A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

POR NILDO OLIVEIRA
A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

“E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16).


INTRODUÇÃO

Neste artigo estudaremos sobre a doutrina do Espírito Santo, somente a Bíblia revela a verdadeira identidade e as obras do Espírito Santo. É um tema que nós, servos de Deus, precisamos vivenciar.

Iniciamos falando que o Espírito Santo não é um mero símbolo ou uma energia celestial. É a Terceira Pessoa da Trindade. Ele é Deus.  Sua divindade não pode ser jamais contestada.


O ESPÍRITO SANTO É DEUS

O Espírito Santo é Deus (At 5.4). Assim como o Pai e o Filho, o Espírito Santo é auto-existente. Ou seja, não depende de nada fora de si para existir. Ele sempre existiu; “não teve princípio de dias, nem fim de existência” (Hb 7.3). De eternidade a eternidade, o Espírito Santo é Deus.

Na Epístola aos Hebreus Ele é apresenta como “O Espírito eterno” (9.14). Ele tem existência própria. Mas isso não significa que esteja separado da Trindade. O Pai, o Filho e o próprio Espírito Santo, embora distintos como pessoas, constituem a mesma essência indivisível e eterna da divindade.

O Espírito Santo possui todos os atributos divinos. Em primeiro lugar, Ele é imutável. Sua essência e caráter não podem ser alterados. A imutabilidade é um atributo que pertence exclusivamente Á divindade (Rm 1.23; Hb 1.11).

Outros atributos dos Espírito Santo:

1. Onipresença - Sl 139.7-10
2. Onipotência - Lc 1.35
3. Onisciência - I Co 2.10
4. Criador - Jo 1.3
5. Eterno - Ap 22.13
6. Santo - At 3.14
7. Santificador - Hb 2.11
8. Fonte da Vida Eterna - Jo 10.28
9. Ressuscitador - Jo 2.9
10. Inspirador dos Profetas - 2Co 13.3
11. Supridor de Ministros à Sua Igreja- Ef 4.11
12. Salvador - Tt 3.4-6



A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

Personalidade, de acordo com o pastor Antônio Gilberto, “é o conjunto de atributos de várias categorias que caracterizam uma pessoa”. As Escrituras mostram o Espírito Santo é uma pessoa. Suas ações mostram esta verdade. Vejamos:

1. Ele consola - Jo 16.7
2. Ele pensa - Rm 8.27
3. Ele tem vontade - At 5.3
4. Ele fala - At 13.1-3
5. Ele ensina - Jo 14.26
6. Ele testifica - Jo 15.26
7. Ele nos guia - Rm 8.14
8. Ele intercede por nós - Rm 8.26

Todas essas coisas são características de uma pessoa. O Espírito é uma pessoa divina.



NOMES DO ESPÍRITO SANTO

1. Espírito Santo - Sl 51.11; Rm 14.17; At 1.5
2. Espírito de Deus - Gn 1.2; I Co 3.16;
3. Espírito do Senhor - I Sm 10.6
4. Espírito de Cristo - Rm 8.9; I Pe 1.11
5. Espírito do Senhor Jeová - Is 61.1
6. Espírito de Vida - Rm 8.2



CUIDADOS QUE DEVEMOS TER 

1. Não entristecê-lo - Ef. 4.30
2. Não resisti-lo - At. 7.51
3. Não extingui-lo - I Ts 5.19
4. Não envergonha-lo - Is 63.10
5. Não Blasfema-lo - Mt 12.31,32

Sobre o último ponto se trata de um pecado que não tem perdão (A blasfêmia contra o Espírito). Portanto, pecado contra o Espírito Santo é a atribuição ao demônio, às forças do mal, uma ação feita pelo próprio Deus.



DEPENDEMOS DO ESPÍRITO SANTO

1. Para orar – Rm 8.26,27; Jd 20
2. Para pregar – At 2.37-41; 1.8
3. Para vencer – Jz 14.6-19
4. Para tudo  – Jo 14.26

“Sem o Espírito de Deus não podemos fazer nada, a não ser acrescentar pecado sobre pecado”. João Wesley



AS OBRAS DO ESPÍRITO SANTO

1. Ele convence dos pecados - Jo. 16.8
2. Ele transforma o homem - I Sm. 10.6
3. Ele opera o novo nascimento - Jo.3.5-8
4. Ele regenera o pecador - Tt. 3.5,7
5. Ele Santifica o crente - Rm. 15.16
6. Ele capacita para a obra - At.1.8; I Ts. 1.5



OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

A Palavra de Deus é rica em linguagem simbólica. Porém, precisamos estudar bem a origem do texto e seu contexto para interpreta-lo de forma correta. Muitos, por não tomarem esse cuidado, acabam criando e atribuindo figuras e símbolos impróprios ao Espírito Santo. Para se compreender os símbolos é necessário interpretá-lo dentro de seu contexto de origem.

