AS TRÊS PÁSCOAS DE JESUS

POR JOSENILSON FÉLIX
AS TRÊS PÁSCOAS DE JESUS

“E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.” João 2:13

Jesus começou o seu ministério terreno aos 30 anos, sendo que este durou aproximadamente três anos. 

A bíblia fala os lugares onde ele esteve nas ultimas três pascoas (alguns acham que existiu uma 4 - Jo 5:1), como também descreve as atitudes que ele tomou e fatos que ocorreram. essas três páscoas revelam o projeto de salvação de Deus para a sua igreja fiel: Conversão, caminha e arrebatamento.



A PRIMEIRA PÁSCOA - CONVERSÃO

Na primeira páscoa Jesus vai a Jerusalém e ali, ao entrar no templo, se indigna com os que estava acontecendo la dentro. Mesas com cambistas, animais dentro do templo, comércio dentro da casa de Deus.

Jesus pega um chicote (azorrague) e expulsa os vendedores , os animais e derruba as mesas. Enfim, faz uma limpeza no templo e diz que aquele lugar era casa de oração (Jo 2:13-16).

É interessante que Jesus sempre tratou com brandura os pecadores que vinham ate elem por vezes chamando mulheres pecadoras de 'filhas", chamando Judas de amigo. No texto que lemos, Jesus age com veemência. 

Esta primeira páscoa representa a conversão. O Senhor ama o pecador, mais abomina o pecado. Daí a forma contundente como Jesus age, limpando o templo. O homem é templo de Deus, morada do Espírito Santo (1 Cor 6:19) mais o pecado, as coisas desta vida, as coisas carnais tem habitado este templo que e o coração do homem.

Conversão é mudança, e Jesus não acordo com o pecado. Para que ele entre na vida do homem, o pecado tem que sair. Ele é aquele que purifica o templo, que santifica a vida daqueles que o recebem. " Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração" ( Salmos 24:3-4).



A SEGUNDA PÁSCOA - CAMINHADA

Na segunda páscoa Jesus não vai para Jerusalém, mas fica nas imediações do mar da Galileia, e ali acalma a tempestade. Em outro episódio ele multiplica os pães para uma multidão faminta. Está páscoa fala da caminhada da igreja para este mundo (mar).

Após a conversão, inicia-se uma caminhada com jesus, que é marcada pelas tempestades que se levantam no lar, trabalho, no casamento e na vida material. Mas não estamos sós, Jesus está conosco, e ele tem poder para acalmar as tempestades que assolam a nossa vida, para multiplicar os pães bos momentos de necessidades, operar milagres e maravilhas em nosso trajeto para a eternidade.

É interessante que especificamente nessa segunda páscoa muitos abandonam Jesus, momento que Pedro diz: "Senhor para quem iremos nós: tu tens as palavras de vida eterna" (Jo 6:68). Muitos te abandonado Jesus nessa caminhada, mais como Pedro, nós sabemos que em nenhum outro há salvação.



A TERCEIRA PÁSCOA - ARREBATAMENTO

Na terceira e última páscoa de sua vida terrena, Jesus vai novamente a Judeia e entra triunfalmente com seus discípulos  (Jo 12:12-19), demostrando o quadro perfeito da entrada triunfal de Jesus com sua igreja na Jerusalém celestial. Na eternidade também cearemos e estaremos com ele para sempre.


CONCLUSÃO

Que projeto glorioso contido nessas três páscoas; conversão, caminhada e arrebatamento!

Páscoa significa passagem, pois nesse projeto não é para esta vida, estamos de passagem aqui, esse projeto é para vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo