VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “NEM ÉS FRIO NEM QUENTE”?

POR ARTHUR CARLETTO MEIRELES
VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA “NEM ÉS FRIO NEM QUENTE”?

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca" Apocalipse 3:15,16

Quem nunca ouvir dizer que Jesus não gosta de crente frio (“geladeira”)? Entretanto, nessa passagem, o termo “Frio” não é pejorativo. No decorrer da exposição veremos que ser Frio é uma qualidade que nós cristãos devemos buscar todos os dias.

É comum a interpretação fazendo o uso “quente ou frio” ligado a espiritualidade. Porém, o problema com essa interpretação é explicar: por que Jesus desejaria que fossem frios Espiritualmente em vez de mornos? Alguns vão além e dizem que nossos irmãos tradicionais que são frios e os pentecostais que são quentes..., que Jesus gosta de crente fervoroso. Brincadeiras a parte, não é isso que Jesus quer ensinar. Vemos que a utilização de tal metáfora vai muito além disso, e no final do texto, você vai descobrir como medir sua espiritualidade através de suas obras. Leia até o final e descobrirá.

Jesus é fantástico, pois sempre fala numa linguagem onde todos podem compreender. Nós vemos isto em todas as 7 cartas dirigidas as comunidades (igrejas) da Ásia menor. Ele vai se utilizar de elementos da própria cidade para mostrar como anda a vida da igreja da comunidade (aqui trataremos apenas dos versículos citados).

Laodicéia não possuía nenhum abastecimento de água, era obrigada a canalizar água de duas fontes distintas, a dez quilômetros ao norte, e dezesseis quilômetros a leste por meio de um aqueduto. Ao norte ficava a cidade de Hierápolis, famosa por suas fontes de águas termais (medicinais); a leste, estava a cidade de Colossos, conhecida por sua água potável fresca e pura. Quando se canalizava a água com destino a Laodicéia, elas saíam de suas fontes com temperatura quente (Hierápolis) ou fria (Colossos), mas com o percurso ambas perdiam sua temperatura original e assim não atingiam o resultado desejado.

A igreja não deveria ter se igualado ao seu abastecimento de água. Os crentes de Laodicéia deveriam ser conhecidos por seu poder de cura espiritual (Como Hierápolis), ou por seu ministério revigorante e vivificante (como Colossos). Em lugar disso, conforme a declaração seguinte de Jesus, eles estão “mornos”, Não têm obras e são inúteis para o Senhor. Em virtude disso, Jesus está a ponto de vomitar.

O foco que Jesus chama a atenção, é devido a improdutividade, o que se harmoniza com a abertura, “Conheço as tuas OBRAS”. Evidentemente, não há grande diferença entre as duas, pois suas “obras” mostravam sua esterilidade espiritual.

Portanto, precisamos fazer uma avaliação de nossas vidas constantemente, e observarmos o papel que estamos realizando. Se estamos sendo refrigério para aqueles que estão cansados, fadigados, precisando de um renovo, ou, se estamos sendo cura para almas que estão correndo a passos largos para o CTI espiritual. Ser morno é não realizar a função que nós, como igreja, fomos chamados para realizar, isto é: refrigério num mundo sedento e, cura para um mundo doente.

____________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo