A RESPONSABILIDADE DE EVANGELIZAR

POR NILDO OLIVEIRA
A RESPONSABILIDADE DE EVANGELIZAR

O cristão verdadeiro jamais poderá dizer que não tem o chamado para evangelizar, alegando não ter dom para isso. Não se trata apenas de um dom, mas de uma ordem de Jesus à sua Igreja. (Mc.16:15) Todo cristão tem o dever de evangelizar, em obediência ao Senhor. Temos o dever de proclamar a glória de Cristo a todos que passarem por nossas vidas. Evangelizar deve ser um estilo de vida e não apenas um evento esporádico.


1. DE QUEM É A RESPONDADE DE EVANGELIZAR?

Não é uma responsabilidade exclusiva do pastor.  Jesus entregou à Sua Igreja (Corpo de Cristo) a responsabilidade de realizar essa tarefa. A missão da Igreja é pregar o evangelho do Reino de Deus e fazer discípulos em todo o mundo, ensinando-lhes exatamente o que Jesus ensinou (Marcos 16:15, Mateus 24:14; 28:19-20).


2. OS DOIS PRINCIPAIS MEIOS SÃO

2.1 - Pregando:  "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15)

2.2 - Testemunhando: "E destas coisas sois vós testemunhas." (Lucas 24:48).

Ainda em outro momento Jesus Disse: "Que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém" (Lc.24:47). E em sua ascensão Jesus disse aos seus discípulos: "E sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra" (At.1:8).

O modelo da igreja primitiva acerca de evangelismo foi: "E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo" (At. 5:42). Os primeiros Cristão acreditavam que todos aqueles que estivessem sem Cristo estavam perdidos, eles sentiram a necessidade de apresentar o evangelho a todos.


3. ETAPAS IMPORTANTES

Primeiramente precisamos entender que se apresenta Cristo ao pecador através do  evangelho de Cristo. O pecador precisa se arrepender de seus pecados e depois que ele começa a caminhar se apresenta a doutrina.

O pecador não pode ir a Cristo com medo do inferno. Ele deve ir a Cristo com desejo do Céu.

É necessária uma explicação clara e detalhada do Plano de Salvação para que a pessoa entenda o que Jesus quer de sua vida. Apenas dizer um “Jesus te ama" não é o suficiente para evangelizar uma pessoa. É preciso entender e reconhecer que precisa de salvação.


4. COMO EVANGELIZAR?

Vejamos um modelo de apresentação do evangelho chamado PLANO SIMPLES da Salvação que pode ajudar numa explicação clara do Evangelho.


5. ENTENDENDO ALGUNS TERMOS

É essencial que se possa definir alguns termos relacionados  à missão ,da igreja ,e partir disso, entender melhor a tarefa que lhe foi incumbida, pois tais termos se alistam diretamente com aquilo que cabe a igreja desempenhar no cumprimento de seus deveres. Desta forma, vale entender melhor terminologias como Evangelho, evangelização e evangelista.

5.1 - Evangelho;
5.2 - Evangelização;
5.3 - Evangelista.

5.1 - Evangelho: Evangelho significa “boas-novas” ou “boas-notícias”. Evangelho pode ser entendido como a própria mensagem da missão da igreja, pois Evangelho é novidade ou a boa notícia de Deus para o homem. (Lc. 2:10-11).

O termo “evangelho” é empregado pelo menos setenta e seis vezes no NT, sempre no sentido da mensagem essencial da salvação. Em tais passagens, a palavra “evangelho” é acompanhada de diversas frases descritivas, porém sempre conservando o mesmo significado, como por exemplo:

1 - O Evangelho do Reino (Mt 4:23; 9:35; 24:14);

2 - O Evangelho de Jesus Cristo (Mc 1:1; Rm 15:19; 1Co 9:12; 2Co 2:12);

3 - O Evangelho de Deus (Mc 1:14; Rm 1:1; 15:16);

4 - O Evangelho da Graça de Deus (At 20:24);

5 - O Evangelho de Seu Filho (Rm 1:9);

6 - O Evangelho da Glória de Cristo (2Co 4:4);

7 - O Evangelho da vossa salvação (Ef 1:13);

8 - O Evangelho da paz (Ef 6:15);

9 - O Evangelho eterno (Ap 14:6).


5.2 - Evangelização: A palavra evangelização deriva-se de evangelho e é usada para definir a tarefa da igreja.  EVANGELIZAR é pregar o evangelho, difundir o evangelho.

O evangelismo ou a evangelização, nada mais é do que “levar as boas-novas” ou “levar as boas-notícias”.

5.3 - EVANGELISTA: Evangelista é a pessoa que conhece o evangelho e se dispõe a levar a boa notícia de Deus a todas as pessoas. A pessoa que uma vez foi alcançada pelo amor de Deus, deseja em seu coração que outros também sejam alcançados.

Resumidamente, o evangelista proclama o Evangelho através da evangelização.

A palavra “evangelista“ podemos encontrar três vezes em todo o Novo Testamento:

1. No livro de Atos (At 21:8) o substantivo evangelista é atribuído a Filipe, chamado de “Filipe, o Evangelista”;

2. Na Epístola de Paulo aos Efésios (4:11), a palavra é citada na lista de oficiais fornecida por Paulo;

3. Na Segunda Epístola de Paulo a Timóteo (4:5), onde Timóteo é exortado a desempenhar a obra de um evangelista.


CONCLUSÃO

Entendemos que a igreja não foi chamada para ensinar outras ciências da área do conhecimento humano, como também não foi chamada a ensinar uma forma organizacional, mas para espalhar a mensagem do evangelho, a qual precisa ser o foco principal. Porém, o evangelho pode comunicar-se com outras áreas do conhecimento, o importante é manter o foco para que a mensagem não se perca e não seja confundida com outras informações a tal ponto que a racionalização das coisas impeça o agir de Deus na vida do homem.

“Deus não tem uma missão para a sua Igreja, mas uma Igreja para a Sua missão” (BOSCH, 2002, p. 23).

Que preguemos o Evangelho puro e simples de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo