CÂNON DO NOVO TESTAMENTO - CURSO BÍBLICO (LIÇÃO 5)
POR RODRIGO HENRIQUE
Na Lição anterior vimos algumas das principais heresias contidas nos livros apócrifos e, com ela, fechamos nossos estudos sobre o cânon do Antigo Testamento (AT). Caso não tenha lido, por favor, clique aqui para acessá-la.
Hoje, no entanto, estudaremos acerca do cânon do Novo Testamento (NT).
ESBOÇO
1 - INTRODUÇÃO
2 - REQUISITOS PARA O INGRESSO NO CÂNON
3 - CONFIRMAÇÃO DA MENSAGEM
4 - O CÂNONE DO NOVO TESTAMENTO
5 - CONCLUSÃO
1 - INTRODUÇÃO
Primeiramente faz-se necessário destacar que a mensagem do evangelho trazida à humanidade por Jesus fora anunciada, a princípio, de forma oral. Isto significa que Jesus ensinava através da fala, e não da escrita. Portanto, essa tão grande salvação que começou "a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo..." - Hebreus 2.3,4
Ora, é sabido que nosso Senhor não escrevera nenhum livro ou carta do NT. Entretanto, seus discípulos o fizeram. Mas a pergunta é: "Como o cânon do Novo Testamento foi definido pela Igreja Primitiva?"
2 - REQUISITOS PARA O INGRESSO NO CÂNON
Existem três (3) fatores basilares na análise canônica de um livro. Tais fatores, que também são requisitos, foram analisados tanto na definição do cânone do Antigo quanto do Novo Testamento. São eles:
- A Inspiração Divina;
- O Reconhecimento do Livro pelo povo de Deus; e
- A Preservação do Livro por este mesmo povo.
Assim sendo, para que o livro ou epístola fossem aceitos, fazia-se necessário que fossem inspirados por Deus. Além disso, o próprio povo de Deus reconhecia e preservava os livros que eram inspirados. Tratando-se do NT, porém, havia mais dois fatores fundamentais, a saber:
- O livro deveria ter sido escrito por um apóstolo ou alguém próximo a um deles. Ou seja, deveria ter autoridade apostólica; e
- O conteúdo do texto deveria estar de acordo com as Escrituras do AT, ou seja, não as contradizendo, mas completando-as.
Neste sentido, os crentes de Bereia foram elogiados pelo apóstolo Paulo porque eles não apenas criam e recebiam a mensagem do Evangelho, mas também conferiam as Escrituras do AT -- diariamente -- a fim de confirmarem se aquelas coisas realmente eram assim (At 17.11).
3 - CONFIRMAÇÃO DA MENSAGEM
Destaca-se também que a mensagem anunciada produzia muitos frutos de modo que o próprio Deus confirmava a mensagem. Assim, muitos eram os sinais, milagres e maravilhas que testificavam que aquela Palavra pregada pelos apóstolos eram, de fato, vindas dos céus.
Doutro modo, se assim não fosse, também não teria prosperado. Vejamos, pois, o que foi dito por "um certo fariseu chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo" (At 5.34):
Ele "mandou que, por um pouco, levassem para fora os apóstolos; e disse-lhes: Varões israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens. Porque, antes destes dias, levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. Depois deste, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la, para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus. E concordaram com ele..." - Atos 5.34-40
Desta maneira, a mensagem proclamada pela Igreja alcançou a vários povos, mostrando-se, de fato, inspirada por Deus.
4 - O CANÔNE DO NOVO TESTAMENTO
O cânon do NT corresponde, portanto, aos 27 livros universalmente aceitos pela Igreja Cristã, a saber:
a) Os Evangelhos: Segundo escrevera Mateus, Marcos, Lucas e João; b) o Livro Histórico de Atos dos Apóstolos; c) as Epístolas de Paulo: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemom; d) as Epístolas Gerais, que abrangem Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas; e, por fim, e) o Livro Profético do Apocalipse.
Todos estes livros são aceitos pela Igreja de um modo geral e não há, de maneira alguma, qualquer discordância entre os católicos romanos e protestantes quanto a isso.
5 - CONCLUSÃO
Durante os primeiros séculos da era comum existiram, sim, variadas discussões acerca de quais livros fariam parte do NT. No entanto, a despeito disto, inúmeras listagens antigas demonstraram que o cânone do Novo Testamento já havia sido quase que totalmente definido e agrupado desde o ano 140 d.C.
A princípio, houve muita relutância quanto às epístolas de Pedro, João e Judas. Também, por motivos óbvios, em relação ao livro de Apocalipse. Mas isto não é um problema, pois revela tão somente o cuidado da Igreja e também a responsabilidade e seriedade que envolvia a canonização.
Antes do ano 400 d.C., todos os livros já estavam aceitos e agrupados. Em 367 o Bispo egípcio Atanásio já havia listado em uma de suas cartas de páscoa endereçadas às igrejas sob seu bispado os mesmos 27 livros que temos hoje. Essa mesma lista foi reconhecida e aceita pelo Concílio de Hipona (África) no ano de 393.
Por fim, destaca-se que em 397, no Concílio de Catargo, a Igreja novamente reconheceu todos os 27 livros do Novo Testamento como sendo canônicos. Como se observa, houve um amadurecimento de 400 anos que só reforça e enaltece o compromisso dos cristãos em relação à Palavra de Deus.
Christo Nihil Praeponere - “A nada dar mais valor que a Cristo”
FONTE
BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras - A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Lições Bíblicas CPAD, 1º Trimestre de 2022.
GEISLER, Normam. Teologia Sistemática - 1º Edição. CPAD, 2010.
MIGUEL, Gerson Beluci. Histórico da Bíblia. IBICM, 2016.
MILLER, Stephen M. & HUBER, Robert V. A Bíblia e Sua História – O Surgimento e o Impacto da Bíblia. Barueri, SP: SBB, 2006.
SILVA, Antônio Gilberto da. A Bíblia Através dos Séculos: A História e Formação do Livro dos livros. CPAD, 2019.
SILVA, Antônio Gilberto da. Bibliologia I. EETAD, 2020.
ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia Sistemática I. CETADEB.
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