GANHANDO O MUNDO, MAS PERDENDO A ALMA
POR RODRIGO HENRIQUE
Enquanto Caim e sua descendência demonstravam notável capacidade de organização, inovação tecnológica e cultural, como a construção de uma cidade, a introdução da pecuária, a criação da música e o desenvolvimento da metalurgia, eles careciam do essencial: a presença e a graça de Deus.
A história de Caim e seus descendentes serve como um lembrete poderoso de que as realizações humanas, por mais grandiosas que sejam, não substituem o valor supremo da salvação e da comunhão com o Criador.
TEXTO BASE
Gênesis 4.16-24
E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque. E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque. E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá. E Ada teve a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão. E Zilá também teve a Tubalcaim, mestre de toda obra de cobre e de ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Naamá. E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zilá, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o meu dito: porque eu matei um varão, por me ferir, e um jovem, por me pisar. Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete.
I - O TRISTE FIM DE CAIM
Após Caim ter matado seu irmão, Deus veio ao seu encontro a fim de lhe conceder uma oportunidade de confissão e arrependimento. Todavia, Caim recusou a oportunidade que lhe fora dada e preferiu mentir ao Senhor acerca do paradeiro de Abel: "Sou eu guardador do meu irmão?" -- Disse ele.
Então, o Todo-Poderoso lhe disse: "Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra" (4.10). Logo a seguir, Deus lhe declarou o seu juízo, ao passo que Caim respondeu ao Senhor e disse: "Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei..." (4.14).
Que lástima! Caim estava dizendo ao Senhor que iria se esconder da sua face, isto é, da sua gloriosa presença e, neste sentido, a Versão de Almeida Revista e Atualizada (ARA) traduziu de forma mais clara: "Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me..."
Assim, o início do versículo 16 afirma, de forma trágica, que Caim saiu de diante da face do Senhor. Essa conduta foi grandemente desprezível porque além de não ter reconhecido ou confessado seu pecado, saiu de diante da face de Deus tendo dito que se esconderia dela.
Embora outrora tivesse levado uma oferta ao Senhor, saiu de sua presença declarando que não mais a buscaria. Particularmente, creio que este seja um dos relatos mais tristes de toda a Bíblia. Digo isso porque não estamos falando de alguém que simplesmente não possui comunhão com Deus, mas de alguém que nem mesmo a quer possuir. Trata-se de uma rejeição clara e direta da presença do Senhor.
Este foi o triste fim de Caim, um homem sem Deus.
II - A EDIFICAÇÃO DE UMA CIDADE
Conforme o relato bíblico, Caim habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. Ali sua esposa gerou a um filho, a quem chamou pelo nome de Enoque. Quanto a isso, leia também o nosso artigo intitulado "Quem Foi a Esposa de Caim?" clicando aqui.
No mais, voltemos ao tema em questão. Diz o texto que Caim edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo mesmo nome que dera a seu filho, Enoque. O que é relevante para nós, neste estudo, é destacar que Caim e sua descendência possuía um alto grau de organização e ordem.
Uma cidade não é um agrupamento com tendas, mas sim um lugar fixo e edificado. A edificação de uma cidade envolve alta inteligência e conhecimentos de diversas áreas tais como a matemática, engenharia e muito mais.
A expressão chave que o leitor(a) deverá ter em mente é que a descendência de Caim possuía organização.
III - PECUARISTAS QUE HABITAM EM TENDA
Entre os descendentes de Caim encontramos Jabal, a quem a Bíblia diz ser o "pai dos que habitam em tendas e têm gado" (4.20). Observamos, aqui, um grupo que passou a habitar em tendas, o que indica que deixaram a cidade edificada por Caim e passaram a viver de forma nômade.
Além disso, o texto diz que eles possuíam gado, ou seja, foram os pioneiros no desenvolvimento da pecuária. Perceba que estamos falando dos primórdios da humanidade e é, portanto, um dos descendentes de Caim que se tornou o pai do nomadismo e dos pecuaristas de sua época.
A expressão chave que o leitor(a) deverá ter em mente, aqui, é que a descendência de Caim possuía pecuária.
IV - MÚSICOS QUE TOCAM HARPA E ÓRGÃO
Outro dos descendentes de Caim se chamava Jubal. Este era irmão de Jabal e acabou se tornando o pai de todos os que tocavam harpa e órgão (4.21). Talvez você nunca tenha percebido isso antes, mas a harpa e o órgão -- bem como os primeiros músicos -- surgiram da descendência ímpia de Caim.
Isso mostra com exatidão que coisas úteis e benéficas podem surgir a partir de pessoas ímpias. Muita da tecnologia que utilizamos hoje em dia, por exemplo, foi desenvolvida por pessoas que nem mesmo creem em Deus.
Observe, também, que a música é o resultado de um processo que envolve harmonia, melodia e ritmo, e isso também envolve poesia, rimas e tudo mais. Além disso, a própria fabricação dos instrumentos musicais designados demandava conhecimentos específicos para a sua confecção, o que evidencia o alto grau de intelectualidade que possuíam.
A expressão chave que o leitor(a) deverá ter em mente, aqui, é que a descendência de Caim possuía música.
V - UM MESTRE DA METALURGIA
Ainda entre os descendentes de Caim podemos encontrar, por exemplo, Tubalcaim, a quem a Bíblia chama de mestre de toda obra envolvendo cobre e ferro (4.22). Este homem conseguia não apenas identificar os minérios de cobre e ferro, mas também era capaz de trabalhar com eles.
Tubalcaim foi o primeiro homem da história a desenvolver a metalurgia. Imagine que conhecimentos possuía, que habilidades detinha e que obras de cobre ou de ferro poderia ter produzido...
A expressão chave que o leitor(a) deverá ter em mente, aqui, é que a descendência de Caim possuía metalurgia.
VI - GANHARAM TUDO... SERÁ MESMO?
É interessante notar que Moisés fez questão de demonstrar os grandes feitos da descendência de Caim, porém, nenhuma virtude moral foi destacada. Aliás, muito pelo contrário! Caim era um homicida e mentiroso que, como já vimos, saiu de diante da face do Senhor dizendo que não o buscaria mais.
Lameque, o pai de Jubal, Jabal e Tubalcaim recebeu a marca de ter sido o primeiro bígamo da história e, não bastando isso, fez uma espécie de poema enaltecendo a sua maldade intrínseca ao dizer que matou a um homem por tê-lo ferido e a um jovem por tê-lo pisado.
A descendência de Caim possuía, sim, sua grandeza. Eles tinham organização e conhecimentos dos mais variados, tendo sido, de fato, os desenvolvedores da pecuária, da música e da metalurgia. De certa maneira, ganharam o mundo de sua época e conquistaram tudo o que se poderia ter conquistado.
Eram pessoas notáveis e cheias de criatividade, porém, embora tivessem ganhado o mundo inteiro, perderam suas almas pelas águas do Dilúvio. Nenhum deles entrou na arca, nenhum deles pôde ser salvo, nenhum deles foi capaz de ganhar o bem mais precioso que se poderia alcançar: A Salvação!
Estes homens possuíam tudo, exceto a presença e a graça de Deus em suas vidas, o bem mais valioso de todos. Ao olhar para este fato me vem à memória o que certa vez disse o apóstolo Paulo: "Tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito".
O que podemos, então, aprender com isso?
CONCLUSÃO
Em primeiro lugar, aprendemos que coisas úteis e boas podem surgir a partir de pessoas ímpias. O fato de a pessoa ser ímpia e incrédula não anula a imagem e semelhança de Deus que ela carrega, muito embora seja uma imagem e semelhança corrompida pelo pecado.
Deus criou o homem como um ser inteligente e apto para também criar, desenvolver e aperfeiçoar as coisas. Não é porque determinada invenção tenha sua origem em uma mente ateia, por exemplo, que ela necessariamente será ruim.
Em segundo lugar, aprendemos que o progresso humano e seus grandes feitos não significam nada em comparação à salvação que Deus nos oferece. Você pode ter um belíssimo diploma emoldurado em sua parede e realmente não há nada de mal nisso.
O problema, porém, é que ter formação em medicina, direito, música ou qualquer outro ramo científico não lhe fará grande diante dos céus, ainda que te faça grande diante dos homens. Você pode ganhar o mundo inteiro, mas, sem Deus, você certamente perecerá.
A mansão tem seu valor, o carro novo também, mas nada disso poderá te livrar quando o juízo futuro vier. Seu talento musical não lhe garante a vida eterna. Suas invenções -- por mais que tenham beneficiado a humanidade como um todo -- não lhe darão nenhum mérito para herdar o Paraíso de Deus.
Lembremo-nos, portanto, do que disse Jesus: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" - Mateus 16.26
De nada valerá conquistar tudo e no fim perder o que há de mais precioso. Busquemos, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça. Ele nos vê e tem cuidado de nós!
Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário