O ESPÍRITO DE DEUS ME FEZ

POR NILDO OLIVEIRA
O ESPÍRITO DE DEUS ME FEZ

"O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida" Jó 33:4

Vida é um conceito que muitos estudiosos discutem em busca de respostas. Para a ciência, a Vida é um estado de energia que traz animação para a matéria física durante um período entre o nascimento e a morte.  

Para nós a Vida é uma pessoa: JESUS! Ele foi quem criou a vida e veio ao mundo e viveu entre nós ao ponto de vencer a morte e nos dar a Vida Eterna.

O ESPÍRITO DE DEUS ME FEZ:

No jardim do Éden Deus cria o homem e sopra sobre ele o fôlego da vida, "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente" (Gênesis 2:7)

Esta passagem contém três fatos importantes sobre a criação do homem:

1- Quem Criou o homem foi Deus: 

O homem não evoluiu de outras criaturas. Célula, DNA, átomo, molécula, hidrogênio, próton, nêutron ou elétron criou o homem. Estas são apenas as substâncias que compõem o corpo físico do homem. O Senhor Deus formou o homem. O Senhor Deus criou as substâncias e então as usou para criar o homem.

A palavra formou é uma tradução do hebraico yatsar, que significa "moldar, dar forma ou criar". Deus é o Oleiro Mestre que tinha a imagem do homem em Sua mente e que possui o poder e a inteligência para dar vida a essa imagem. Deus tinha tanto a onisciência (tem todo conhecimento) quanto a onipotência (tem todo poder) para fazer exatamente o que queria.

2- A vida no Homem:

Deus soprou o Seu próprio sopro de vida no homem. O homem é mais do que "pó" ou substância física. O homem tem um espírito. Podemos imaginá-lo desta maneira: o corpo de Adão tinha acabado de ser criado por Deus a partir do pó da terra - um corpo humano sem vida, deitado no chão. Então Deus Se inclinou e "soprou" o Seu próprio "fôlego" nas narinas do homem; Deus é a fonte da vida, e Ele diretamente colocou a vida dentro do homem. Esse sopro da vida é visto novamente em João 20:22, "E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo".

3- A consciência no homem:

o homem se tornou uma alma vivente. A palavra alma é nephesh em hebraico, que significa "um ser animado, que respira, consciente e vivo." O homem não se tornou uma alma viva até Deus ter soprado vida nele. Como um ser vivente, espiritual, físico e racional, o homem é diferente de todas as coisas vivas na terra. O homem possui livre arbítrio ou livre escolha.

O TODO PODEROSO ME DEU VIDA:

Deus desejava que o homem, criado conforme Sua imagem e semelhança continuasse reto e obediente diante dEle. Adão tinha uma perfeita comunhão com Deus, andava em Sua luz, refletia Sua glória e se relacionava livremente com Ele. Vivia sob Sua autoridade e desfrutava da VIDA. 

Porém, quando pecaram, não somente se desviaram, mas também desencadearam uma série tragédias físicas, morais e naturais que transformaram o plano original de Deus e a Sua criação.

(Jó estava passando por essa consequência, sofrimento, perdoar e dor.) 

"Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" Romanos 3:23a

Mas Deus pela sua grande misericórdia nos proporciona um plano de salvação através de Seu filho Jesus. No evangelho encontramos o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

VIDA NA OBRA CRIADORA E VIDA NA OBRA REDENTORA:

• O Espírito de Deus me deu Vida-  Esta  relacionado a vida dado na criação. Obra Criadora. Na pessoa de Adão.

• A inspiração do Todo-Poderoso me deu vida- Esta relacionada a vida dada por Deus, foi um projeto vindo do Pai (Inspirado por Deus na eternidade) para salvar o Homem através de Jesus. Na pessoa do Senhor Jesus.

DOIS TIPOS DE VIDA:

Em grego existe duas palavras para relacionar "Vida": Biós e Zoé. 

Biós - Está relacionado a vida biológica, obra criadora. Tempo contato para morte.

Zoé - Pode ser utilizado tanto para vida biológica como para vida eterna. Zoé é vida completa, e vida completa só temos na presença de Deus, em Jesus. Obra Redentora.

Qual VIDA você quer?

ESPÍRITO, INSPIRAÇÃO, FEZ E VIDA;

Espírito ruah substantivo feminino que significa espírito, vento , sopro. Usado para se referir ao Espírito Santo. O Espírito de Deus deu vida (Jó 33:4).

Inspiração – nsamah paralelo a ruah sopro, vento, hálito, inspiração divina. A fonte de vida que vitaliza a humanidade (Jó 33:4).

Fez –  asah verbo que significa fazer.


Vida – hayah verbo que significa viver, vivo, manter vivo. Em Gênesis aparece muitas vezes no sentido de preservar vivo. Salmo 119 emprega no sentido de a Palavra de Deus preservar a vida.

CONCLUSÃO:

Você tem duas opções: continuar no seu caminho sem a VIDA, em meio a suas tristezas e sofrimento e seguindo para a MORTE ETERNA, ou viver este amor, entrar nesta novo e vivo caminho para a salvação e a vida eterna com Deus. Escolha Jesus e viva na luz da sua revelação.


Fonte literária:
Livro ciência e fé em harmonia;
A criação, Alexandre de Souza.

Temas

Topo