A DOUTRINA DO NOVO NASCIMENTO

POR ÁLVARO OSTROSKI
A DOUTRINA DO NOVO NASCIMENTO

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus". João 3:3-5

O texto de João 3:1-21 narra o encontro de Nicodemos que era um fariseu e um dos lideres judaicos (príncipe dos judeus) com Jesus.

CONTEXTO HISTÓRICO:

Nicodemos estava impactado pelos milagres e ensinos operados por Jesus e reconheceu que aquilo que Ele operava vinha da parte de Deus (v.2).

O povo judeu aguardava um libertador vindo da parte de Deus, para os livrar do domínio Romano e provavelmente Nicodemos queria saber se Jesus era esse libertador que traria a paz a Israel. Jesus vai mostrar a Nicodemos que estava trazendo sim um reino, contudo esse reino tinha a característica de ser espiritual.

Bom salientar que acreditamos que as promessas que o Antigo Testamento apresenta sobre um rei assentado sobre o trono de Davi em Jerusalém vai se concretizar durante o Governo Milenar de Jesus na terra (Apocalipse 20:4-6 e Isaías Cap. 11), o qual ocorrerá após a segunda vinda de Jesus, conforme a visão Escatológica Pré-Milenista, da qual fazemos parte.

Na conversa com Nicodemos, Jesus trata de uma das doutrinas fundamentais da fé cristã, presente na vida do cristão e que o faz integrante do Reino de Deus. Vejamos alguns pontos desta doutrina:

PRIMEIRO PONTO:

1.  Ser freqüentador, participante ou até exercer liderança em determinada igreja, denominação, ou religião não faz de você um salvo, um integrante do Reino de Deus. Nicodemos achava que por ser judeu, descendente genealógico de Abraão, tinha parte no reino de Deus (v.10-12).

SEGUNDO PONTO:

2. Para ser um integrante do Reino de Deus você precisa de um fenômeno espiritual chamado Novo Nascimento (v.3). Que é o nascimento espiritual da pessoa (v.6). O cristianismo bíblico não tenta convencer as pessoas a crerem em Jesus pela espada como outras religiões ou por persuasão filosófica, mas é uma ação divina no interior do homem. Interessante que o Evangelho de João tem paralelos com Gênesis, por exemplo, o Capítulo 1 de Gênesis registra a Criação e o Capítulo 1 de João demonstra que Jesus é o autor desta Criação. Já no Capítulo 3 de Gênesis temos a queda do homem, que deixou de ser espiritual para ser carnal, todavia no Capítulo 3 de João temos Jesus ensinando como o homem deixa de ser carnal para se espiritual. 

DUAS CARÁCTERISTICAS DO NOVO NASCIMENTO:

  • Nascer da Água;
  • Nascer do Espírito.

O QUE É NASCER DA ÁGUA E NASCER DO ESPÍRITO?

NASCER DA ÁGUA:

A água no Antigo Testamente foi muito ligada a ação de purificar (Levítico 16:3,4 e João 2:6). Nascer da Água está ligado com a obra purificadora do Espírito Santo na vida do cristão. Veja o que Paulo diz na carta a Tito 3:5b “nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”. A idéia aqui é de que quando chegamos à presença de Deus estávamos sujos pelo pecado e a primeira ação do Espírito Santo foi de nos purificar, nos lavar. Essa água que lava o homem é a Palavra de Deus (Efésios 5:26 e João 15:3)

NASCER DO ESPÍRITO:

Nascer do Espírito está ligado à mudança de direção da vida do cristão, onde quem o dirige agora é o Espírito Santo (v.8). Antes da conversão o homem era dirigido por sua própria filosofia de vida (João 21:8) e era dominado pelo pecado (Romanos 6:12-14).

O nascido do Espírito não se conforma mais com essa vida pecaminosa, mas ele quer fazer a vontade de Deus (Romanos 12:2).

O nascido do Espírito tem uma mudança radical em seu comportamento tanto individual, quanto social (Efésios 4:20-32). Essas práticas cristãs descritas em Efésios 4:20-32 se forem adotadas somente com um caráter legalista não terão valor e com o tempo serão inatingíveis, por isso só podem ser praticadas pelo nascido do Espírito que tem o auxilio do Espírito Santo para as fazer.

COMO EU SEI SE SOU NASCIDO DO ESPÍRITO?

Alguns poderão dizer que a evidencia de ser novo nascido está nos dons espirituais. E a resposta é NÃO (Mateus 7:21-23). A evidência está na mudança de comportamento que o Espírito Santo faz em você, isso se chama Frutos do Espírito que encontramos em Gálatas 5:22-25.

Ser novo nascido é ser radicalmente oposto ao que você era antes: É a pessoa que mentia e agora odeia a mentira; É a pessoa que roubava e agora odeia o roubo; É a pessoa que usava drogas e agora odeia as drogas; É a pessoa que freqüentava prostíbulos e agora odeia a promiscuidade. E você não é radicalmente oposto por força de vontade, mas por operação do Espírito Santo em você.

CONCLUSÃO:

Muitos interpretam a pergunta de Nicodemos no verso 4 “como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?” como sendo uma expressão racional de alguém que não estava entendendo o que Jesus dizia, mas Nicodemos era um doutor e sabia muito bem o que Jesus quis dizer.

A pergunta que Nicodemos estava fazendo era à mesma que eu e você podemos fazer ao ouvir o ensino de Jesus que é: “Vou ter que recomeçar? E tudo que eu vivi? E tudo o que eu aprendi? E minha religião, meus conceitos, minhas filosofias de vida? O que eu faço com tudo isso?

Para a resposta desta pergunta cito as palavras do Apóstolo Paulo em Filipenses 3:7.8 “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo”.

Hoje é a oportunidade de você ser radicalmente transformado, de você recomeçar e adentrar no reino de Deus, conquistado por Jesus na cruz em nosso favor.

ASSISTA ABAIXO A PREGAÇÃO COMPLETA:

4 comentários:

  1. O novo nascimento, não nos coloca como mais um em uma placa denominacional,mas nos integra ao Corpo de Cristo,para o Reino de Deus.

    ResponderExcluir
  2. E conhecerei a verdade e a verdade vos libertará, João 8,32

    ResponderExcluir
  3. João 8,36 se, pois o filho vos liberta, verdadeiramente sereis livres.

    ResponderExcluir

Temas

Topo