A RESPONSABILIDADE DE EVANGELIZAR

POR NILDO OLIVEIRA
A RESPONSABILIDADE DE EVANGELIZAR

O cristão verdadeiro jamais poderá dizer que não tem o chamado para evangelizar, alegando não ter dom para isso. Não se trata apenas de um dom, mas de uma ordem de Jesus à sua Igreja. (Mc.16:15) Todo cristão tem o dever de evangelizar, em obediência ao Senhor. Temos o dever de proclamar a glória de Cristo a todos que passarem por nossas vidas. Evangelizar deve ser um estilo de vida e não apenas um evento esporádico.

DE QUEM É A RESPONDADE DE EVANGELIZAR?
Não é uma responsabilidade exclusiva do pastor.  Jesus entregou à Sua Igreja (Corpo de Cristo) a responsabilidade de realizar essa tarefa. A missão da Igreja é pregar o evangelho do Reino de Deus e fazer discípulos em todo o mundo, ensinando-lhes exatamente o que Jesus ensinou (Marcos 16:15, Mateus 24:14; 28:19-20).

OS DOIS PRINCIPAIS MEIOS SÃO:

PREGANDO:  "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15)

TESTEMUNHANDO: "E destas coisas sois vós testemunhas." (Lucas 24:48).

Ainda em outro momento Jesus Disse: "Que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém" (Lc.24:47). E em sua ascensão Jesus disse aos seus discípulos: "E sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra" (At.1:8).

O modelo da igreja primitiva acerca de evangelismo foi: "E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo" (At. 5:42). Os primeiros Cristão acreditavam que todos aqueles que estivessem sem Cristo estavam perdidos, eles sentiram a necessidade de apresentar o evangelho a todos.

ETAPAS IMPORTANTES:
Primeiramente precisamos entender que se apresenta Cristo ao pecador através do  evangelho de Cristo. O pecador precisa se arrepender de seus pecados e depois que ele começa a caminhar se apresenta a doutrina.

O pecador não pode ir a Cristo com medo do inferno. Ele deve ir a Cristo com desejo do Céu.

É necessária uma explicação clara e detalhada do Plano de Salvação para que a pessoa entenda o que Jesus quer de sua vida. Apenas dizer um “Jesus te ama" não é o suficiente para evangelizar uma pessoa. É preciso entender e reconhecer que precisa de salvação.

COMO EVANGELIZAR?
Vejamos um modelo de apresentação do evangelho chamado PLANO SIMPLES da Salvação que pode ajudar numa explicação clara do Evangelho:


ENTENDENDO ALGUNS TERMOS:
É essencial que se possa definir alguns termos relacionados  à missão ,da igreja ,e partir disso, entender melhor a tarefa que lhe foi incumbida, pois tais termos se alistam diretamente com aquilo que cabe a igreja desempenhar no cumprimento de seus deveres. Desta forma, vale entender melhor terminologias como Evangelho, evangelização e evangelista.

1.1 - Evangelho;
1.2 - Evangelização;
1.3 - Evangelista.

1.1 - EVANGELHO:
Evangelho significa “boas-novas” ou “boas-notícias”. Evangelho pode ser entendido como a própria mensagem da missão da igreja, pois Evangelho é novidade ou a boa notícia de Deus para o homem. (Lc. 2:10-11).

O termo “evangelho” é empregado pelo menos setenta e seis vezes no NT, sempre no sentido da mensagem essencial da salvação. Em tais passagens, a palavra “evangelho” é acompanhada de diversas frases descritivas, porém sempre conservando o mesmo significado, como por exemplo:

• O Evangelho do Reino
(Mt 4:23; 9:35; 24:14).
• O Evangelho de Jesus Cristo
(Mc 1:1; Rm 15:19; 1Co 9:12; 2Co 2:12).
• O Evangelho de Deus
(Mc 1:14; Rm 1:1; 15:16).
•  O Evangelho da Graça de Deus
(At 20:24).
• O Evangelho de Seu Filho
(Rm 1:9).
• O Evangelho da Glória de Cristo
(2Co 4:4).
• O Evangelho da vossa salvação
(Ef 1:13).
• O Evangelho da paz
(Ef 6:15).
• O Evangelho eterno
(Ap 14:6).

1.2 - EVANGELIZAÇÃO:
A palavra evangelização deriva-se de evangelho e é usada para definir a tarefa da igreja.  EVANGELIZAR é pregar o evangelho, difundir o evangelho.

O evangelismo ou a evangelização, nada mais é do que “levar as boas-novas” ou “levar as boas-notícias”.

1.3 - EVANGELISTA:
Evangelista é a pessoa que conhece o evangelho e se dispõe a levar a boa notícia de Deus a todas as pessoas. A pessoa que uma vez foi alcançada pelo amor de Deus, deseja em seu coração que outros também sejam alcançados.

Resumidamente, o evangelista proclama o Evangelho através da evangelização.

A palavra “evangelista“ podemos encontrar três vezes em todo o Novo Testamento:

• No livro de Atos (At 21:8) o substantivo evangelista é atribuído a Filipe, chamado de “Filipe, o Evangelista”.
• Na Epístola de Paulo aos Efésios (4:11), a palavra é citada na lista de oficiais fornecida por Paulo.
• Na Segunda Epístola de Paulo a Timóteo (4:5), onde Timóteo é exortado a desempenhar a obra de um evangelista.

CONCLUSÃO:
Entendemos que a igreja não foi chamada para ensinar outras ciências da área do conhecimento humano, como também não foi chamada a ensinar uma forma organizacional, mas para espalhar a mensagem do evangelho, a qual precisa ser o foco principal. Porém, o evangelho pode comunicar-se com outras áreas do conhecimento, o importante é manter o foco para que a mensagem não se perca e não seja confundida com outras informações a tal ponto que a racionalização das coisas impeça o agir de Deus na vida do homem.

“Deus não tem uma missão para a sua Igreja, mas uma Igreja para a Sua missão” (BOSCH, 2002, p. 23).

Que preguemos o evangelho puro e simples de Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo