A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS - QUAL GRUPO VOCÊ ESTÁ?

POR NILDO OLIVEIRA
PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS - QUAL GRUPO VOCÊ ESTÁ?

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.” Mt 25:1-4

Identificaremos na parábola das dez virgens os aspectos históricos e proféticos com os quais o Senhor Jesus quis alertar a Sua Igreja.


HISTÓRICO DA PARÁBOLA

Uma festa de casamento onde o pai do noivo convidava algumas pessoas para a festa. A surpresa e o horário da noite. 


PROFÉTICO DA PARÁBOLA;

Um alerta para um tempo especial, quando se dará o encontro (casamento) do Senhor Jesus com a Sua noiva, a igreja fiel. Iremos abordar mais sobre o assunto durante a mensagem.


INTRODUÇÃO

No Seu ministério, o Senhor Jesus contou muitas parábolas (pequenas histórias do cotidiano do povo), com o objetivo de ensinar acerca do reino dos céus e de como alcançá-lo. Em especial, vamos aprender mais sobre a parábola das 10 virgens.

Naquela época, o pai do noivo era quem dava a festa. Ele dava a cada convidado vestes nupciais, que eram necessárias para entrar na festa. Como não havia luz elétrica, cada convidado levava uma candeia acesa, que era usada na altura do rosto, pois a festa acontecia à noite. Assim, o convidado era reconhecido pelo noivo. 


O AZEITE

Mas havia um detalhe importante: não bastava levar candeia acesa. Como elas eram pequenas, o azeite acabava rápido. Era necessário azeite de reserva, pois o noivo não avisava a que horas iria chegar e a luz não poderia faltar. Então, era necessário estar preparado em todo tempo, levando o azeite de reserva para as candeias.


A DIFERENÇA

Aparentemente, todas as dez virgens eram iguais. Todas foram convidadas e receberam vestes nupciais. Todas também tinham candeias nas mãos. Mas havia uma grande diferença: cinco foram chamadas de prudentes (sábias), pois tinham candeias acesas e levaram azeite de reserva, e cinco foram chamadas de imprudentes (loucas), pois tinham candeias acesas, mas não levaram azeite de reserva.

Enquanto esperavam, elas adormeceram. À meia-noite ouviu-se o grito: “Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.”. Nessa hora, as candeias das loucas estavam vazias, se apagando. Elas pediram ajuda para as sábias, que disseram: “Vão à venda comprar, pois senão vai faltar azeite para nós e para vocês”. Foi aí que o noivo chegou e as prudentes entraram para as bodas e fechou-se a porta. Quando as loucas chegaram, suas candeias estavam apagadas. Elas bateram, mas o noivo lhes respondeu: “Não conheço vocês!”.


DOIS GRUPOS DE CRENTES

É preciso que entendamos que, quando o Senhor Jesus fala daquelas dez virgens, separando-as em dois grupos - cinco sábias e cinco loucas - Ele não estava falando de crentes e de ímpios, ou de servos e daqueles que não são servos de Deus. 

Jesus estava falando de dois grupos de crentes. Daqueles que estão na igreja, dizem que são crentes e aguardam a volta de Jesus. Quem olha para nós pode pensar que está tudo certo, mas só o Senhor sonda os corações e sabe quem são aqueles que estão vivendo uma vida de santificação, onde o Espírito Santo está agindo, operando e quem está vivendo uma vida de aparência. Só Ele sabe quem está com sua candeia acesa e tem o azeite de reserva. É hora de avaliarmos a nossa vida espiritual, sem ficarmos achando que a palavra é para a irmã, o irmão que está ao nosso lado. 


O ALERTA

O que o Senhor quer nos alertar nesta que não basta apenas um dia termos aceitado o Senhor Jesus como Salvador, ou sabermos que Ele um dia virá buscar a sua igreja. Todas aquelas dez virgens sabiam que o noivo iria chegar, mas nem todas entraram para a festa. As cinco imprudentes acharam que não precisavam se preparar antecipadamente e que tudo daria certo. Mas não é assim. 

A hora de pagar o preço para comprar o azeite de reserva é agora. O pagar o preço é viver uma vida firmada na Palavra de Deus, uma vida de oração, de jejum, de busca ao Senhor, de praticar os ensinos da Palavra de Deus.

Se não se paga o preço, não há operação do Espírito por completo. É como as candeias das imprudentes, que o fogo já estava se apagando. É falar de Jesus com os lábios, mas o coração está longe. É cantar louvores com os lábios, mas os pensamentos estão voltados para as coisas deste mundo. 

Recebemos de graça a salvação, mas cabe a cada um de nós pagarmos o preço do preparo, pois sem santificação ninguém verá a Deus. Vamos buscar a Deus e louvá-Lo com os lábios e com o coração, jejuar não apenas ficando sem alimentar, mas derramando a nossa vida no altar do Senhor. 

Vamos viver uma vida íntegra diante de Deus e dos homens, sabendo que o nosso Deus que está no céu, sonda os corações e conhece os nossos pensamentos, Ele sabe quem está com o fogo se apagando, por isto nos alerta nesta noite. É hora de vivermos uma vida espiritual plena na presença do Senhor, vida de intimidade com Deus. 


CONCLUSÃO

O preparo é individual, a mãe, o esposo, o pastor ou a irmã, não podem emprestar azeite, pois não são donos da bênção. Quem nos concede a porção do Espírito Santo é o Senhor, e cada um de nós precisa ter esta benção presente nos corações todos os dias.

Não haverá outra oportunidade, por isto, o Senhor nos alerta. Ainda há tempo de encher a nossa candeia e a nossa botija para que possamos estar preparados para a chegada do noivo Jesus. 

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”  Is 55:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo