O NOME DE SAULO FOI MUDADO PARA PAULO?

POR NILDO OLIVEIRA
O NOME DE SAULO FOI MUDADO PARA PAULO?

“Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” (At 13.9).

Quem nunca ouviu alguns pregadores falarem em suas pregações que Jesus havia trocado o nome de Saulo para Paulo no encontro com Ele no caminho de Damasco. Saulo teve seu nome mudado por Jesus? Mas o que realmente aconteceu?


SUAS ORIGENS 

Saulo nasceu em Tarso da Cilícia (Atos 16:37; 21:39; 22:25), ele era filho de uma família judaica, da tribo de Benjamim, fariseu, era aluno assíduo na sinagoga de Jerusalém, sendo o mais destacado entre todos os aprendizes que haviam nas 48 sinagogas da época, tendo Gamaliel (Gálatas 1:14; Filipenses 3:5,6), como seu professor, portanto crescia como um homem sábio e destacado, fariseu dos fariseus, era membro do Sinédrio, uma espécie de Assembleia constituinte da época (Romanos 11:1; Filipenses 3:5; Atos 23:6).

DUPLA CIDADANIA

O apóstolo Paulo possuía cidadania romana. Sobre isso, ele próprio afirma ser cidadão romano de nascimento (Atos 22:28). Provavelmente essa declaração indica que sua cidadania foi herdada de seu pai. Estima-se que naquele tempo pelo menos dois terços da população do Império Romano não possuía cidadania romana. Não se sabe ao certo como o pai do apóstolo conseguiu tal cidadania. Algumas pessoas importantes e abastadas conseguiam comprar a cidadania (Atos 22:28). Outras, conseguiam tal cidadania ao prestar algo relevante ao governo romano.

Portanto, analisando as escrituras, a verdade é que em nenhum lugar das Escrituras encontramos menção de Paulo ter mudado de nome, no entanto, o que a Bíblia afirma é o seguinte: “Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” (At 13.9). Até este versículo, o apóstolo é chamado de Saulo; a partir de então passa a ser chamado de Paulo.

CONCLUSÃO

Se repararmos cuidadosamente o versículo em pauta, veremos que Lucas, o autor da narrativa diz que Saulo TAMBÉM era chamado Paulo. Ou seja, não houve uma troca de nomes, o que de fato a Bíblia afirma claramente, era que ele tinha DOIS NOMES DIFERENTES, fato considerado comum para um judeu que também tinha cidadania romana, como era o caso de Paulo (At 16.37,38 e 22.25,26).

Para finalizar o tema, concluímos biblicamente que Saulo não virou Paulo, mais que ambos os nomes eram empregados em situações e contextos diferentes. Portanto, não basta ler a Bíblia, mas, é necessário examiná-la, sendo que, algumas passagens necessitam de uma interpretação mais cuidadosa, já que, envolvem aspectos históricos e culturais.


REFERÊNCIAS:
A Vida e os Tempos do Apóstolo Paulo, Charles Ferguson Ball,  CPAD;
MARTINS, Orlando. Guia dos curiosos da Bíblia. Estudo pessoal. Florianópolis, 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo