AS 5 VIRGENS PRUDENTES

POR CLEOMAR JUNIOR
AS 5 VIRGENS PRUDENTES

"E cinco delas eram prudentes..." Mt.25:2

No capítulo 24 de Mateus, Jesus mostra a importância da vigilância, quantas coisas viriam a acontecer até o momento da volta do Senhor Jesus e que é extremamente importante para o homem se situar diante do aspecto da salvação. Mas no início do capítulo 25 Jesus começa com uma parábola que vai além da salvação individual.

Jesus poderia mostrar duas virgens, em que uma entrava pras bodas e a outra não. Mas Jesus mostrou cinco virgens que entraram para as bodas e cinco não entraram. Por que então cinco virgens?


O NÚMERO 5 NO HEBRAICO:

Quando nos aprofundamos na parte escrita, e naquela época a língua é o HEBRAICO, encontramos algumas semelhanças com a palavra CINCO e o PENTATEUCO (5 livros da Torá - LEI). O número CINCO em hebraico é chamesh, mas há uma raiz dessa palavra (comum ao hebraico) que é o chumash, que significa PENTATEUCO.

E cinco na Bíblia indica MINISTÉRIO (apóstolo, profeta, evangelista, pastor e doutor).

Ef 4:11 “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”.

Outro aspecto: As candeias eram seguradas com a MÃO. E temos um ensinamento disso.

A mão que leva a candeia sem se preocupar com o óleo (Espírito Santo) está em Ruínas. 

A igreja que leva a palavra somente na letra está em ruínas, sem se preocupar com o profético. O Espírito Santo é o que mostra os mistérios da palavra. 


Jesus estava mostrando que há um ministério que vive na lei (homem que não alcança o projeto de Salvação), porém pela lei dispensa-se o azeite porque na lei o Espírito Santo é dispensado. É importante observar que sem o azeite, o pavio queima e sai fumaça mal cheirosa e o fogo se apaga ao queimar o pavio; o que podemos concluir que sem o azeite, o fogo trás mau cheiro e assim é homem sem o Espírito Santo, o fogo que é a presença do Espírito Santo se apaga e o mau cheiro do pavio que é o pecado do homem paira sobre o ambiente. 

Jesus cita que dispensar o Espírito Santo é loucura em vista ao novo pacto (GRAÇA) porque na GRAÇA encontramos a prudência de uma igreja fiel. A graça é o AZEITE. Pela graça alcançamos a LUZ e LUZ é VIDA.

“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” João 1:4

A graça é o combustível que ilumina o nosso caminho e nos leva para VIDA ETERNA. Agora o cheiro da fumaça que sai do fogo será o cheiro do azeite que é o bom perfume de Cristo. O pavio estará cheio de azeite.

No dia de PENTECOSTE a palavra fala de uma igreja que exalava o cheiro do azeite (Espírito Santo), candeias (corações) transbordavam azeite (Espírito Santo), o fogo iluminava, eles não tinham nada de material, mas azeite (Espírito Santo) em suas vidas tinha de reserva e em abundância, a maior oposição era contra o azeite (Espírito Santo), por quê? Porque quando tira o Espírito Santo o homem se perde; mas aquela igreja perseverava em comunhão, havia ali uma igreja cheia de azeite (do Espírito Santo), havia ali nas cinco virgens prudentes. 

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Rm 8:1)

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gl 2:16)

Mas há aqueles que desprezam o Espírito Santo, MINISTÉRIO DA INIQUIDADE, e esses estão enganando a muitos porque assim como a parábola, as virgens loucas  tentaram comprar o azeite (materialismo). O que se vê é um cristianismo que tenta criar um Espírito Santo nos seus próprios moldes. Um Espírito Santo moldado nos desejos humanos. Agora não é o espírito santo que molda o homem, é o homem que molda o Espírito Santo nos seus próprios interesses. A música é pra engrandecer o homem, a palavra virou palavras motivacionais.

“E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.” (Ef 4:17-19)

Mas o azeite (Espírito Santo) não se compra, se recebe de graça. Hoje Jesus está te dando oportunidade de receber uma porção nova de azeite (Espírito Santo), se nós estamos com a nossa vida nos caminhos do Senhor, a nossa candeia (coração) também tem azeite (Espírito Santo); se nossa vida está nos caminhos do Senhor nós estamos na LUZ. 

Não estamos perdidos, o Espírito Santo nos guia através de sua Palavra, exalamos o bom perfume de Cristo! 

Um comentário:

Temas

Topo