CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO? - CB (LIÇÃO 13)

POR RODRIGO HENRIQUE

Um dos grandes temas da história humana tem sido "a origem de tudo". Há muito tempo se discute a respeito do surgimento do Universo, da vida ou mesmo da razão. Muito já foi debatido e, inclusive, chegando às vias de fato. Neste sentido, acerca da origem de todas as coisas, observamos três ideias predominantes: I - Criacionista; II - Evolucionista; e III - Evolucionista Teísta. Vejamos:

Obs: O conteúdo desta Lição é classificado como de aprendizado intermediário.

I - CRIACIONISTA

Em síntese, trata-se da concepção de que o Universo e toda a vida nele presente tiveram sua origem em uma ação definida de Deus. Assim, tudo o que existe veio à existência tão somente a partir da criação divina, de modo que nada é produto de meros fatores aleatórios e/ou naturais, mas produto da vontade de Deus.

O fundamento de tal crença encontra-se em toda a Palavra de Deus, especialmente no livro do Gênesis. Normalmente os criacionistas entendem que o mundo foi criado em seis (6) dias literais de 24 horas e, segundo a cronologia bíblica, o Universo não poderia ter mais do que 10 mil anos de existência.

II - EVOLUCIONISTA

Também chamada de "evolucionismo". Trata-se, em síntese, da concepção de que o Universo surgiu há aproximadamente 14 bilhões de anos e que a Terra existe há, pelo menos, 4,6 bilhões de anos. Assim, tudo o que existe veio à existência a partir de um longo processo de uma série de reações físico-químicas aleatórias e naturais.

O fundamento de tal crença encontra-se na interpretação científica dos fatos da natureza. Normalmente os evolucionistas entendem que as formas de vida complexas existentes nos dias de hoje se desenvolveram, por assim dizer, de formas de vida mais simples, por meio de um extenso processo gradativo de seleção natural ocorrido com o passar do tempo.

III - EVOLUCIONISTA TEÍSTA

Observa-se no que já foi exposto acerca das concepções anteriores de que elas são profundamente distintas e peculiares. A concepção do Evolucionismo Teísta é, na verdade, uma tentativa de harmonização e união entre o Criacionismo bíblico e a Teoria da Evolução. Assim, tudo o que existe veio à existência a partir da obra de Deus através do Big Bang e demais processos evolutivos.

Neste sentido, os dias narrados no Gênesis não são dias literais de 24 horas, mas, sim, vastos períodos de tempo. Normalmente compreendem que a Bíblia está utilizando uma linguagem poética e figurada para representar verdades que os antigos -- pela falta de conhecimento científico -- não eram capazes de entender ou imaginar.

Desta maneira, os Evolucionistas Teístas acreditam que Deus é o criador, mas que Ele utilizou, no entanto, os processos naturais ao longo dos bilhões de anos a fim de dar cabo à sua criação. Fundamentam-se tanto na Escritura quanto na interpretação científica majoritária acerca dos fatos da natureza.

MAS... QUEM ESTÁ CERTO NESSA HISTÓRIA?

Pois bem, a resposta a essa pergunta está plenamente vinculada à forma como cada indivíduo olha para a Bíblia. Aqueles que creem nas Escrituras como sendo a santa, inerrante e infalível Palavra de Deus têm a concepção Criacionista como verdadeira e correta.

Outros percebem a Bíblia como um livro semelhante a outro qualquer, tratando-a como um mero mito ou fábula. Geralmente os adeptos desta ideia não creem em Deus e, sendo assim, demonstra-se correta a concepção Evolucionista.

O terceiro grupo crê que a Bíblia é a Palavra de Deus, porém entendem que ela não descreve a realidade de forma exata, por não se tratar de um livro de ciência, mas de fé. Conciliam, portanto, as duas coisas, de modo que acreditam ser correta a concepção Evolucionista Teísta.

EM QUE NÓS CREMOS?

Nossa posição, porém, é de que a Bíblia verdadeiramente é a inerrante e fidedigna Palavra de Deus. A conciliação entre o Criacionismo bíblico e a Teoria da Evolução é espalhafatosa e complicada. Tal tentativa acaba por forçar o texto bíblico a dizer exatamente o contrário do que ele afirma de forma clara e inequívoca.

Imagino que você, querido leitor(a), esteja se perguntando se realmente é necessário ser tão radical. Talvez você já esteja pensando, inclusive, nas "irrefutáveis provas" científicas da velhice do Universo, tais como a datação das rochas ou mesmo das estratificações sedimentares. Afinal de contas, levaria milhões de anos para que se formasse o Grand Canyon, não é mesmo?

Bom, isso é o que veremos! É importante dizer que o fato de um paradigma ser majoritariamente aceito no meio acadêmico e científico não garante, de fato, que ele seja verdadeiro. A ciência é uma constante construção que está diariamente se desenvolvendo e se aperfeiçoando. Hoje sabemos que muita da ciência considerada incontestável no passado já fora refutada pela ciência do tempo presente.

O que garante que, em 100 anos, a ciência do presente não será refutada pela no futuro? É a ciência uma disciplina absoluta? A experiência do tempo já demonstrou que definitivamente não. Como os cristãos que creem na Palavra de Deus devem, portanto, encarar a ciência?

Para que você se sinta melhor, clique aqui e leia o que disse o Dr. Kurt Wise a esse respeito. Vale ressaltar que o Dr. Kurt é formado em Geologia pela Universidade de Chicago, além de possuir os graus de mestrado e doutorado em Paleontologia pela Universidade de Harvard. Como dizem, é um "homem de ciência" que possui total competência para falar sobre o assunto.

CONCLUSÃO

Vimos nesta Lição, de forma sintética, o que se propõe por cada uma das três concepções mais aceitas acerca de como tudo começou. Cremos na verdade bíblica e somos, deste modo, criacionistas. Não o somos com base em um fideísmo, em uma fé cega, aliás, muito pelo contrário. Ainda que haja um paradigma predominante no meio científico, não o é absoluto.

Os fatos da natureza são interpretados de formas diversas por variados cientistas. Quanto ao Big Bang, por exemplo, inúmeros cientistas já o contestaram e publicaram artigos científicos demonstrando suas falhas. Não me refiro apenas a cientistas criacionistas (que são, em verdade, muitos), mas mesmo a cientistas ateus.

Nosso curso é, como já se percebe, completo. Enfrentaremos os temas polêmicos, analisaremos as passagens difíceis e apresentaremos, também, todo um conteúdo científico de qualidade que lhe dará base para responder àqueles que lhe pedirem a razão da sua fé. Há muito pela frente!

"Toda ciência devidamente analisada, e toda Escritura devidamente interpretada não entrarão em contradição" - Adauto Lourenço.

Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”

FONTE

BÍBLIA de Estudo Arqueológica. Vida, 2013.

BÍBLIA de Estudo Cronológica. CPAD, 2021.

BÍBLIA de Estudo Palavras Chave. CPAD, 2020.

ANDRADE, Claudionor de. O Começo de Todas as Coisas - Estudos Sobre o Gênesis. CPAD, 2015.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno. Inspire Ciências - 6º Ano: Ensino Fundamental. FTD, 2018.

JULIARE, Walace. Gênesis, o Livro dos Começos. Editora Cristã Evangélica, Lição 1.

LIVINGSTON, George H. Comentário Bíblico Beacon - Gênesis a Deuteronômio. CPAD, Vol 1.

LOPES, Hernandes Dias. Gênesis - O Livro das Origens. Hagnos, 2021.

VAILLATI, Carlos Augusto. Antigo Testamento I. Ministério Ide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário