PASTORES DO REBANHO DE DEUS

POR NILDO OLIVEIRA
PASTORES DO REBANHO DE DEUS

"Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho." (I Pedro 5.2-3)

Pedro aponta nessa passagem 3 atitudes erradas e três atitudes corretas que os pastores devem observar. O pastor deve cuidar do rebanho de Deus: 

1. NÃO POR OBRIGAÇÃO, MAS DE LIVRE VONTADE.

Pedro ensina que quem serve como pastor não deve servir por obrigação como um trabalho secular, mas de livre e espontânea vontade de servir.

Pastores que vivem se queixando do seu ministério, dizendo ser um fardo pesado difícil de carregar, onde não há alegria no que faz, não estão aptos para pastorear o rebanho de Cristo, pois o chamado é para o serviço espontâneo, com liberdade, sentindo imenso prazer em pastorear o rebanho.

Pastorear espontaneamente é amar o que faz, é amar a si mesmo, é amar a Deus e seu rebanho, ensinando as ovelhas a caminhar pelas veredas da justiça, pelo caminho da graça, levando-as nos ombros e cuidando de suas feridas. Dar para elas alimento saudável, nutrição espiritual, a palavra de  Deus.


2. NÃO POR GANÂNCIA, MAS PELO DESEJO DE SERVIR.

O pastor não deve servir a ovelha com o desejo ambicioso de ganhar ou possuir ilicitamente o ganho por este trabalho, mas esperando em Deus a recompensa na eternidade com Cristo.

A advertência aqui é para que o pastor fuja da avareza (II Pedro 2.2-3). De maneira nenhuma o rebanho pode ser visto como uma fonte de lucro, uma maneira de se dar bem na vida. O pastor mercenário não sente prazer de cuidar bem do rebanho. Sua única intenção é tirar a lã, negócio-la por bom preço. (João 10.12-13)


Obs.:  A Bíblia não proíbe o pastor de ser sustentado pela igreja. A Bíblia diz que quem prega o evangelho tem o direito de ser sustentado pela igreja: "Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho" (I Coríntios 9:14) Isso significa ter o suficiente para comer, beber, se vestir, pagar as despesas da casa e sustentar sua família (I Coríntios 9:3-5).


3. NÃO COMO DOMINADORES DOS QUE LHES FORAM CONFIADOS.

A última advertência é para os pastores não serem dominadores das ovelhas que Deus confiou em suas mãos. Pedro deixa claro que os pastores não devem dominar as ovelhas por um único fato, elas não lhe pertence. O sangue derramado na cruz não foi o do pastor humano, mas do sumo pastor que se chama Cristo (II Pedro 5.4)

As características comuns do pastor dominador são:  

1. Se coloca como superior ao rebanho, como porta voz de Deus na terra;

2. Não aceita ser questionado, acha-se dono da verdade, só ele consegue interpretar a palavra de Deus, a ovelha deve somente ouvir e obedecer;

3. Causa medo nas ovelhas com interpretações isoladas do texto bíblico, como por exemplo, "aí daquele que tocar nos meus ungidos";

4. É centralizador, tudo gira em torno dele, ele se torna o dono de tudo ao ponto de determinar quem vai ou não para o céu.

É importante lembrar que haverá uma prestação de contas e aí dos pastores que destroem e dispersam as ovelhinhas do Senhor. (Hebreus 13.17)


CONCLUSÃO

Para terminar, Pedro adverter aos pastores para serem modelos do rebanho. É fundamental que as ovelhas vejam nos pastores o exemplo de Cristo. Que haja um relacionamento entre pastor e ovelha e nesse relacionamento a ovelha sinta a necessidade de imitar seu pastor ao ver ele parecido com Cristo. Como disse Paulo: "Sedes meus imitadores, como também eu sou de Cristo" (I Coríntios 11.1).

Pastor vai além de ser um administrador, ele é servo, pois Cristo, o Sumo  Pastor disse: "Tal como o filho do homem, que não veio para ser servido mas para servir e dar a vida em resgate de muitos" (Mateus 20.28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo