POR RODRIGO H. C. OLIVEIRA
Texto Áureo: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5.39).
No texto áureo podemos observar que as Escrituras testificam acerca de Jesus, o Cristo. De Gênesis a Apocalipse Ele é o assunto de Deus e, somente por meio dEle, poderemos, de fato, alcançar a zoe, vida eterna, vida em abundância. No entanto, os judeus não-convertidos não eram capazes -- talvez por uma negação ciente -- de vê-lo em cada página de suas Bíblias.
Jesus os censurou dizendo: “Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele” (João 5.46). Assim sendo, o Filho de Deus está presente em toda a Palavra, às vezes por meio de símbolos, tipologias, figuras e/ou alegorias.
Neste estudo iremos analisar a vida de José -- naquilo em que não pecou -- como um dos tipos de Jesus no Antigo Testamento.
Conceito de Tipo: A palavra utilizada para “tipo”, em grego, é “tupos” e significa (a) uma figura; uma cópia, imagem, (b) um padrão, modelo, (c) um tipo, prefigurando algo ou alguém. Dessa forma, tipo é um modelo, figura, exemplo, sinal ou sombra.
ASPECTOS TIPOLÓGICOS EM JOSÉ
Encontramos José como tipo do Senhor Jesus, é uma bela tipologia que nos mostra o poder de Deus em um plano perfeito manifestado em amor e perdão.
CONCLUSÃO
Dessa forma, vimos muitos aspectos da vida de José que apontavam para a pessoa de Jesus já em o Antigo Testamento. Tal fato nos edifica...
Bênção
ResponderExcluirSempre me quebranto com a Palavra de Deus ,na revelação da ação do Deus Triuno desde o Velho Testamento. Bálsamo que perfuma nossa vida.
ResponderExcluir