O ESTATUTO DA OVELHA

 POR ÁLVARO OSTROSKI 

O estatuto da ovelha



No conhecidíssimo Salmo 23, dos versos 1 a 4, o rei Davi de forma metafórica se coloca na posição de uma ovelha que é cuidada pelo Divino Pastor. Já nos versos 5 e 6 temos um outro cenário, que é de um anfitrião cuidando de seus convidados, onde metaforicamente o anfitrião é Deus e o convidado é Davi.

Atentaremos para a primeira parte deste Salmo, dos versos 1 a 4, e retiraremos lições que chamaremos de o Estatuto da Ovelha, pois observaremos como a ovelha (em primeiro momento Davi e por conseqüência nós servos de Deus) é tratada por Ele, O Divino Pastor de nossa almas.

Junto a isso aplicaremos de como os pastores humanos deixados por Deus a Igreja devem tratar as ovelhas (membros da Igreja).

Observação: O significado de estatuto que estamos usando aqui é de um conjunto de regras que regula as relações entre pessoas, desta forma apresentaremos 3 direitos do crente quanto ovelha do Senhor.

Sendo assim temos: 

1. A ovelha tem direito a um Pastor

No verso 1 Davi declarou “O SENHOR é o meu pastor…”, ou seja, Davi tinha alguém que zelava por sua vida; Jesus veio ratificar esta declaração dizendo “Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas” (João 10:11), cumprindo a profecia de Ezequiel 34:23 de que Deus suscitaria um pastor da descendência de Davi para apascentar seu povo. 

No contexto pastoril vemos que era comum os pastores terem que enfrentar muitas dificuldades para cuidar do rebanho, até mesmo enfrentar feras como foi o caso de Davi que quando pastor das ovelhas de seu pai Jessé, enfrentou um urso e um leão para defendê-las, colocando em perigo sua própria vida em prol do rebanho (1 Samuel 17:36). Jesus em prol do seu rebanho (a igreja) despiu-se de sua glória, fez-se homem, e morreu a morte de cruz (Filipenses 2:5-8).

Contudo, o Deus Pai exaltou Jesus (Filipenses 2:9-11) e desta forma Cristo volta ao seu lugar de origem, a eternidade de Deus (Atos 1:9-11) e deixou no meio da igreja os ministérios que tem o dever de pastorear o rebanho espiritual de Deus neste mundo (Efésios 4:8-14).

Jesus após sua ressurreição já havia comunicado a Pedro que Ele estava transferindo a eles a responsabilidade de cuidar do rebanho espiritual de Deus quando diz “...apascenta minhas ovelhas...” (João 21:17). Desta forma, temos que a partir de então Jesus passa a ser chamado de Grande Pastor (Hebreus 13:20) ou Sumo Pastor (1 Pedro 5:4).

Diante disso, guarde bem, você tem um Grande Pastor que é Jesus, este nunca te abandonará (Mateus 28:20; Isaías 49:15), além disso, você tem direito a um pastor humano que tem o dever de te amar, cuidar, zelar por você e te ensinar a sã doutrina (Efésios 4:14). É importante dizer que o pastor local e a denominação em que você congrega não são seus donos, pois quem te comprou foi Cristo (1 Coríntios 6:20; 1 Pedro 1:18,19).


2. A ovelha tem direito a alimento

O trabalho fundamental de um pastor era cuidar do rebanho para que mesmo não fosse atacado e levar esse rebanho até um local que tivesse pasto e água.

No verso 2 o termo que Davi usa é “...verdes pastos...”, ou seja, o pastor escolhia bem o pasto que daria, pois um pasto de má qualidade não seria suficiente para suprir as necessidades da ovelha. O pastor ainda leva a ovelha a águas que eram tranquilas, pois a ovelha se amedrontava com qualquer coisa e se estivesse em um local onde as águas fossem turbulentas sentiria medo de tomar da água.

Sabemos que Deus zela por nossas vidas e sabe de todas as necessidades que temos aqui neste mundo e vela para não nos faltar o necessário (Mateus 6:25-30). Assim também o Pastor da igreja deve estar atento às necessidades terrenas de seu rebanho, observando se alguma ovelha não precisa de ajuda com remédios, comida, vestes e etc. (Gálatas 6:10; Tiago 2:14-17).

Tratando num âmbito espiritual o Pastor (ministério humano) deve buscar bons pastos e águas tranquilas para alimentar e saciar o rebanho (igreja), isto é, um Pastor deve ter dedicação no estudo da Palavra de Deus, pois ela é o alimento espiritual do crente (Mateus 4:4). Como a Palavra de Deus é o alimento, o Pastor deve expor exatamente o que a Palavra de Deus ensina, sem acrescentar nem tirar nada, assim como Paulo que pregava todo o conselho de Deus (Atos 20:27), por isso Pastores e pregadores da Palavra de Deus, sejamos fiéis ao texto bíblico.


3. A ovelha tem direito a ser guiada por caminhos seguros

Em regra o Pastor todas as manhãs antes do sol nascer levava o rebanho até um local, onde havia pasto e água e no período entre o fim da tarde quando o calor do sol estava mais ameno e antes de anoitecer  ele voltava com o rebanho para o aprisco.

Davi nos versos 3 e 4 está se colocando como uma ovelha que é guiada pelo seu Divino Pastor, onde o mesmo a leva pelos caminhos certos (veredas da justiça).

Os pastores ao irem do aprisco até o local onde havia pastos e água por vezes poderia passar por locais perigosos, ou uma ovelha poderia se desgarrar do rebanho e ir para um local perigoso.

Nesta perspectiva Davi se coloca como sendo uma ovelha de Deus que está passando por este caminho perigoso (vale da sombra e da morte), mas mesmo que ele passe por estes locais tem segurança, pois o Divino Pastor está com ele.

O Pastor da igreja deve conduzir bem seus membros (1 Timóteo 4:13), pelo caminho da verdade de Deus, exposta na Bíblia, longe das fábulas e heresias (Atos 20:38-37), ele deve demonstrar a segurança que há em Deus mesmo que a ovelha (membro) esteja passando pelo caminho dificultoso da vida (vale da sombra e da morte) e se porventura uma ovelha se desgarrar do rebanho ele lutará para traze-la de volta.


Referências de Pesquisa

Conheça a história do Salmo 23; Programa Evidências; Dr Rodrigo Silva; encontrado  em https://www.youtube.com/watch?v=wVr3GSCj1F8&t=551s
Bíblia de Estudo NVI; Notas de estudo Salmo 23
Bíblia de Estudo de Genebra; Notas de estudo Salmo 23
Bíblia de Estudo Pentecostal; Notas de estudo Salmo 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo