O QUE É A GRANDE OBRA DESCRITA EM HABACUQUE 1:5?
POR ÁLVARO OSTROSKI
"Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada." - Habacuque 1.5
Introdução
Querido(a) leitor(a), antes de tratar do texto de Habacuque 1.5 preciso rapidamente falar sobre a necessidade de uma boa interpretação do texto bíblico para não incorrermos em equívocos, erros doutrinários e até heresias de perdição.
O texto de Habacuque que trataremos, bem como outros textos bíblicos, se enquadra neste aspecto, pois constantemente observamos esse texto ser mal interpretado e usado de forma indevida.
Permita-me fazer uma pergunta:
O trecho que diz "porque realizo, em vossos dias, uma obra", se refere a que?
a) Uma denominação (instituição religiosa) que seria o restante dos fiéis dos últimos tempos da história humana?
b) Algo grandioso e benéfico que Deus faria à Igreja ou a Israel?
c) Juízo de Deus sobre Israel?
Procuremos entender o texto dentro de seu contexto.
Contexto Histórico
Segundo a Bíblia de Estudos NVI, Habacuque:
a) Morava em Judá entre aproximadamente 640 a 609 a.C.;
b) Viveu na mesma época que o profeta Jeremias;
c) Provavelmente viu Jerusalém sendo atacada pelos babilônios em 597 a.C.;
d) Profetizou sobre a invasão babilônica a Jerusalém.
Interpretação
A tradução Almeida Revista e Corrigida diz em Habacuque 1.1 "O peso que viu o profeta Habacuque."
O termo "peso" significa advertência, sentença, mensagem pesada, ou seja, Deus daria uma sentença ou mensagem pesada para Israel.
Do verso 2 ao verso 4 temos o profeta Habacuque questionando a Deus porque a iniquidade dos homens, a corrupção social e a apostasia espiritual de Judá estava sem castigo.
Do verso 5 ao verso 11 temos a resposta de Deus, o qual estava trazendo os babilônicos sobre Judá para exercer seu justo juízo.
Portanto, a grande obra descrita no verso 5 se refere a algo que aconteceria a Israel e que os deixaria atônitos, isto é, os babilônicos invadiram Jerusalém e os Israelitas ficariam sem acreditar, ou seja, eles ficariam pasmados que Deus os entregou a um povo tão ímpio como os babilônicos.
Conclusão e Aplicação
Querido(a) leitor(a) de forma bem sucinta mostrei o que o texto realmente significa, sem invenções sobre o texto e a aplicação simples que salta do texto é de que Deus é justo e julgará toda a impiedade e como 1Pedro 4.17 diz, o juízo começa pela casa de Deus.
Deus exerceu seu juízo no passado, começando por Israel, seu povo, logo percebemos que Deus exercerá seu juiz no futuro sobre a Igreja, sobre aqueles que se dizem crentes, mas nunca foram, sobre aqueles que se dizem pastores, bispos, apóstolos e nunca foram, não passando de falsos profetas.
Que Deus trabalhe em nossas vidas para que sejamos verdadeiros servos de Deus para sermos recebidos nas moradas eternas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário