A CRIAÇÃO DA MULHER: DESVENDANDO O GÊNESIS

POR RODRIGO HENRIQUE
Eva, a primeira mulher. Passeando pelo Jardim.
No relato bíblico de Gênesis 2.18, 21-23, encontramos a fascinante narrativa da criação da mulher. Neste artigo, vamos explorar esse texto milenar e desvendar as nuances e implicações de cada detalhe.

Desde o sono profundo de Adão até a formação da mulher a partir de sua costela, cada elemento revela aspectos profundos sobre a natureza e propósito da relação entre homem e mulher.

TEXTO BASE


Gênesis 2.18,21-23

¹⁸ E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele [...] ²¹ Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. ²² E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. ²³ E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

SONO PESADO


O texto bíblico declara que, no processo de criação da mulher, Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; depois, tomou uma de suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. Alguns comentaristas observam que Deus estava agindo, neste momento, como o primeiro anestesista e cirurgião da história.

Assim, o Senhor estava preparando Adão para o que viria a seguir.

CRIADA PARA SER IGUAL AO HOMEM


"Far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" significa, basicamente, "uma auxiliadora que seja semelhante a ele" (NAA). Tal detalhe reforça o fato de que ambos -- homem e mulher -- foram criados à imagem e semelhança de Deus, sendo, portanto, iguais em valor e essência (para saber mais, clique aqui).

Além disso, a tradição judaico-cristã observa alguns detalhes de suma importância em relação à forma com que Deus agiu aqui. Neste sentido, nada do que Deus faz é sem motivo ou propósito, de modo que "tudo quanto dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito" (Rm 15.4).

Assim sendo, quanto ao fato de Deus ter se utilizado da costela como matéria prima, diz uma tradição judaica que "Deus não tirou Eva do pé de Adão, para que ele não a pisasse; ou da cabeça, para que ela se visse acima. Mas do lado, para que caminhassem juntos".

Nesta mesma linha de raciocínio, Matthew Henry destaca que "a mulher foi criada de uma costela, do lado de Adão. Não da sua cabeça, para dominá-lo, nem dos seus pés, para ser pisada por ele, mas do seu lado, para ser igual a ele. De debaixo do seu braço, para ser protegida, e de perto do seu coração, para ser amada".¹

Tal verdade é ressaltada mesmo entre os intérpretes mais gramaticais da Escritura. Augustus Nicodemus, por exemplo, discorre que "talvez seja ler muito em uma simples costela, mas não deixa de ser algo poético e extremamente verdadeiro".²

Desta maneira, tudo isso evidencia uma realidade factual: a mulher foi criada para ser igual ao homem, tanto em essência quanto em valor.

CRIADA PARA SER COMPANHEIRA DO HOMEM


Adão encontrava-se sozinho em sua espécie e, provavelmente, já havia percebido que lhe faltava algo. Então, disse Deus: "Não é bom que o homem esteja só" e, assim, o Senhor criou a mulher a fim de que ela complementasse e suprisse aos anseios do coração do homem (esta, afinal, é).

A mulher é exatamente o que lhe faltava para companheirismo e comunhão, para que pudesse -- com ela -- partilhar de todo o amor e confiança íntima de um relacionamento familiar. Quem deve complementar o homem é a mulher, e vice e versa.

CRIADA PARA SER ALIADA DO HOMEM


Antes de formar a mulher, Deus já havia dado algumas tarefas a Adão. Podemos citar, por exemplo, o dever de cultivar e guardar o jardim (Gn 2.15), bem como governar toda a criação (Gn 1.28; 2.19). Desta maneira, Deus criou uma aliada para o homem. 

Isso significa que a mulher iria -- como uma aliada -- auxiliar Adão em todos esses aspectos, ajudando-o a cumprir com suas tarefas e responsabilidades diante de Deus. O homem havia "perdido" uma de suas costelas, porém, em contrapartida, ganhara uma companheira idônea pronta para lhe socorrer em auxílio como corregente de toda a Terra.

Tal como o homem precisa da mulher, a mulher precisa do homem de tal modo que ambos formam um todo completo: a coroa da Criação de Deus.

CONCLUSÃO


Portanto, ao analisarmos o relato de Gênesis, podemos concluir que a mulher não foi criada como uma simples acompanhante, mas sim como uma parceira igual em essência e valor ao homem. Ela foi destinada a ser sua companheira, sua auxiliadora, sua igual, formando juntos um todo completo.

Que possamos compreender e valorizar essa profundidade na relação entre homem e mulher, reconhecendo a importância de ambos como partes igualmente essenciais no plano divino.

Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”

FONTE


¹ HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do AT - Gênesis a Deuteronômio. CPAD, 2020, p. 17.

² NICODEMUS, Augustus. No Princípio de Tudo. Vida Nova, 2022, p. 128.


BÍBLIA de Estudo Cronológica. CPAD, 2021.

BÍBLIA de Estudo Pentecostal - Edição Global. CPAD, 2022.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento - Gênesis a Deuteronômio. CPAD, 2020.

JULIARE, Walace. Gênesis, o Livro dos Começos. Editora Cristã Evangélica, Lição 1.

LIVINGSTON, George H. Comentário Bíblico Beacon - Gênesis a Deuteronômio. CPAD, Vol 1.

LOPES, Hernandes Dias. Gênesis - O Livro das Origens. Hagnos, 2021.

LOURENÇO, Adauto. Gênesis 1 & 2. Fiel, 2011.

MACARTHUR, John. Comentário Bíblico - Gênesis a Apocalipse. Thomas Nelson, 2019.

NICODEMUS, Augustus. No Princípio de Tudo - A Mensagem de Gênesis Para a Igreja de Hoje. Vida Nova, 2022.

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