ORAÇÃO

POR ÁLVARO OSTROSKI
ORAÇÃO

O QUE É ORAR?

Orar é falar com Deus

4 PONTOS DA ORAÇÃO


1. Confissão: É o ato de pedir perdão dos pecados.   

Observação: Aqui entra a o que aprendemos sobre o Sangue de Jesus.

Exemplo: 

"Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores" Mateus 6:12

"Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares"  Salmos 51:1-4

2. Petição: É o ato de pedir algo para si a Deus.  

Exemplo: 

"O pão nosso de cada dia dá-nos hoje" Mateus 6:11

"E votou um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha" 1 Samuel 1:11

3. Intercessão: É o ato de pedir a Deus algo para os outros.

Exemplo: 

"E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal" Mateus 6:13

"E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu"  Gênesis 25:21

4. Glorificação: É o ato de glorificar a Deus   

Exemplo: 

"Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome... porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!" Mateus 6: 9,13

"Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas" Apocalipse 4:10,11

COMO ORAR?

1. Com fé 

"Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa" Tiago 1:6,7

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam"  Hebreus 11:6

2. Com sabedoria 

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" Tiago 4:3

Devemos pedir a Deus aquilo que os princípios bíblicos nos ensinam ser bom para nós e para o Reino de Deus, caso contrário não receberemos.

Assim como um pai humano não dá a um filho algo que venha lhe trazer prejuízo, Deus, nosso Eterno Pai, não nos dará algo que venha a trazer-nos prejuízo, por isso guarde isso, se você recebeu algo que está trazendo prejuízo para sua vida quanto crente em Jesus, certamente esse algo não provém do SENHOR, ou Deus lhe deu e você está fazendo mau uso dele.

3. Em nome de Jesus 

"E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho" João 14:13

"Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem" 1 Timóteo 2:5

Importante

Orar em nome de Jesus é declarar a Deus que não estamos orando a Ele por um mérito nosso, mas sim pelos méritos de Jesus, estamos pedindo como se Jesus estivesse pedindo. 

Além disso o nome de Jesus não pode ser entendido como um amuleto ou algo místico que simplesmente por pronunciar alguma coisa vai acontecer. O entendimento é que nos chegamos a Deus pela obra de Cristo na cruz do Calvário. 

Este entendimento é semelhante ao entendimento do sangue de Jesus (ver estudo O Sangue de Jesus).

Se a oração não for com arrependimento e confiança em Cristo nada irá ocorrer.

COMO NÃO ORAR?

1. Com repetições (rezas) - "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos" Mateus 6:7

2. Por motivos contrários aos ensinos da Palavra de Deus - "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" Tiago 4:3 – Pedindo somente para o deleite da carne.

POR QUE ORAR?

1. Por ser dependente do Senhor - "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre" Mateus 7:7,8

2. Para manter comunhão com Deus - "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" Filipenses 4:6,7

QUANDO ORAR?

A todo o momento, seja num tempo reservado para isso, seja no “coração” (em pensamento) quando estiver em qualquer lugar - “Orai sem cessar” Tessalonicenses 5:17


CONCLUSÃO 

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" Isaías 55:6

Um comentário:

Temas

Topo