QUEM É ESTA QUE APARECE?

POR NILDO OLIVEIRA
QUEM É ESTA QUE APARECE?

"Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeiras?" (Cânticos 6:10)

O Livro de Cantares para muitos continua sendo um mistério. Assim como todos os outros livros da Bíblia, tem seu lado histórico, tem também o lado profético, pois a Bíblia não é só história, em todos os versículos da Bíblia há além da história.


PARTE HISTÓRICA DO ESCRITOS DE SALOMÃO:

Cantares: Salomão escreve quando ainda era jovem, e se apaixona pela donzela “Sulamita”.
Provérbios: Salomão escreve quando já era um homem experiente; à meia idade.
Eclesiastes: Salomão escreve quando estava já idoso, e chega à conclusão que tudo nesta vida é vaidade.

Esse livro de Cantares narra uma História de Amor, mas é o amor maior que é refletido na figura do Noivo, que é Jesus e a noiva que é a Igreja.

Neste versículo o Senhor compara a Igreja com os astros celestes. Ela aparece como a Alva do Dia (estrela da Manhã), é formosa como a Lua e é pura como o Sol.

O que o Espírito Santo quer deixar claro para nós através dessa comparação é que Ele mostra a igreja presente nas 24 horas do dia. Durante o dia o Sol (Pureza), durante a noite a formosura (Lua) e pela madrugada o alvorecer da Estrela da Alva. Seja dia, noite, madrugada, viração do Dia a Igreja sempre está presente no período Profético.

SOL = Aparece de  Dia;
LUA = Aparece  de Noite;
ESTRELA DA ALVA = Aparece  de Madrugada.

SOL = Jesus, o Sol da Justiça
Fonte de Luz e Calor
LUA =  Igreja ( Não tem luz própria ,reflete a luz do sol)

QUEM É ESTÁ QUE APARECE COMO A ALVA DO DIA?

A igreja ela não está escondida mais o seu testemunho é visível aos olhos do mundo, ela se destaque em meio às densas trevas, pois a igreja do Senhor é santa.

A igreja fiel aparece como a alva do dia porque ela vai participar do novo dia, é a igreja glorificada. A alva do dia é a primeira luz do dia, ou seja, a igreja fiel é aquela que leva a primeira luz para aquele que está em trevas. Ela aparece para o mundo em trevas trazendo luz para aquele que está perdido.


FORMOSA COMO A LUA

A lua é tipo da igreja fiel, não tem luz própria ,reflete a luz do sol. A igreja fiel reflete a luz do Sol da Justiça (Jesus)

A lua tem suas fases:

Minguante: Cada vez menor até desaparecer. “IMPORTA QUE ELE CRESÇA E QUE EU DIMINUA”
Nova:  Fase maravilhosa. “as coisas velhas passaram e tudo se fez novo”
Crescente: Quando começamos à “crescer na graça e no conhecimento do Senhor”.
Cheia:  “... mas enchei-vos do Espírito Santo” .


UM FENÔMENO RARO, MAS QUE ACONTECE DE TEMPOS EM TEMPOS:   O ECLIPSE

Acontece quando a Terra se interpõe entre o Sol e  a Lua num mesmo alinhamento , formando um cone de Sombra na Lua, conforme figura abaixo:



No campo espiritual o “Eclipse espiritual” acontece quando o mundo se coloca entre você (lua=igreja) e Jesus (o Sol da Justiça), trazendo toda a influência das trevas que reinam sobre o mundo.

“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vêm do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.” (I João 2:15-17)


FORMIDÁVEL COMO UM EXÉRCITO COM BANDEIRAS

A igreja é como um exército formidável porque ela é disciplinada (comunhão e obediência a palavra de Deus), recebe a ordem de um único comandante ( Cristo), e marcha para um objetivo ( corpo vivo machando para a eternidade).

BANDEIRAS = Cada bandeira representa uma vitória alcançada.

Vitória contra a carne, o mundo e o adversário de nossas almas.

A Igreja que chegará na Eternidade será contemplada assim, como um exército que enfrentou e venceu muitas batalhas.

“Porque ainda um poucochinho de tempo, e  o que há de vir  virá, e não tardará.”
Hebreus  10:37

3 comentários:

Temas

Topo