COMO OS CRISTÃOS DEVEM ENCARAR A CIÊNCIA?


COMO OS CRISTÃOS DEVEM ENCARAR A CIÊNCIA?
  Del Tackett e Kurt Wise conversam sobre Bíblia e Ciência 


Del Tackett (de boné na imagem acima) tem doutorado em Administração e Ciência da Computação. Ele também serviu como oficial da Força Aérea dos Estados Unidos por um período de mais de 20 anos. Atuou também, na Casa Branca, como diretor de planejamento técnico do Conselho de Segurança Nacional durante o governo de George H. W. Bush. Além disso, atualmente está lecionando como professor adjunto da Alliance Defending Freedom, Summit Ministries e Impact 360.


Kurt Wise (de camisa amarela) é bacharel em Geologia pela University of Chicago. Também possui os graus de mestrado e doutorado em Paleontologia pela Universidade de Harvard. Além disso, o Dr. Wise fundou e dirigiu o Center for Origins Research no Bryan College, onde ensinou Biologia por 17 anos. Ele também liderou o Centro de Teologia e Ciência no Southern Baptist Theological Seminary durante 3 anos, antes de fundar e dirigir o Center for Creation Research e ensinar Biologia na Truett McConnell University nos últimos 7 anos.


Pois bem, feita as devidas apresentações, passemos à questão que intitula este diálogo. Del e Kurt estavam conversando sobre a natureza da ciência e a autoridade da Escritura:


Del: Bem, Kurt, tudo isso é incrível. Todas essas evidências apontam para a história do Gênesis e do dilúvio, mas nós sabemos que há muitas pessoas que veem as mesmas evidências e não as entendem. Por que isso acontece?


Kurt: É fácil de compreender o porquê de os incrédulos não as entenderem. A Carta de II Pedro nos diz o porquê. Nela o Apóstolo Pedro nos diz que eles querem viver em pecado e é por isso que eles ignoram todas essas evidências. Eu penso que você precisa estar disposto a isso, disposto a entender. Ora, se você pode enxergar isso, nem todos podem. E quando isso é apresentado e ressaltado para que elas vejam, elas não são capazes de ver, e a razão pela qual não são capazes de enxergar é porque elas mesmas se fazem de cegas. Elas não estão dispostas a isso, então elas ignoram e agem com indiferença (...)


Del: E isso é frustrante, não é?


Kurt: Sim, é frustrante. Eu penso que nesta sociedade em particular em que estamos vivendo existe muita adoração à ciência. É a forma como ensinamos o que a ciência é. Você aprende na escola essa ciência -- e agora há a imagem em minha mente de uma escola primária que provavelmente é a 3ª ou 4ª série --, e estou imaginando a página do livro didático e há uma palavra em negrito que é ciência, e entre parênteses, a seguir, “derivada da palavra latina sciento que significa conhecimento”. O aluno pensa: uau, conhecimento! Verdade!


Portanto, desde cedo nos ensinam na escola que ciência é igual a conhecimento, é igual a verdade. Pessoas, eu falo com pessoas de todo o mundo, elas associam a ciência a algo que você pode provar. Você pensaria que "prova" e "ciência" poderiam ser usadas na mesma frase, mas não é verdade. Você não pode provar nada na ciência. Nós não podemos provar nada. Temos algumas suposições fundamentadas que são chamadas de teorias, mas nunca se pode saber ao certo se a teoria corresponde a algo realmente verdadeiro.


Você não pode verificar ao redor de cada árvore, de cada planeta e de cada estrela, então você jamais poderá saber, realmente, de forma absoluta. Portanto, o verdadeiro status da ciência (e isso é empolgante para mim) é que você nunca sabe realmente. Você continua sempre descobrindo algo novo. Você continua esperando que esteja chegando mais perto, mas realmente não tem certeza. Porém a maioria das pessoas aprende que a ciência é uma verdade comprovada, que tudo o que os cientistas dizem é comprovado. Por causa disso eu vejo cristãos em todo o mundo dizendo "bem, se o cientista disse, deve ser verdade. Eu tenho que acreditar”. E assim eles mesmos fecham suas mentes, fecham seus corações ao que Deus colocou na criação de forma muito evidente para nos ensinar sobre si mesmo e para confirmar o que ele afirmou em sua Palavra.


Del: Então, quando você diz sobre adorar a ciência, o que ocorre é que estamos essencialmente nos afastando da fonte real da verdade, e então, estamos substituindo essa fonte de verdade -- não apenas a criação ao nosso redor como vemos em Romanos 1, mas a própria palavra de Deus -- e nos voltando para a ciência como se ela fosse tal fonte. É isso que você está dizendo?


Kurt: É isso mesmo. Isso está correto. Nós temos o Deus da verdade que ditou, que inspirou a Sua Palavra. A Palavra dEle é a Palavra da Verdade. É a Verdade, a testemunha ocular, aquela que estava lá, no princípio. Essa Palavra deveria ser, assim, a nossa fonte de autoridade máxima. É para ela que deveríamos ir primeiro. No Jardim do Éden, Deus disse: “Não coma da árvore...”. Isso deveria ter sido obedecido; deveria ter sido o suficiente.


Mas Eva usou sua observação e seu cérebro e disse: “Bem, parece bom, cheira bem, tem de ser uma boa degustação, é bom para fazer-nos sábios”. Assim, ela anulou a Palavra de Deus e seguiu a razão humana de modo a nos colocar em muitos problemas. No entanto, milhares de anos depois vemos o Senhor Jesus ser tentado pela mesma serpente, o mesmo Satanás, e a resposta (ou atitude) de Jesus é sempre citar a Palavra de Deus. Jesus poderia manobrá-lo intelectualmente, mas ele não escolheu fazer isso. Ele simplesmente citou a Palavra de Deus. Isso é o que nós deveríamos estar fazendo também. Isso é o que os crentes deveriam estar fazendo.


Porém, por alguma razão, nós simplesmente não acreditamos no que a Bíblia diz. Não confiamos na Palavra de Deus. Confiamos na observação e na razão humana, e é isso que a ciência é. Toda a ciência é observação humana, a razão humana chegando a conclusões sobre os fatos da natureza. Como crentes, porém, deveríamos ser os primeiros a confiar na Palavra de Deus. Crente, eu lhe digo: confie no que a Palavra Deus está dizendo e depois, ou seja, a partir daí, nós podemos tentar preencher os espaços em branco com a ciência a fim de complementarmos a compreensão das coisas criadas por Deus. A Bíblia está acima da Ciência, e não o contrário.


Del: Parece, Kurt, que também há uma outra parte disso, que é acerca do crente no qual habita o Espírito de Deus, o Espírito da Verdade, mas que o único lado da história que eles ouvem é o lado da ciência. Muitos desses crentes nunca ouviram falar sobre as evidências como as que vemos aqui, que comprovam a veracidade bíblica. Talvez o problema parta disso também, você não acha?


Kurt: Com certeza. Quando entramos em nossas escolas públicas observamos que a oração foi expulsa de lá. Eles expulsaram Deus e a Bíblia das escolas públicas. Então, o que você ouve nas escolas públicas? Você ouve coisas supostamente seculares; em outras palavras, você escuta a ciência. Isso é tudo que você escuta. Se você vai à biblioteca e procura nossos livros, você percebe que cada vez mais estão expulsando os livros cristãos das bibliotecas também. Portanto, há muitas pessoas que nunca chegam a ouvir a verdade e, inclusive, existem muitos pastores morrendo de medo dessa questão em particular. Eles não entendem a ciência ou não a mencionam em seus sermões. Os professores da escola dominical também não se sentem familiarizados com ela, então isso não é compartilhado lá (na Igreja).


Del: Seria como um julgamento em que o júri só ouve o caso da promotoria e nunca chega a ouvir os réus. Bem, o júri vai fazer uma escolha óbvia e será em benefício da acusação. Então, parece que nós -- e eu sei que este é o desejo do seu coração também -- precisamos ajudar o corpo de Cristo a ver todas as evidências que temos visto aqui.


Kurt: Sim, as pessoas precisam escutar; elas precisam ver. Assim como as pessoas não podem vir a conhecer a Cristo sem a palavra de Deus, acho que as pessoas não podem entender sua criação sem que a verdade dessa criação seja revelada a elas. Nem todo mundo foi projetado para ser capaz de "ler" rochas, árvores, plantas, animais ou mesmo o Universo, as estrelas e todo esse tipo de coisa. Isso tem que ser mostrado e explicado para a maioria delas.


Del: Bem, essa é a sua especialidade. Deus o fez assim, Ele deu a você esse dom e talento para ver e compreender essas coisas. E eu sei que o que parte do seu coração é o desejo de ajudar as pessoas a verem tudo isso também.


Kurt: Sim, claro, eu amo compartilhar isso. Não que muitas pessoas gostem de ouvir, mas amo compartilhar.


Del: Bem, acho que essa é a nossa tarefa, não é? Fazer tudo o que pudermos para ajudar as pessoas a verem essas evidências e encontrarem novas evidências, se houver mais delas.


Kurt: Oh, sempre há mais!


Obs: Gostou deste conteúdo? Para assistir ao documentário "Is Genesis History?" clique aqui. E não se esqueça de ativar a legenda.

Leia também o artigo "A Ciência é Uma Autoridade Suprema" clicando aqui.


Traduzido por Rodrigo Henrique.

Fontehttps://isgenesishistory.com/how-should-christians-view-science/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo