A PARÁBOLA DO SERVO VIGILANTE

 POR JEFFERSON MIRANDA
A PARÁBOLA DO SERVO VIGILANTE

Introdução

 

A parábola do servo vigilante se encontra no livro de Lucas, capítulo 12, versos 35 ao 48. Jesus Cristo, autor desta parábola escatológica, mais uma vez tenta passar para os seus discípulos a importância de estar preparado para a Sua segunda e gloriosa vinda com a finalidade de arrebatar a Sua igreja. Ao longo desse estudo, nós vamos buscar o propósito dessa parábola e como ela pode nos auxiliar no aprimoramento da nossa fé cristã.

Desenvolvimento

 

Esta parábola, como a parábola dos dois servos (Mateus 24:45), trata a respeito da importância da vigilância em relação a segunda vinda de Cristo. Então, Jesus enfatiza a importância da vigilância e o preparo por parte de Sua Igreja. Vamos analisar alguns versos para chegarmos a uma conclusão:

"Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias." (Lucas 12:35)

O verso acima já nos indica que o propósito da parábola é a servidão e o preparo. Cingir os lombos signifca colocar uma cinta e levantar a parte inferior da túnica para os servos poderem ser mais flexíveis em seus movimentos, como para correr ou subir em algo por exemplo. Já a questão das candeias, como não existia energia elétrica naquela época, as pessoas precisavam usar candeias para iluminar os seus caminhos e assim conseguirem enxergar em ambientes escuros. Enfim, diante de qualquer situação, devemos estar sempre servindo ao Senhor e ficar preparados para a Sua vinda.

"E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe." (Lucas 12:36)

Os servos devem estar sempre atentos à vinda de seu senhor, qualquer descuido pode levá-los ao castigo. Esse verso nos mostra que devemos estar em alerta a todo momento. E como devemos nos preparar? Oração, jejum e leitura das Sagradas Escrituras são algumas das práticas que nos aproximam de Deus e de Seu perfeito caráter. Gostaria de saber mais acerca de como se preparar para a volta de Cristo? Temos um estudo dedicado a esse tema:


"Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos." (Lucas 12:37,38)

No texto acima, Jesus destaca que tais servos viligantes irão desfrutar da bem-aventurança. Então, Jesus relata que tais servos serão servidos ao invés de servir, essa é a bem-aventurança que Jesus afirma no início do verso! Também existem alguns elementos culturais daquela época, na Judeia. Os judeus não tinham o relógio que usamos hoje para marcar o tempo, a noite era dividida em três vigílias, os romanos, entretanto, usavam quatro vigílias. Portanto, os servos não deveriam vigiar cuidadosamente somente na primeira vigília, mas sim na segunda e na terceira, pois não sabem a hora que vem o seu senhor.

"Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais." (Lucas 12:40)
 
E assim Jesus conclui uma parte da parábola ressaltando a imporância do preparo e viligância, pois o momento de Sua segunda vinda pode ser a qualquer hora, portanto, irmãos, estejámos preparados para a volta do nosso Senhor!

"Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai." (Marcos 13:32)

Pedro então pergunta a Jesus a quem ele se dirige com essa parábola, se são os discípulos ou a multidão, Jesus responde da seguinte maneira:

"E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?" (Lucas 12:42)
 
É um pouco difícil definir a quem Jesus se refere com essa parábola, se são apenas os discípulos ou também toda a multidão de pessoas que estava a sua volta. Laurence E. Porter, no Comentário Bíblico NVI, afirma que a parábola foi dirigida especialmente aos doze discípulos:

"São os Doze que Jesus tem instruído cuidadosamente desde o chamado deles e que, por isso, deveriam saber a sua vontade. A lição da parábola do mordomo fiel e prudente (v.42) é a seguinte: A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido (v. 48)"
 
"Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá." (Lucas 12:43,44)

Aqui, mais uma vez, Jesus afirma que consagrados serão os servos que estiverem vigiando corretamente. Estes servos serão encarregados dos bens de seu senhor, ou seja, eles serão honrados pelo seu senhor, assim como nós, salvos pela graça de Deus, teremos acesso ao Reino dos Céus e ao banquete celestial!

Muito bom até agora, né?!

Porém a parábola ainda não terminou, Jesus Cristo faz advertências quanto aos servos infiéis com os seguintes versos:

"Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites. Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá." (Lucas 12:45-48)
 
Servos que sabem a vontade de seu senhor, tem ciência de seus deveres e mesmo assim não os cumprem, tais servos certamente sofrerão castigo. A vigilância, meus irmãos, é muito importante para a nossa vida cristã, portanto, devemos ter bastante cuidado com ela para não sofrermos consequências indesejadas.

Conclusão

 

Por fim, este é o ensino da parábola: estar vigiando o tempo inteiro. A parábola das dez virgens e algumas outras parábolas também possuem o mesmo ensino. Como de costume, Jesus utilizou elementos do contexto daquela época para ensinar precisamente acerca de Sua gloriosa vinda. Então, irmãos, Jesus Cristo está por vir, a vigilância é necessária e não podemos nos atrair pelas coisas desse mundo.

"Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei." (Apocalipse 3:3)
 
 
Bibliografia
F.F. Bruce, Comentário Bíblico NVI. Vida Acadêmica, 2012

Links consultados
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo