O NOME DE SAULO FOI MUDADO PARA PAULO?

POR NILDO OLIVEIRA
O NOME DE SAULO FOI MUDADO PARA PAULO?

“Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” - Atos 13.9

Quem nunca ouviu alguns pregadores falarem em suas mensagens que Jesus havia trocado o nome de Saulo para Paulo no encontro com Ele no caminho de Damasco? Saulo teve seu nome mudado por Jesus? O que realmente aconteceu?


SUAS ORIGENS 

Saulo nasceu em Tarso da Cilícia (At 16.37; 21.39; 22.25), ele era filho de uma família judaica, da tribo de Benjamim, fariseu, era aluno assíduo na sinagoga de Jerusalém, sendo o mais destacado entre todos os aprendizes que haviam nas 48 sinagogas da época, tendo Gamaliel (Gl 1.14; Fp 3.5,6) como seu professor e, portanto, cresceu como um homem sábio e destacado, fariseu de fariseus e membro do Sinédrio, uma espécie de Assembleia constituinte da época (Rm 11.1; Fp 3.5; At 23.6).


DUPLA CIDADANIA

O apóstolo Paulo possuía cidadania romana e judaica. Sobre isso, ele próprio afirma ser cidadão romano de nascimento (At 22.28). Provavelmente essa declaração indica que sua cidadania foi herdada de seu pai. Estima-se que naquele tempo pelo menos dois terços da população do Império Romano não possuía cidadania romana. Não se sabe ao certo como o pai do apóstolo conseguiu tal cidadania. Algumas pessoas importantes e abastadas conseguiam comprar a cidadania (At 22.28), enquanto outras conseguiam tal cidadania ao prestar algo relevante ao governo romano.

Portanto, analisando as Escrituras, a verdade é que em nenhum lugar da Palavra de Deus encontramos menção de Saulo ter mudado de nome, no entanto, o que a Bíblia afirma é o seguinte: “Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” (At 13.9), o que indica que ele possuía ambos os nomes. A Bíblia, porém, até este versículo o chama de Saulo; a partir de então passa a se referir ao apóstolo como Paulo.


CONCLUSÃO

Se repararmos cuidadosamente o versículo em pauta, veremos que Lucas, o autor da narrativa diz que Saulo TAMBÉM era chamado Paulo. Ou seja, não houve uma troca de nomes, o que de fato a Bíblia afirma claramente é que ele tinha DOIS NOMES DIFERENTES, fato considerado comum para um judeu que também tinha cidadania romana, como era o caso de Paulo (At 16.37,38 e 22.25,26).

Para finalizar o tema, concluímos biblicamente que Saulo não virou Paulo, mais que ambos os nomes eram empregados em situações e contextos diferentes. Portanto, não basta ler a Bíblia, também é necessário examiná-la porque, como é evidente, algumas passagens necessitam de uma interpretação mais cuidadosa já que envolvem aspectos históricos e culturais.


FONTE

BALL, Charles Ferguson. A Vida e os Tempos do Apóstolo Paulo. CPAD.
MARTINS, Orlando. Guia dos Curiosos da Bíblia. Estudo pessoal. Florianópolis, 2017.

17 comentários:

  1. Olá tudo bem? Se você estudar a História da cidade onde o apóstolo Paulo nasceu entenderá o porque da cidadania romana. Foi uma benece de Roma ao povo da cidade. Todos que nasceram lá tinham o direito de serem considerados Romanos em reconhecimento da fidelidade do povo de Tarso a Roma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atos 22:28 diz que Paulo precisou pagar uma grande soma de dinheiro para adquirir a cidadania romana.
      O direito era comprado, não parece ser somente pelo nascimento.

      Excluir
    2. Está equivocado amigo, quem disso que pagou pelo direito foi o tribuno e não Paulo, este afirmou ser Romano de nascimento:

      E respondeu o tribuno: Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão.
      Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento.

      Atos 22:28

      Excluir
    3. Amém!Glória a Deus por essa explicação. Que Deus te abençoe grandiosamente um forte abraço virtual.

      Excluir
  2. Prezados Senhores
    Meus cumprimentos.

    Segundo Reynier (2012, pag 24), o nome Paulo foi dado após o seu encontro com o procônsul de Chipre, que se chamava Sergius Paulus. A partir daí em que o procônsul abraçou a fé, Saulo, na ocasião, já convertido, passou a usar também o nome Paulo, deixando o chamarem ora Saulo, ora Paulo, nome duplo.

    REYNIER, Chantal. Para ler o apóstolo Paulo. 1a. Ed. São Paulo : Paulus, 2012 (Coleção biblioteca de estudos bíblicos).

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Atos 28:28, não diz que Paulo comprou a cidadania Romana,no texto o comandante do navio fala que adquiriu a sua cidadania por por um preço elevado, a quem Palo responde do dizendo, a minha cidadania Romana eu a tenho por direito de nascimento. É necessário ler cuidadosamente observando e obedecendo a pontuação para uma compreensão correta do texto.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom os esclarecimentos dos irmãos.
    Estou mais entendido,obrigado.

    ResponderExcluir
  5. O que mudou foi a região, ou para que "povo" estava sendo escrito aquilo.. seria como o nome João por exemplo, no EUA é Jonh.. então Saulo e Paulo é o mesmo nome.. só muda a quem e onde esse nome estava sendo referido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saulo é Saul no hebraico. Como Josué é Jesus são um mesmo nome. Paulo é seu nome grego.

      Excluir
  6. O que importa é houve a TRANSFORMAÇÃO na vida de SAULO...
    a partir desta TRANSFORMAÇÃO não se ouve mais alguém o chamar de SAULO...
    SAULO lembrava a vida antiga; as atitudes foram mudadas.
    Como PAULO vc lembra do APÓSTOLO e SAULO vc lembra do PERSEGUIDOR DA IGREJA DE CRISTO.
    Quem agora está em CRISTO nova criatura é...
    Esse alguém que está em Cristo e a mesma pessoa, só que com ATITUDES DIFERENTES.

    ResponderExcluir
  7. O nome Saulo significa desejado majestoso e Paulo significa pequeno. Pra servir ao reino de Deus o nome majestoso não combinaria não é? Seria mais adequado Paulo ou pequeno. Como dizia João, o Batista "necessário que Ele cresça e que eu diminua" pois a palavra diz que Ele não escolhe os capacitados mas capacitados os escolhidos.

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus e esses comemtarios me sentir tao pequena nessa terra de gigante

    ResponderExcluir
  9. Quando Paulo questiona fazendo que seria melhor que o homem não conhecesse mulher. O que quis fizer com isso?
    Se fazia parte fo cinedrio teoricamente era casado,ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como o próprio Paulo explicou que o solteiro tem mais tempo pra obra, porém pra não abrasar ou seja cair na tentação da carne é melhor casar.

      Excluir

Temas

Topo