria seria usado pelo Senhor para dar livramento a Israel que estava sobre domínio dos filisteus. (Juízes 13:2-5).

Sansão seria um Nazireu. (Juízes 13:5)

O que é um Nazireu?

O Nazireu era uma pessoa consagrada ao Senhor para demonstrar ao mundo o máximo padrão divino de santidade.

Encontramos a lei do nazireado em Números 6:1-6 e nela diz que o Nazireu não poderia fazer 3 coisas:

1. Beber bebida alcoólica e até suco de uva (Números 6:3,4);

2. Cortar os cabelos (Números 6:5);

3. Tocar em cadáver (Números 6:6).

Aplicação para nós do nazireado

Muitos jovens foram consagrados ao Senhor, apresentados na Igreja quando bebês ainda, ou se chegaram muito novos, ou ainda conheceram ao Senhor no início de sua juventude. Todos são consagrados ao Senhor. E desta forma assim como o Nazireu Sansão:

1. Não vamos nos envolver com drogas ou bebidas alcoólicas;

2. Vamos ter a aparência de alguém separado ao Senhor, seja pela forma de vestir, de falar e principalmente de se portar diante dos outros;

3. Não vamos ter contato com aquilo que é morto, mas sim com a vida que há em Jesus.

OS OLHOS DE SANSÃO

Sansão cresceu, tornou-se um jovem e entrou em dificuldades.

1. A dificuldade veio quando ele saiu das terras de Israel e foi até a terra dos filisteus, na cidade de Timna (Juízes 14:1) – Aplicação: a dificuldade entra quando vamos dar um espiadinha no mundo, é uma festinha aqui, um passeio ali e quando vemos estamos envolvidos com o mundo;

2. Sansão foi enganado pelos olhos – “tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos” (Juízes 14:3b)Aplicação: os nossos olhos são traiçoeiros, a fase da juventude é uma fase onde as emoções estão à flor da pele e não sabemos lidar com elas. Quase todo jovem passa pela fase da “apaixonite aguda” ou tenta se enturmar na sociedade de alguma forma e isso se não bem administrado pode levar a queda do jovem. Veja o que diz Tiago 1:14,15: “mas cada um é tentado, quando atraído e seduzido pela sua própria concupiscência [cobiça, desejo]. Depois, de havendo a concupiscência [cobiça, desejo], dá a luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” 

O QUE OCORREU COM OS OLHOS DE SANSÃO?

O tempo passou, Sansão continuou cometendo alguns erros e por fim os seus olhos que lhe levaram a se afastar dos caminhos do Senhor acabaram sendo furados pelos inimigos que o deixaram cego (Juízes 16:21) – Aplicação: os seus olhos foram feitos para observar as maravilhas do Senhor – “Os meus olhos estão continuamente o Senhor...” Salmo 25:15 – mas o descuido deles pode te levar para longe do Senhor e não conseguir ver mais nada.

CONCLUSÃO

Vamos encerrar com o conselho que o Senhor dá em Provérbios 3:1 e 21: “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos... Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso [senso]”.

Que as coisas do Senhor sempre estejam a frente dos nossos olhos!

7 comentários:

  1. A paz do Senhor,verdade o entendido,desvia do caminho do mal.

    ResponderExcluir
  2. Quando o ESPÍRITO SANTO se ausenta, os OLHOS perdem a LUZ.
    Grande ensino.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha! Deus abençoe a nossa juventude.

    ResponderExcluir
  4. Quando perdemos a visão Espíritual, nossos olhos nos enganam.

    ResponderExcluir
  5. Sansao desobedeceu a deus os pais quê não saísse da terra dele é você pra outra terra estranha é assim é aquele quê não obedece a deus

    ResponderExcluir

Temas

Topo