A PARÁBOLA DO TESOURO ESCONDIDO

 POR ÁLVARO OSTROSKI



"Também o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo" - Mateus 13:44


Introdução


Em Mateus 13 temos Jesus contando uma série de 7 Parábolas conhecidas como as Parábolas do Reino.


A Parábola do Tesouro Escondido é a quinta Parábola contada por Jesus desta sequência de 7 Parábolas.


Para entendê-la precisamos voltar ao "tempo" de Jesus (aproximadamente 2000 anos atrás) e verificar como a vida ocorria e assim interpretar a Parábola sem colocar nela nossos pressupostos, afinal de contas queremos saber exatamente o que Jesus quis ensinar.


Antes de prosseguir é interessante que veja nosso artigo "O que é o Reino de Deus?", para entender melhor do que se trata.


Contexto Histórico-Cultural


1. Por que havia um tesouro escondido num campo?


Em tal época as pessoas que tinham bens valiosos (tesouros) os colocavam dentro de vasos de barro e os enterravam em partes de suas propriedades (campos). O objetivo destas pessoas era: a) esconder os bens valiosos de ladrões; b) esconder esses bens valiosos de invasores inimigos em tempos de guerra.


Sabendo desta prática histórico-cultural conseguimos entender melhor as palavras de Jesus em Mateus 6:19 quando diz "não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem" e a expressão de Paulo em 2 Coríntios 4:7 que diz "temos, porém, esse tesouro em vaso de barro".


2. O que aquele homem estava fazendo no campo (propriedade) de outra pessoa?


Já descobrimos porque havia um tesouro escondido num campo e queremos agora saber o que esse homem estava fazendo naquele campo para encontrar o tesouro que estava enterrado, pois o texto bíblico mostra claramente que aquele campo não era dele - "vende tudo quanto tem e compra aquele campo"


Existem duas possibilidades para isso:


Primeira  


Lembram da  Parábola da Grande Ceia descrita em Mateus 22 e Lucas 14


Pois bem, na Parábola da Grande Ceia temos que uma das desculpas dadas por um dos convidados para não ir a festa foi que havia comprado um campo e precisava ir vê-lo.


Esse ir vê-lo queria dizer que o comprador antes de fechar negócio ia até o local e o examinava para verificar se aquela terra era boa mesmo para a finalidade que ele queria dar a ela. Essas compras de campo poderiam durar um ano, a fim do comprador testar a produtividade da terra.


Ou seja, pode ser que a referência aqui seja de uma pessoa que estava testando aquele campo, quem sabe arando a terra, ou cavando um poço para ver se tinha água e de repente encontrou um tesouro escondido.


Segunda


Havia no imaginário popular dos camponeses da época o sonho de ao estar trabalhando na terra de seu senhor acabar descobrindo um tesouro escondido naquele campo que foi enterrado ali, quem sabe por um antigo dono, e então comprar aquela propriedade para ficar com o tesouro. Ou seja, Jesus poderia estar fazendo referência a um trabalhador que encontrou um tesouro escondido nas terras de seu empregador.


Como Interpretar 


Sabendo destes detalhes, podemos agora entender melhor o que Jesus queria ensinar.


Podemos concluir a luz de tudo que foi visto, que seja qual for o motivo que levou aquele homem a estar naquele campo, o certo é que ele estava lá procurando outras coisas e não um tesouro, porém de repente ele descobre um valor incalculável que valia mais do que qualquer coisa que ele possuía, e por isso ele faz de tudo para adquirir aquele campo e ficar com o tesouro.


Aplicação


A pergunta final agora é: O que este tesouro escondido simboliza?


Certa vez ao fazer esta pergunta alguém respondeu: "A Palavra (Bíblia)". Preciso dizer que Não! Não é a Bíblia, nem o Evangelho ou outra coisa. O Tesouro Escondido é o Reino de Deus (dos céus)!


Isto está claro como a luz do sol, pois Jesus disse "o Reino dos céus é semelhante...".


Interessante que Jesus parece pegar um gancho em Parábolas que os rabinos contavam sobre renunciar muitas coisas para se dedicar ao estudo da LEI, mas Jesus apresenta algo muito maior que a Lei, Ele apresenta o Reino.


Meu querido amigo e irmão em Cristo, esta Parábola está falando para aquela classe de pessoas que  não sabiam nada da fé e estavam como aquele homem no campo, procurando outras coisas como prosperidade financeira, talvez saúde, talvez um bom casamento, mas que agora descobriram o valor do Reino de Deus e este pode ser o seu caso.



Apelo Final


Verificamos que o foco central de Jesus nesta Parábola é: 


a) O reino do céus tem um valor incalculável; 


b) A descoberta do Reino demanda desprendimento e postura radical - "vendeu tudo o que tinha", por exemplo:


Abraão deixou a terra e a parentela e partiu para outra terra "porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice é Deus" - Hebreus 11:10


Moisés deixou a alta posição no Egito e "recusou ser chamado de filho da filha de faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo,  ter o gozo do pecado" - Hebreus 11:24,25 


Mateus deixou o cargo de publicano - Lucas 5:27,28


Paulo deixou o status de fariseu reputando tudo aquilo por perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus - Filipenses 3:7,8


Lutero deixou o cargo de líder religioso e conceituado professor.


E você o que deixará em prol do Reino?


Qual o maior valor que você tem? Sua vida, estás disposto a entregar ela pelo Reino? Entregar ela ao Rei do Reino, Jesus, e ser conduzido pela vontade Dele ao invés da sua?


As pessoas que olham você e não descobriram o valor do Reino entendem você? Em especial Jovens, seus colegas lhe entendem quando você diz não ao mundo a fim de agradar o Rei do Reino?


Muitos não veem a Cristo por não entenderem o valor do Reino, suas vidas, suas paixões, seus pecados, seus desejos continuam lhes sendo mais valiosos que o Reino e por isso não podem desfrutar da alegria de servir ao Rei deste Reino.


Hoje você tem a grande oportunidade da sua vida, receber o Reino de Deus!


Referências de Pesquisa


KEENER, Craig; Comentário Histórico-Cultural da Bíblia; 2017; Vida Nova; pág. 87

Bíblia de Estudo NVI; Notas de Mateus 13:44


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo