"RICO SOU" - PERCEPÇÕES ERRADAS DE SI

POR ALVARO OSTROSKI

PERCEPÇÕES ERRADAS DE SI

Apocalipse 3.17 " Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu)"


COMO EU ME VEJO?


Como podemos estar enganados sobre nós mesmos!


E espiritualmente como podemos nos iludir sobre nossa condição!


No texto que citamos acima vemos que igreja de Laodicéia estava completamente enganada sobre sua condição espiritual, sem reconhecer sua verdadeira condição de miséria e afastamento de Deus.


O QUE IMPEDE O RECONHECIMENTO 


Reconhecer os erros envolve uma coisa chamada autoconhecimento, ou seja, a capacidade de conhecer a si mesmo, contudo os sentimentos pecaminosos do egoísmo e egocentrismo nos fazem ter uma percepção errada de nós mesmos.


Alguns até conseguem perceber seus erros, mas o sentimento pecaminoso do orgulho os faz pensar que reconhecerem seus erros é sinal fraqueza.


Na realidade esses sentimentos pecaminosos que nos levam a não conseguir reconhecer os erros que cometemos e nosso real estado, principalmente espiritual, começou com Adão e Eva.


A história da queda do homem, descrita em Gênesis 3, nos mostra nos versículos 11 a 13, que tanto Adão quanto Eva, ao invés de reconhecerem seus erros foram jogando a culpa para outros, Adão jogou para Eva e Eva para a serpente.


Quando fazemos evangelismo, nos deparamos com pessoas que acreditam ser tão boas que não precisam de Jesus, pois não conseguem observar o quão perdidas estão (Romanos 3.23) e assim não dão o passo inicial que é o arrependimento.


O Senhor Jesus Cristo olha para a Igreja de Laodicéia e aponta que ela não conseguia reconhecer a situação que estava, pois suas riquezas a enganavam.


A NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO 


Igrejas (denominações) interias podem estar no mesmo engano, pensando que são mais do que são, olhando para seus números, templos, riquezas, pensando serem as exclusivas de Deus, e estarem completamente afastadas Dele e para isso o Senhor Jesus abre a porta da graça para que haja arrependimento.


Contudo, Igrejas (denominações) são formados por indivíduos, pessoas, e são elas que precisam olhar para si mesmas e reconhecer seus erros e arrependerem-se.


O CONSELHO DO SENHOR JESUS


O conselho dado pelo Senhor Jesus para a igreja de Laodicéia nos serve de conselho também: "aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e veste brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas".

Perceba que é Nele, em Jesus que estão os verdadeiros elementos espirituais para nós e não em nós mesmos ou nos nossos ritos religiosos ou riquezas terrenas. Jesus disse "de mim compres".

Este texto foi elaborado para um reflexão, que você querido leitor possa parar um momento e fazer uma auto avaliação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo