JESUS A LUZ DO MUNDO - CIÊNCIA E FÉ

POR ÁLVARO OSTROSKI
JESUS A LUZ DO MUNDO

Comparativo entre as características bíblicas de Jesus e científicas da Luz.

Observando diversos versículos bíblicos vemos que o Deus Trino simboliza muitos de seus feitos e até mesmo a Sua Pessoa como sendo simplesmente a LUZ. Jesus diz em João 8:12 diz “Eu Sou a luz do mundo”.

Diante deste fato surge em nossos corações o questionamento de porque o Senhor Deus utiliza esse fenômeno físico tão importante para a humanidade para se revelar aos homens. Estudando alguns conceitos físicos da luz podemos ver que se encaixam perfeitamente no poder, caráter, e glória de Deus.

Temos que ter em nossas mentes que Deus é o criador de todas as coisas, o Grande Elohim (Deus criador), e dentre tantas coisas que criou também criou a Luz, então este estudo se propõem a entender um pouco dos fenômenos da Luz estudados pela ciência e observar quais das características destes fenômenos possui o nosso Deus.

Por fim cabe ressaltar que nosso Deus é o Senhor dos Senhores, Médicos dos médicos, Mestre dos mestres e também Físico dos físicos e quando Ele se compara a luz não é simplesmente ao acaso, mas sim porque Ele sabia das características que este fenômeno possui.

O FENÔMENO DA LUZ

O fenômeno da luz foi estudado por diversos cientistas renomados, e aqui destacamos somente dois por serem talvez os mais conhecidos: Isaac Newton e Albert Einstein.

Isaac Newton: o nome Isaac não foi dado ao acaso a este homem que se tornou um dos maiores cientistas de todos os tempos, antes, porém temos que este homem foi um servo de Deus, nascido no condado de Lincolnshire, Inglaterra, em 1643, filho de protestantes, servos de Deus e quem sabe por este fato Deus tenha lhe feito avançar tanto nos estudos envolvendo os fenômenos da Luz, fenômenos estes que como visto Deus utilizava para se comparar e se revelar aos homens através da Bíblia.

Albert Einstein: é considerado o maior cientista que já viveu neste mundo ao lado de Newton. Era alemão de nascença, mas de origem judia e, portanto judeu de crença, durante a segunda guerra mundial foi exilado nos EUA, onde inclusive seus estudos sobre a luz auxiliaram na construção da bomba atômica.

CARACTERÍSTICAS DA LUZ

1ª CARACTERÍSTICA DA LUZ: 
Luz anda em linha reta

O cientista Heron da Grécia antiga descobriu que a luz anda em linha reta (Lei de Heron), por isso o profeta Oseías em seu livro capítulo 14, verso 9 diz “... Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles...”

Conclusão: Quando Jesus diz: “Eu Sou a luz do mundo”, Ele está dizendo o meu caminho é reto neste mundo, tem uma direção para todo aquele que aceitar andar nele.

2ª CARACTERÍSTICA DA LUZ:
A Luz possui 7 cores

Newton em seu livro Opticks expressou sua descoberta de que a luz possui 7 cores visíveis, sendo vermelha, laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta.

O número 7 na Bíblia aparece inúmeras vezes e indica perfeição e plenitude. Por exemplo, no término da criação Deus descansou, sendo este o sétimo dia (Gn 2:2); Na Lei Mosaica havia a determinação da guarda do sábado [7º dia] (Ex 20:9-11); Jesus aparece em Apocalipse como sendo aquele que tem os 7 Espíritos de Deus (Ap 3:1) e como aquele que tem na destra as 7 estrelas e anda em meio dos 7 castiçais (Ap 1:20). Vale esclarecer que os 7 Espíritos são uma representação simbólica da plenitude/perfeição do Espírito Santo que é único; os 7 castiçais são uma representação da plenitude/perfeição da Igreja; as 7 estrelas são uma representação da plenitude/perfeição dos ministérios pastorais.

Conclusão: Quando Jesus diz: “Eu Sou a luz do mundo”, Ele está expressando sua perfeição e plenitude.

3ª CARACTERÍSTICA DA LUZ:
Fontes primárias e fontes secundárias

Fontes primárias são corpos primários que emitem sua própria Luz, exemplo Sol.

Fontes secundárias são corpos que enviam a luz que recebem de outras fontes, exemplo a Lua.

O Salmo 84:11 diz “Porque o SENHOR Deus é um sol...” e Malaquias 4:2 ao profetizar sobre a vinda de Jesus diz “nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas”.

Conclusão: Quando Jesus diz: “Eu Sou a luz do mundo”, Ele está dizendo que é a grande fonte primaria de luz. Assim como o Sol é o astro rei de nossa galáxia, Jesus é o rei dos reis (Apocalipse 19:16).

Observação: Levando em consideração a fontes de luz secundárias temos Jesus dirigindo-se aos seus discípulos da seguinte forma “vós sois a luz do mundo” (Mt 5:14a). Óbvio que a luz que o crente emite não é dele, mas de Jesus através da ação do Espírito Santo.

4ª CARACTERÍSTICA DA LUZ: 
Velocidade Absoluta

Nos estudos de sua Teoria da Relatividade Einsten conclui que nada pode ser mais veloz que a luz (aproximadamente 300.000km/s no vácuo), pois todos os outros corpos se submetidos há uma velocidade próxima da velocidade da luz teriam um grande aumento de massa em virtude do aumento de sua energia. Isso se dá porque massa e energia estão intimamente ligados, conforme Einsten demonstrou na fórmula E=M.C², onde E é energia, M é massa e C velocidade, ou seja, Einsten demonstrou que quando pegamos uma massa e impomos certa aceleração nela sua energia aumenta. De forma bem simples imagine um caminhão andando a 20km/km e outro de mesma massa a 100km/h, o impacto do que anda a 100k/h seria muito maior devido a energia que ele possuí.

Com isso Einsten conseguiu demonstrar que tempo e espaço se tornam relativos quando a velocidade aumenta de tal forma que o tempo poderia deixar de existir se atingíssemos certa velocidade.

A velocidade da luz é considera absoluta, pois não há nada que se compare a ela e a mesma independe de sua fonte emissora.

Agora vejamos alguns textos bíblicos:

“mas, se andarmos na luz, como ele na luz está” (I Jo 1:7). Fazendo uma aplicação ao que Einsten demonstrou, se andarmos na luz o tempo cronológico deixará de existir para nós, assim como nosso Deus está fora deste tempo contável, pois seu tempo é eterno.

“Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há deus” (Is 45:5). O Senhor Jeová é o Soberano e Absoluto.

“E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap 19:16). Jesus é o SENHOR Absoluto e não outro Senhor como Ele.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho” (Sl 119:105). A palavra de Deus é absoluta.

Conclusão: Quando Jesus diz: “Eu Sou a luz do mundo”, Ele está dizendo que é o Absoluto, sua Palavra é a verdade Absoluta e não relativa como a dos homens. Ele está dizendo que é eterno e não temporal.

5ª CARACTERÍSTICA DA LUZ: Visão

Nossa capacidade de ver objetos não está naquilo que antigamente se chamava os “raios visuais”, mas os olhos recebem a luz refletida dos objetos. O deficiente visual não tem a capacidade de perceber a presença da luz, por isso não vê.

O ramo da física que estuda essa característica da luz chama-se Óptica.

Imagine que você entra em um ambiente extremamente escuro. Nada enxergará, certo? Mas quando uma lâmpada for acessa poderemos ver todo aquele ambiente. Assim temos que a luz revela-nos aquilo que estava em oculto.

Vejamos Mateus 11:25 “...Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequeninos” e Mateus 11:27 ainda diz “...ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

Conclusão: Quando Jesus diz: “Eu Sou a luz do mundo”, Ele está dizendo que é o Único que pode abrir os olhos espirituais dos homens e revelar o projeto de salvação do Pai.

6ª CARACTERÍSTICA DA LUZ: Fótons 

Palavras derivadas de Fóton são comuns em nossa sociedade, por exemplo, fotossíntese, fotocélula, energia fotovoltaica e etc.

Einsten propôs que o feixe de luz possuía pequenos “pacotes de energia” que foram chamados de fótons ou quantuns, daí surge a Física Quântica.

Esses “pacotes de energia” são os responsáveis por auxiliarem a planta no processo de fotossíntese, de alimentarem uma “placa solar” que transforma esses “pacotes de energia” em eletricidade e etc.
Segundo a física energia é capacidade de produzir uma ação ou movimento. Pelo princípio de Lavoisier a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída, ela somente pode ser transformada.

Se a energia não pode surgir do nada como ela existe, tendo em vista que a ciência afirma que o Universo teve um começo?

Gênesis Capítulo 1 demonstra isso, onde a Palavra de Deus origina tudo e pelo princípio de Lavoisier vemos que esta energia eterna constante em Deus por sua Palavra foi transformada na criação.

João 1:1-5 demonstra que Jesus era essa Palavra de Deus que originou tudo em Gênesis Capítulo 1.

Hebreus 1:3 diz que Jesus sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder, ou seja, o Universo funciona em plena harmonia porque Cristo o sustenta assim.

Na salvação do homem também há energia de Deus (capacidade de produzir uma ação), pois a salvação não emerge do homem, mas é um ato exclusivo de Deus por meio da sua graça (Ef 2:8).

Conclusão: Quando Jesus diz: “Eu Sou a luz do mundo”, Ele está dizendo que é a fonte eterna de toda a energia, o Único capaz de principiar e sustentar todas as coisas, desde a criação até a salvação do homem. Aquilo que chamamos de Obra Criadora e Obra Redentora.

7ª CARACTERÍSTICA DA LUZ: 
Luz não tem massa 

A luz não é algo material que você pode pegar um punhado e colocar em uma balança para pesar. 

Essa característica da Luz representa muito bem a característica de Deus que é sua imaterialidade. Jesus mesmo disse que “Deus é Espírito” (Jo 4:24).

O Espírito Santo como o próprio nome demonstra é Espírito.

E Jesus? Jesus encarnou-se em homem (Jo 1:14; 1 Jo 4:2; 1Tm 3:16; Fp 2:5-8) e voltou ao céu em corpo glorificado (At 1:10,11; Fp 3:20,21).

Conclusão: Quando Jesus diz: “Eu Sou a luz do mundo”, Ele está dizendo que não faz parte deste reino material, mas seu reino é espiritual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo