O QUE SIGNIFICA A LETRA MATA E O ESPÍRITO VIVIFICA?

POR NILDO OLIVEIRA
 O QUE SIGNIFICA A LETRA MATA E O ESPÍRITO VIVIFICA?

"O que nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica".

2 Coríntios 3 - o contexto do versículo

“A letra  mata mas o Espírito vivifica” vem de 2 Coríntios 3:6. Para entender seu significado verdadeiro, é preciso olhar para o contexto em que se insere.

Os versículos anteriores afirmam que nossa confiança e qualquer capacidade que temos vem de Deus. Por nosso próprio mérito não conseguimos alcançar nada (2 Coríntios 3:4-5).

A expressão “a letra mata mas o Espírito vivifica” significa que não podemos alcançar a salvação por nosso próprio mérito. Ninguém consegue cumprir as leis de Deus perfeitamente; precisamos de Jesus. Somente o Espírito Santo nos capacita a viver uma vida santa, que agrada a Deus.


Em Jesus, firmamos uma nova aliança com Deus. Essa aliança não se baseia naquilo que nós fazemos mas naquilo que Deus faz em nós. Antes de conhecermos Jesus, estávamos debaixo da antiga aliança (letra), que exigia obediência perfeita às leis de Deus, senão ficávamos debaixo de condenação. Essa aliança era visível na Lei de Moisés, resumida nos Dez Mandamentos.

O povo de Israel era um exemplo da antiga aliança posta em prática. Eles tinham as leis de Deus claramente registradas e tinham o dever de as cumprir. O não cumprimento resultava em maldição e morte. Mas os israelitas nunca cumpriram tudo perfeitamente. Da mesma forma, todos nós pecamos, quebrando a lei de Deus, e ficamos debaixo da maldição da morte (Romanos 3:19-20).


A NOVA ALIANÇA (GRAÇA)


Felizmente, a aliança antiga não era para sempre! As leis de Deus são perfeitas e nos mostram o padrão moral que Deus exige. Mas também nos condenam à morte, ressaltando nossas falhas. Pelo cumprimento da lei, ninguém consegue se salvar porque somente a obediência perfeita serve.

Jesus veio para estabelecer uma aliança maior (2 Coríntios 3:9). Essa aliança é escrita no coração de cada pessoa que crê, não apenas em tábuas de pedra. As leis de Deus são colocadas dentro do coração do crente, através do Espírito Santo, que nos capacita a cumprir a vontade de Deus. Não somos salvos por nosso mérito mas por Deus, que habita dentro de nós.

Enquanto que a Lei (a letra) mata, porque nos condena por nossos pecados, o Espírito vivifica porque nos dá uma vida nova em Jesus. Ele nos santifica e nos torna capazes de agradar a Deus, se cremos nele e entregamos nossa vida a ele. A condenação do pecado é removida e podemos viver uma vida nova, guiada pelo Espírito Santo!

A LETRA MATA

A letra mata - as regras são ruins?
As regras de Deus não são ruins. A Lei de Deus é perfeita e Jesus mesmo disse que não seria anulada (Mateus 5:17-18). Mas a perfeição da Lei ressalta nossas faltas e estabelece nossa condenação: a morte. É por isso que a letra mata. Pelo cumprimento da letra, todos estamos condenados.

As regras de Deus são boas e são nosso guia moral para a vida. Não precisamos mais cumprir as regras cerimoniais (como fazer sacrifícios de animais), porque essas coisas eram apenas símbolos do que Jesus iria fazer. Mas as regras morais por trás (como a necessidade de arrependimento) continuam válidas para a vida cristã. Crer em Jesus e receber o perdão dos pecados não nos isenta de obedecer a Deus (Romanos 6:1-2).


O ESPÍRITO VIVIFICA!


Se temos o Espírito não precisamos da Bíblia?
A Bíblia é essencial na vida cristã. O Espírito nos vivifica porque torna a palavra de Deus, revelada na Bíblia, viva em nossas vidas (A PALAVRA É REVELADA ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO).

A Bíblia é nossa primeira referência e principal revelação de Deus. Ela é nosso fundamento para sabermos se alguma revelação vem de Deus ou não, porque tudo que vem de Deus irá concordar perfeitamente com a Bíblia (2 Timóteo 3:16-17).

CONCLUSÃO


Sem o conhecimento da Bíblia, estamos vulneráveis a todo tipo de mentira de espíritos enganadores, que até fingem ser enviados por Deus! - 2 Coríntios 11:14

Mas o conhecimento da Bíblia, por si só, não é suficiente. Precisamos do Espírito Santo, que nos ajuda a compreender a palavra de Deus e a pô-la em prática (1 Coríntios 2:12). Somente através do Espírito Santo é que recebemos a vida em Jesus, revelada na Bíblia. Somente através do Espírito Santo a Palavra de Deus é revelada aos seus Servos.

Topo