1. Água - A água é indispensável para a vida, onde não há água não tem vida. Assim também é essencial a presença do Espírito Santo para que haja vida espiritual. A água lava, limpa, hidrata, umedece, refresca e dessedenta. (Is 44.3; Jo 4.14; 7.38)

2. Vento - No hebraico Rûah e no grego pneuma, em várias passagens são traduzidos por “vento”, “brisa”, “fôlego”, e “ar”. Em Gên 2.7 está escrito que Deus formou o homem do pó da terra soprou em suas narinas o fôlego (Rûah) de vida. Também em Ez 37.7-10 um vento vem para dar vida aos ossos secos. E Jesus fez o mesmo com seus discípulos (Jo 20.22). 

3. Fogo - A Bíblia diz em Hb 12.29 que "Deus é fogo consumidor". Por isso acreditamos que o Espírito Santo se manifesta como fogo. Não somente para juízo, mas também para revestimento de poder e purificação (Mt 3.11). O fogo aquece e ilumina (Is 4.4). Deus se manifestou várias vezes ao seu povo numa coluna de fogo (Êx 13.21), por isso relacionamos o fogo ao Espírito Santo. No pentecostes o Espírito Santo desceu em forma de línguas de fogo (At 2.3).

4. Pomba - Os quatro evangelhos insistem em mostrar a pomba como símbolo do Espírito Santo (Mt 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo 1.32) mostrando Sua brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência. A pomba era vista como um animal limpo (Gn 8.8-12) e símbolo de pureza. Cristo falou da pomba como uma simbologia de simplicidade, uma das mais belas características dos discípulos (Mt 10.16). A pomba também era ave usada no sacrifício; “dois pombinhos” (Lv 1.14 e Lc 2.24). É também um pássaro que leva um símbolo do amor em cantares de Salomão vemos várias citações da pomba como sinal de carinho (Ct 5.12).

5. Azeite ou Óleo - O azeite tem vasta aplicação na vida oriental, servindo para alimentação, iluminação, lubrificação, vitalizar a pele e os cabelos, além de curar certas enfermidades e feridas. o azeite ou óleo representa frescor, abundância, luz e remédio. Os israelitas usavam um azeite especial para a unção de sacerdotes e Reis chamado de azeite ou óleo da “unção” (Êx 30.22-33). Com azeite se ungia os sacerdotes e Reis para o serviço do Senhor (I Sm 10.1; 16.13; I Rs 1.39) era também chamado de óleo da alegria (Sl 45.7). Jesus confirmou esta prática ordenando que se ungisse com óleo (Mc 6.13; Tg 5.14).

6. Selo - O selo traz a ideia de possuir ou marcar propriedade (II Tm 2.19). Ao colocar o selo como um símbolo está sinalizado de quem pertence tal coisa como uma autenticação do dono. Isso serve para mostrar que os crentes em Jesus são propriedade particular de Deus (I Pe 1.9). A Bíblia diz que somos selados com o Espírito Santo da promessa (Ef 1.13). Os crentes têm sido selados (Ef 4.30), mas devem ter o cuidado para não destruir a impressão deste selo (II Co 1.22). Também em Ap 7.2,3 diz que Deus mandará selar os seus para suportarem à grande tribulação e que os selados pelo Espírito Santo não receberão a marca da besta.



CONCLUSÃO

Precisamos buscar uma experiência real com o Espírito Santo e valorizarmos devidamente a sua obra, pois Ele é o agente divino que inclui o crente no Corpo de Cristo e confirma a veracidade das Escrituras. Só através do Espírito Santo, cheia dEle, a igreja poderá ser retirada desse mundo.



REFERÊNCIAS 

HORTON, S. M. A Doutrina do Espírito Santo. 4.ed. RJ: CPAD, 1995.
Manual de tipologia bíblia -  Ada Habershon - Editora Vida - Pág 133. 

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