4 CARACTERÍSTICAS DA IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA

POR NILDO OLIVEIRA
4 CARACTERÍSTICAS DA IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA

"Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército com bandeiras?" (Cantares 6:10)

Olhando para este livro de uma forma profética, podemos ver a descrição da beleza da igreja. A igreja é descrita como noiva, a igreja é bela. Nela está a glória de Deus. Esse texto nos revela o que a igreja é, o que ela tem sido e o que ela deve continuar a ser em seu relacionamento com o Senhor.

Iremos destacar 4 características da igreja que será arrebatada:


1. ALVA DO DIA

Como a alva, a igreja irrompe no meio das  igreja trevas. A foi chamada das trevas para a luz. Onde a igreja está, as trevas não podem prevalecer. A igreja é luz. Ela traz a luz. Ela é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. A igreja invade as trevas da noite, ela dissipa as trevas. Ela é como o romper da alva. 

Como a alva, a igreja traz o despertamento do sono. A noite é marcada pela escuridão e pelo sono. A noite é marcada pelo estado de insconciência. Mas quando a alva irrompe, acaba-se o tempo da sonolência. A alva traz em suas asas o tempo de acordar, de levantar-se, de agir. Onde a igreja chega as pessoas levantam-se do sono da morte. Onde a igreja chega ela anuncia: “Desperta ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos e Cristo te iluminará” (Ef 5:14).

A alva é o tempo de uma nova vida. O sono e o estado de inconsciência já passou. Há um senso de renovação e revigoramento com o amanhecer. Paulo diz: “Já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas, e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em empudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências” (Rm 13:11-14).

Como a alva, a igreja traz refrigério. A noite pode ter sido escura, abafada, solitária e opressiva, depois de um dia escaldante, mas a manhã sempre traz uma brisa refrescante. É no romper da alva que os pássaros cantam, que as flores desabrocham. É pela manhã que Deus renova as suas misericórdias. A promessa é que o choro pode durar uma noite toda, mas a alegria vem pela manhã.

A igreja é como a alva. No seu começo ela é pequena, mas à medida que ela vai crescendo e avançando, ela vai triunfando sobre as trevas e ela nos dando a garantia de que um dia pleno, cheio de Deus está para nascer. Breve estaremos com o Senhor no céu. Lá não haverá noite. Lá não precisaremos da luz do sol nem da lua. Lá vamos brilhar como o sol no firmamento. Lá vamos refletir a glória do Senhor. O Cordeiro é a lâmpada que vai brilhar eternamente sobre nós. Toda a eternidade será como um dia pleno e perfeito.


2. FORMOSA COMO A LUA

A igreja, como a lua, reflete a sua beleza inefável no mundo. Assim como os luminares da noite e do dia exercem um papel de indizível importância na terra, assim também a igreja é importante para o mundo. Se a igreja desaparecesse da terra, o mundo pereceria. A igreja é bela. Ela é a noiva do Cordeiro. A beleza de Cristo resplandece na igreja. Ela se adorna dos atributos de Deus e revela a beleza de Cristo ao mundo. Ela é o corpo de Cristo. O mundo vê Cristo através da igreja.

A lua não tem luz própria. Ela reflete a luz do sol. Cristo é o sol da justiça. Sem a luz não poderíamos ver nenhuma beleza na terra. A lua ilumina a noite refletindo a luz do sol que está oculto aos olhos da noite. A lua brilha com a luz do sol, ela reflete o sol. Ela não tem luz em si mesma. Ela só brilha porque reflete a luz do sol. Assim também é com a igreja. Ela é chamada para refletir a luz de Cristo no mundo. Cristo é a verdadeira luz que vinda ao mundo ilumina a todo homem. A igreja só pode brilhar na medida em que ela reflete a luz de Cristo, na medida que ela se mantém em comunhão com Cristo.

A igreja, como a lua, passa por diversas fases. A lua passa por quatro fases distintas: nova, crecescente, cheia e minguante. Há momentos em que a igreja parece apagada na história, outras vezes ela está avançando como a fase minguante. Há tempos de avivamento em que ela brilha plenamente e também momentos de crise, quando parece passar pela fase minguante. Porém, a lua jamais deixa de seguir o seu curso e de cumprir a sua missão. Assim é a igreja. Ela pode passar por dificuldades, por crises, por lutas, mas ela é sempre vitoriosa. 

A igreja, como a lua, é uma faxineira do mundo. A lua é que determina o processo das marés, do fluxo e refluxo das ondas. Não fosse a lua e os oceanos entupiriam as praias de lixo e a vida seria impossível na terra. A igreja é como a lua. Se a igreja fosse retirada do mundo ele apodreceria em seu pecado. A igreja é como o sal da terra. Ela impede a decomposição do mundo. A presença da igreja no mundo é purificadora.


3. PURA COMO O SOL

O sol é símbolo de pureza, pois o fogo e o calor do sol a tudo depura. Embora a igreja ainda viva no mundo e lute contra o pecado, aos olhos de Deus, ela já está na glória, onde o pecado não entrará. Aos olhos de Deus a igreja já é pura. Aos olhos de Cristo a igreja já é sua noiva imaculada, sem mancha e nem ruga. Aos olhos de Cristo a sua igreja já está adornada para as bodas, pura como o sol.

O Senhor olha para a igreja e a vê resplandecente, a vê gloriosa, a vê pura como o sol. Porque a justiça do sol da justiça está sobre ela, a igreja é pura aos olhos de Deus. Ela já foi justificada. Agora nenhuma condenação há mais sobre ela. Ela é portadora da sua glória. Os justos brilharão como o sol no firmamento (Mt 13:43). Os cristãos devem ser puros como o sol em suas vidas, consciência e fé.

Como o sol, a igreja traz luz e vida ao mundo. Quem pode definir a importância da luz? Sem luz não há vida. Sem a luz não poderíamos contemplar as belezas da criação de Deus. Sem luz a vida desapareceria. Sem luz a terra seria uma prisão. Se amanhã o sol não se levantasse como seria a terra? As máquinas não funcionariam. A agricultura cessaria sua obra. Os alimentos não seriam produzidos. Toda a vida animal e vegetal expiraria. Esta a importância da igreja no mundo. Sem a igreja no mundo, a sociedade seria um caos.

O sol produz o fenômeno da fotossíntese nas plantas. Sem a luz e o calor do sol não haveria vida nem vegetal nem animal. Assim, a presença da igreja produz vida e transformação espiritual no mundo. Onde a igreja está, aí ela transmite a vida de Deus, transmite calor, energia. A igreja é o corpo de Cristo em ação no mundo.

Como o sol, a igreja irradia luz e calor. A igreja é a luz do mundo. A igreja brilha como luzeiro no mundo. A igreja como a luz aponta direção, ilumina, aquece, purifica e traz calor às pessoas. Sem a presença da igreja o mundo estaria mergulhado em densas trevas. Sem a presença da igreja no mundo, reinaria a morte, o desespero, a confusão.


4. TERRÍVEL COMO UM EXÉRCITO COM BANDEIRAS

A igreja é um exército sob o comando do supremo general que é Cristo. Cada crente é um soldado do exército de Deus, sob as ordens de Cristo. Fomos chamados para lutar contra o diabo, o mundo e a carne. Fomos alistados para declarar guerra ao pecado, a toda sorte de ignorância, superstição, vício e imoralidade. Até o dia do triunfo final, devemos lutar para trazer pessoas, cativas pelo amor de Deus, aos pés do comandante Jesus Cristo. Ser cristão é alistar-se no exército de Deus. Vida cristã não é um retiro espiritual nem uma colônia de férias. Ser cristão é entrar num combate sem trégua. Ser cristão é pertencer à tropa celestial. Ser cristão é viver sob as ordens de Cristo.

Ser cristão é ser submisso e obediente a Cristo. Não podemos lutar sem obedecer as normas. Não podemos entrar no combate sem nos submeter ao comandante Cristo.

A igreja é um exército em marcha. A igreja não é um exército medroso e tímido como o exército de Saul que fugia diante do gigante Golias. A igreja é um exército que avança contra as portas do inferno. Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16:18).

A igreja não bate em retirada. Ela avança sempre. Ela não teme a morte. Ela não teme perigos. Os soldados de Cristo não abandonam a luta. Quem abandona é porque nunca foi verdadeiro soldado. O soldado de Cristo nunca dá as costas para o inimigo. 

A igreja é um exército equipado para o combate. A igreja tem toda a armadura de Deus. Ela não luta com armas carnais, mas com armas espirituais, poderosas em Deus, para desfazer sofismas. Ela está equipa com o cinturão da verdade, com o escudo da fé, com o capacete da salvação, com as sandálias da preparação do evangelho, com a espada do Espírito e concentrada com toda oração.

A igreja não entra no combate confiada na sua força, mas é revestida com o poder de Deus.

A igreja é um exército vitorioso. A igreja é um exército conquistador. As suas bandeiras não estão enroladas, mas estão tremulando. O diabo treme quando a vê. 

Os homens podem levar a igreja para as grades, para as prisões e até mesmo para a morte, mas nem o diabo, nem o mundo podem derrotar a igreja. Ela é mais do que vencedora em Cristo Jesus. A igreja vence o dragão pelo sangue do Cordeiro e palavra do testemenho. Com a morte, a igreja vence aquele que tem o poder da morte, porque prefere morrer do que negar o seu comandante.

A igreja está chamando o homem  das trevas para a luz, da morte para vida, da escravidão para a liberdade, das fileiras do diabo para se alistarem no exército de Cristo. O exército de Cristo é como exército de Davi, formado de homens angustiados, endividados. Os soldados de Cristo são pecadores arruinados que se arrependem e são aceitos e se rendem ao Senhor. Cada convertido é um novo soldado alistado. Estar no exército de Cristo e amar o mundo é uma traição. Estar no exército e não empunhar as armas, é uma omissão covarde. Nossas bandeiras devem estar desfraldadas. Devemos avançar sempre. Nosso lema é MARANATA, O SENHOR JESUS VEM! Em breve a guerra vai acabar e então, reinaremos com Cristo para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo