UM CRISTÃO PODE INVESTIR NA BOLSA DE VALORES?

POR LUCAS NUNES
UM CRISTÃO PODE INVESTIR NA BOLSA DE VALORES?

Um de nossos leitores nos fez a seguinte pergunta: "há algum empecilho bíblico em investir na Bolsa de Valores?"

Antes de entrarmos na questão específica envolvendo investimento em bolsa de valores, vamos apresentar alguns textos que falam como um cristão deve se portar com relação ao dinheiro e qual deve ser a finalidade dos seus ganhos financeiros e materiais. Caso o leitor queira uma resposta direta a respeito do assunto, pode se dirigir ao subtítulo  investimento em bolsa de valores. Contudo, julgamos importante definir uma base primeiro.

Inicialmente, o trabalho foi ordenado por Deus. Não é resultado da Queda: “E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15). Fomos criados para dominar sobre a criação: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes...aves...gado...” (Gn 1.26). A palavra dominar se traduz como gerenciar, administrar a criação com algum propósito.

Com a Queda, os recursos se tornaram escassos, de modo que a economia surge a partir de então. A produtividade da terra se tornou limitada: “...maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todo os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá...” (Gn 3.17-18).

Economia é um conceito que surge de coisas que são finitas. Economizar para ter ou render, de modo que não falte ou que sobre um pouco mais para um tempo futuro. Na origem do mundo, o homem e a mulher viviam no tempo eterno, de forma que não havia preocupação econômica, inclusive com o tempo. Com a Queda, o tempo começou a ser contado e entrou na dinâmica econômica.

Assim, o que era eterno passou a ser temporal. A abundância deu lugar à escassez e tornou a tarefa de domínio (gerenciamento/administração) da criação trabalhosa, árdua e difícil.

Com entendimento da finitude das coisas, o conceito de planejamento também precisou ser desenvolvido. Se eu não trabalhar hoje, preparar a terra e semear, o que irei comer no amanhã?

Mas o Senhor, em Sua infinita bondade e misericórdia não desamparou a humanidade e prometeu enviar “...chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua novidade, e a árvore do campo dará o seu fruto se andardes nos meus estatutos, e guardares os meus mandamentos...” (Lv 26.3-4).

Dessa maneira, tendo por base a obediência ao Senhor, e se assim for da vontade Dele, “os planos bem elaborados levam à fartura...” (Pv 21.5).

Primeiramente, a fartura financeira/material é resultado da ação de Deus. De nada adianta planejarmos, trabalharmos e administrarmos bem se Deus não nos preservar a saúde, a paz e a estabilidade do meio ambiente, por exemplo.

Bem conhecemos a história do empobrecimento de Jó, ferido por uma “...chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça” (Jó 2.7), ou de Salomão, que prosperou por haver paz “...em todas as bandas em roda dele” (I Rs 4.24). Com relação à estabilidade do meio ambiente, basta que o Senhor deixe de enviar chuva para que toda a cadeia de suprimento seja afetada – poderíamos também mencionar a praga de gafanhotos, furacões, terremotos, etc.

Tendo saúde, paz, estabilidade ambiental e outras condições dadas por Deus, juntamente com planos bem elaborados, é possível ter fartura. O grande problema da humanidade não é a riqueza, mas, sim, o colocar o coração na riqueza (Sl 62.10). “...O amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé...” (I Tm 6.10).

Davi glorificou o Senhor dizendo “...porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra...” (I Cr 29.11), trazendo-nos o entendimento de que tudo que temos não é nosso. Tudo é do Senhor. “Porque dele, por ele, e para ele são todas as coisas...” (Rm 11.36). Nosso coração não deve estar no dinheiro, mas em glorificar o Senhor por meio das nossas obras: “E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens...” (Cl 3.23). Se nos planejamos, estudamos, trabalhamos, ajuntamos, negociamos ou fazemos qualquer outra coisa, para glorificar ao Senhor é que devemos fazê-lo.

Podemos tomar como bom exemplo uma mulher, que pela própria Bíblia é chamada de “virtuosa”. Há virtude nela, grandes qualidades. O que ela faz? Provérbios cap. 31 descreve ela trabalhando (v.13), acordando cedo (v.15), comprando (16), provando mercadorias para saber se é uma boa compra (v.18), repartindo com os necessitados (v.20), produzindo (v.22), vendendo (v.24) e, principalmente, temendo ao Senhor. Seu coração está confiado e temente no Senhor. Essa mulher será louvada (v.30).

Por fim, vamos a um ensino que pode ser extraído da parábola dos dez talentos (Mt 25.14-30): “um homem, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe” (v.14-15). “...O que recebera cinco talentos negociou e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor” (v.16-18). “...Tempo depois, veio o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles” (v.19). “...O que recebera cinco talentos trouxe-lhe outros cinco... O que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor... ganhei outros dois talentos...” (vs.20 e 22). A eles, o senhor diz que são servos bons e fiéis.

“Mas, chegando também o que recebera um talento disse: Senhor...escondi na terra o teu talento...” (vs.24 e 25). Esse servo é considerado pelo senhor como “mau e negligente” (v.26).

Após as palavras de louvor aos servos fiéis e de reprovação ao infiel, ocorre o julgamento do infiel, sendo lançado fora da presença do senhor (v. 30) O senhor dessa parábola tipifica nosso Senhor Jesus. A cada um, segundo a sua capacidade, ele dá dos seus tesouros espirituais e, também, materiais. Vejam, porém, que esses valores não pertencem aos servos, mas sim ao Senhor. Os servos são apenas mordomos, administradores exercendo domínio sobre algo que não é deles.

Essa administração dos bens do Senhor é por um tempo determinado – o tempo da vinda do Senhor. Para nós, o tempo da vinda do Senhor é o momento do arrebatamento da Igreja ou da nossa morte. Até esse tempo chegar, devemos ser servos diligentes na administração desses valores para aumento do “patrimônio” do nosso Senhor.

Se recebemos dons e capacitação espiritual para evangelizar, ensinar, tocar instrumentos e entregar profecias, por exemplo, no dia da prestação de contas devemos nos apresentar com isso e com os resultados alcançados ao nosso Senhor. Quantos foram evangelizados e ensinados? Quantos libertos e salvos através do louvor? Quantos exortados, consolados e edificados pela palavra da profecia?

Da mesma forma, será exigida uma prestação de contas referente à capacidade dada a cada servo para administrar bençãos materiais. Essas bençãos foram gastas no deleite próprio ou foram usadas para glorificar ao Senhor? Houve generosidade, ofertas voluntárias e atos de amor através dessas bençãos “emprestadas” pelo Senhor?

Que no dia do nosso encontro com o Senhor, possamos ser dignos de sermos chamados servos bons e fiéis!


INVESTIMENTO EM BOLSA DE VALORES

Após essa exposição sobre a forma como um cristão deve se portar com relação ao dinheiro e qual deve ser a finalidade dos ganhos financeiros e materiais, passemos especificamente ao assunto relacionado com o investimento em bolsa de valores.

A bolsa de valores é o lugar onde são negociadas ações de diversas empresas. Todos os dias, milhões de ordens de compra e venda são executadas. Mas o que leva as pessoas à bolsa? E qual o interesse da empresa em ter suas ações listadas na bolsa de valores? Bolsa não é um lugar de apostas parecidas com jogos de sorte ou azar?

Primeiramente, acredito que não há nenhuma dúvida por parte dos irmãos sobre a licitude de se abrir uma empresa. Uma empresa que é criada, possui despesas e custos, que são cobertos por investimento financeiro por parte de seu proprietário. Caso ela gere lucro, parte desse lucro pode ser destinado à própria empresa para que ela cresça, gerando mais emprego e renda.

Acontece que, quando a empresa quer crescer e seus lucros não são suficientes para suprir a necessidade de investimento, ela tem que recorrer a empréstimos bancários ou abrir seu capital na bolsa de valores.

Portanto, bolsa de valores é o lugar onde uma empresa busca dinheiro para crescer e, em troca, oferece participação nos seus lucros aos acionistas (aqueles que compraram as ações). Após receber esse dinheiro por colocar suas ações na bolsa de valores, essas ações ficam disponíveis para serem negociadas.

Assim, fundamentalmente, quem compra uma ação está ajudando uma empresa a crescer.

Se não há dúvida quanto à licitude de se abrir uma empresa, não deveria haver esse pensamento quanto ao investimento na bolsa de valores, com uma ressalva: um cristão pode abrir qualquer tipo de empresa? Convém ao cristão abrir uma empresa para vender bebidas alcoólicas ou para realizar shows em casas noturnas, por exemplo?

Da mesma forma, dentro da bolsa de valores há diversas empresas nas quais o investidor deve analisar e decidir se quer ou não investir. Há empresas de bebidas, cannabis, construtoras, farmacêuticas, locadoras de veículos, bancos, mineradoras, geradoras de energia, etc. Um investidor deve pensar: quero ter parte do lucro dessa empresa?

Basicamente, isso é o que significa investir em bolsa de valores.

Contudo, há diversas operações que podem ser realizadas. Existem pessoas que ficam o dia inteiro com os olhos na tela para verem o sobe e desce de preços. Alguns até ganham dinheiro nessas movimentações de curto prazo, outros perdem.

Mas o objetivo desse estudo é expor a essência do investimento em bolsa de valores. A bolsa de valores é um lugar onde se negociam ações de diversas empresas. Selecionando empresas idôneas, que não desenvolvem atividades contrárias aos princípios cristãos, julgamos não haver pecado algum.

Na prática, aqueles que investem com objetivos de longo prazo tem colhido bons retornos, como por exemplo, ter uma renda complementar na aposentadoria ou poder pagar uma faculdade para um filho. Se uma empresa apresenta lucro, parte dele será distribuído ao acionista.

Vamos deixar um exemplo: hoje, nossa taxa Selic é próxima a 2% ao ano. Qualquer investimento em renda fixa (poupança, tesouro Selic, CDB, etc..) renderá próximo a isso. Por lei, uma empresa listada na bolsa deve distribuir pelo menos 25% de seu lucro ao acionista (através de dividendos ou juros sobre capital próprio). Há empresas hoje que distribuem com recorrência algo em torno de 6% ao ano.

Por fim, não se deseja aqui propagar o estímulo ao investimento em bolsa de maneira desmedida e irresponsável. Sempre devemos ser prudentes poupando, dentro da possibilidade de cada um, algum valor como reserva de emergência. Somos sujeitos a eventos fora do planejamento como problemas de saúde, sinistros, etc.

Mas, dentro da realidade e capacidade de cada um, investir uma parte em ações pode ser um bom plano para horizontes de longo prazo – maiores que 5 anos.

Caso o leitor tenha maior interesse no tema, há diversas fontes de estudo na internet. Contudo, aconselhamos se afastar de tudo que envolve promessas de ganhos em curto espaço de tempo.

Lembre-se sempre dos princípios que norteiam os atos de um cristão: essa atividade glorifica a Deus? Qual é o objetivo dela? O fruto desse investimento poderá ser apresentado ao Senhor em forma de ofertas, edificação da família, mais tempo para se dedicar à obra de Deus?

19 comentários:

  1. Muito esclarecedor. Entendo que as operações chamadas de "day-trade" que também são negociadas na Bolsa de Valores, estão muito relacionadas a questão do "jogo de azar", visto que essas ações necessariamente tem que ser negociadas e fechadas no mesmo dia.Inclusive recentemente houve um caso nos EUA que um jovem apostou uma quantia extremamente vultuosa nesse modelo de investimento e perdeu todo o investimento e em consequência disso o mesmo cometeu suicídio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu irmão, Day Trade não é cassino e nem jogo de azar, se esse jovem entrou sem preparo nenhum, sem gastar pelo menos 6meses de estudo com certeza o fez perder tudo, inclusive se investir nas ações erradas com swing trade ou bay and hold pode levar a pessoa a.perder tudo também...o grande problema estao nas pessoas que entram achando que vão ganhar dinheiro facil e ficarem ricas da noite pro dia sem estudar aquilo que estão fazendo...estudem muito antes de investir seja day trade ou bay and hold, é uma profissao como outra qualquer, se vc colocar uma roupa de medico
      e entrar numa sala de cirurgia pra fazer um procedimento sem ter passado pela faculdade de Medicina, o resultado vai ser um desastre. Agora, eu não concordo que servos, pastores e diáconos que entram em Pirâmides financeiras, pois isso sim é ilegal e não requer estudo nenhum...e muitos destes já entraram nessa.
      Otima argumentação nesse artigo. Um grande abraço

      Excluir
    2. Operações de curtos prazo não estão associadas aos fundamentos da empresa. O investidor que considera o fundamento de empresas para o longo prazo aplica a análise fundamentalista. Operações de curto prazo são realizadas com análise técnica (gráficos de tendência). O objetivo principal desse estudo foi abordar o investimento em bolsa sob a ótica espiritual. Julgo que não há nada contra operar para o longo prazo ou curto prazo (considerando os princípios abordados nesse estudo). Mas relacionado ao risco, com certeza movimentações de curto prazo são mais arriscadas, pois desconsideram os fundamentos da empresa. "Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade" (Pv 21.5 -NTLH)

      Excluir
    3. Qualquer coisa aqui na terra que for feito sem conhecimento a um preço a ser pago,Operações em bolsa de valores são totalmente saudáveis desde que tenha conhecimento e estudos no que está fazendo.

      Excluir
  2. Muito bom esse artigo!! Sobre day trade acho que devemos levar em conta o princípio espiritual, pra que queremos ganhar esse dinheiro? Se é pra ajudar familia, obra de Deus e pessoas necessitadas então não há erro algum, desde que como falaram, estude bastante antes de operar.. Day tarde não é errado pois ajuda a ter liquidez na bolsa, o que é importante para as empresas, e para a própria bolsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ai tem um porem um cristao deveria mesmo querer lucrar onde outras pessoas perdem ?

      Excluir
    2. Vocês precisam discernir, jogos de azar é loteria, jogo de bicho rifas, e um detalhe muito importante, depende exclusivamente de sorte, o mercado financeiro precisa de muito estudo, por acaso vocês sabem o que e conhecimento?

      Excluir
  3. Bom dia a todos, muito bom o artigo, mas, a pergunta que também temos que fazer, é: quando eu adquiro uma ação de uma determinada empresa, seja lícita, como foi comentada, eu estou me associando a essa empresa? Estou sendo um sócio dessa empresa? Porque se sim, vejo uma dificuldade aí para o crente investir na bolsa, pois a ordem para o crente em 2 cor 6:14 é: Não vós prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? Creio baseado nesse versículo que o crente pode ter um negócio, pode comprar e vender e negociar, mas nunca pode se envolver em fazer sociedade com pessoas descrentes , é só um pequeno pensamento que compartilho e se puderem comentar acredito que vai ajudar pensando por esse outro lado, obrigado, abraços a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor Anderson,

      Muito boa pergunta.

      Creio que essa questão de não se prender a um julgo desigual é melhor compreendida se lermos 1 Co 5.9-11 (Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
      Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
      Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais).

      Parece que o sentido dado a "que sociedade tem a justiça com a injustiça" é referente ao cristão, que foi lavado e remido pelo sangue de Jesus e feito justiça Nele, não realizar práticas injustas. 1 Co 5.9-11 deixa claro que não é pecado o cristão se relacionar com o não cristão. Nosso maior exemplo foi o próprio Jesus, que foi acusado pelos escribas e fariseus de se juntar aos publicanos e pecadores para comer e beber (Mc 2.16). Nesse tipo de relacionamento, o cristão deve manter o testemunho e orar para ser um instrumento de evangelismo à alma perdida.

      Por fim, não acredito ser esse o caso do tema desse artigo, pois o tipo de associação entre o investidor e a empresa da bolsa de valores é distante. É diferente da associação próxima tratada nesses versículos. De todo modo, como escrevemos, cabe ao cristão avaliar o tipo de negócio no qual vai investir, se a política da empresa é transparente, os gestores idôneos, etc.

      Excluir
  4. Particularmente creio que não há problemas em um cristão ter, comprar ou vender ações... Trata-se de um modelo de mercado. O que não caberia (por questões de consciência)seria o fato do cristão adquirir ações de grupos cuja atuação no mercado seja terminantemente contra a ética cristã... Não caberia a um cristão (por exemplo) negociar papeis de uma fábrica de cachaça ou de cigarros (se eles existissem) - Isto seria mau visto pela sociedade, além do fato que o cristão estaria usufruindo de valores advindos dos vícios e da miséria alheia. Se formos radicais e dissermos que o cristão não poderia comprar ou vender ações de empresas cujos sócios majoritários são descrentes ou ateus, seremos obrigados também a deixar de usar o dinheiro, cuja invenção remete totalmente ao mundo pagão... E a igreja cristã ao longo de sua história sempre fez uso de dinheiro para se manter e para cuidar dos necessitados...

    ResponderExcluir
  5. Pra mim o mais importante é analisar como essas empresas tratam seus funcionários e clientes, pq não há como ter a benção de Deus em negócios onde as pessoas são maltratadas. Igual a muitos negócios dirigidos por ``cristãos" onde os funcionários tem direitos desrespeitados e são tratados como bicho. Então além de analisar a atividade analisemos também as condições oferecidas ao próximo por essa empresa.

    ResponderExcluir
  6. Day trade é pecado sim! A bíblia condena ganhos rápidos e sem construtividade. Leia provérbios e verás, até mesmo o Judaísmo considera uma aposta como roubo. A vida de um Cristão está ligada a produção de frutos e o day trade não produz nada, já investir em ações seria correto pois ajuda a construir empresas e gerar empregos.

    ResponderExcluir
  7. A Paz do senhor a todos os irmãos,, venho aqui deixar minha humilde opinião a respeito do assunto quanto a investir na bolsa de valores, acredito eu que o único investimento ilícito seja em opções binárias pois a mesma é considerada como cassino e assim sendo seria como jogo de azar, onde tudo é programado para a casa ganhar e o apostador perder, quanto a ações em bolsa de valores eu não vejo problema algum, pois isso contribuí para o crescimento da empresa e consequentemente a geração de mais empregos,, quantos de nós que estamos aqui opinando cuja empresa que trabalhamos só cresceu pelo fato da mesma ter entrado na bolsa? Isso se chama modernização irmãos,, quantas empresas poderiam ter fechado e ter demitido milhares de pessoas se não tivessem suas ações na bolsa? Um resumo bem fácil para se entender,, quantos irmãos nosso que trabalham em empresas cujos donos são maçons, espíritas, ateus,né até mesmo satanistas!! sim isso mesmo nós não conhecemos nossos patrões, não sabemos nada de suas rotinas diárias,, mas mesmo assim nossos dízimos são aceitos nas igrejas, ou não? Resumindo, não vejo nada de mais em se operar na bolsa, porém como já foi dito não podemos comprar ações de empresas que trabalham com negócios contrários ao que Deus ordena para o cristão, desde que ele esteja ciente disso é claro.....espero que meu comentário tenha contribuído de alguma forma🙏

    ResponderExcluir
  8. Queria eu ter lido isso antes, fiquei um mês e pouco operando day trade, perdi todo meu dinheiro, abri a situação para família que aconselhou a parar imediatamente, pois eu já estava querendo emprestar dinheiro para tentar "recuperar" hoje sofro de ansiedade, dores abdominais e outros, isso é uma coisa do inimigo mesmo, ninguém o faça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amigo , um mês , sabia que para um sujeito chegar a entrar em um mercado como esse o cara tem que falar em estudos , e se alto dominar , não deixar que a ganância seja maior que a razão ... Como falam o maior problema e o psicológico...aí descriminar uma coisa que não consegue nao da para entender...

      Excluir
  9. No meu entendimento quando ganhamos de forma rápida ou mais demorada, pagando o imposto é ganho honesto , somente um detalhe, precisa estudar, muito buscar conhecimento necessário como em qualquer profissão.

    ResponderExcluir
  10. Ola. Eu faço swing trader a mais de 3 anos. Nunca fiquei rico. Ja ganhei bastante dinheiro e perdi bastante também. Quando perco fico chateado, mas não me abalo tanto, me conformo rápido. Confesso q atrapalha ba fé sim, pois se eu tiver num ganho muito alto. Acabo deixando de pensa6em Deus naquele mom6. Acho q não dá pra comandar o dinheiro e viver3em Deus ao mesmo tempo. Deus abençoe todos

    ResponderExcluir
  11. Olá, irmão ...olha a maioria dos trabalhos demanda esforço, alguns direcionaram suas atenções ao varejo outros ao mercado de trabalho ( carteira assinada) etc... O mercado finaceiros envolve conhecimentos que se adquire durante um bom tempo alguns se aventura e por ganância acabam perdendo o seu dinheiro , mas como o nome fala e um mercado financeiro onde pessoas compram e vendem o tempo todo, então como alguns dizem se eu realizar um negócio por exemplo: comprei uma cisa e acender por um valor um pouco mais alto , que seja no mesmo dia não pode ...tenho que esperar uma dias ou meses para uqr seja um investimento correto existe muitas controvérsias nisso ,e ruim sim quando a farmácia o sega e vc vira escravo desta ...e concordo que jogo de azar (de azar), não e aprovecel .

    ResponderExcluir
  12. Olha esta questão ficou muito clara . Bolsa de valores é um investimento como qualquer outro a diferença são ganhos que pode ser a longo prazo muito satisfatório. Porém creio que uma instituição religiosa investir em bolsa de valores é inadequada pois em tese os juntos desta instituição está sendo através de dízimos e ofertas,vinda de muito suor. O montante então que sobra nai deveria ir para bolsa e sim para ajudar aos necessitados tanto de dentro como de fora da mesma.

    ResponderExcluir

Temas

Topo