AS DEZ VIRGENS - MOMENTO, AVISO E ORIENTAÇÃO

POR NILDO OLIVEIRA
AS DEZ VIRGENS - MOMENTO,  AVISO E ORIENTAÇÃO

"Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro". Mateus 25:6

A parábola das dez virgens é sem dúvida uma das parábolas mais conhecidas pelos cristãos. Iremos fazer uma breve análise do verso 6, fazendo um paralelo profético com o cuidado que cada cristão deve ter nesses três pontos apresentados a seguir:


MOMENTO PROFÉTICO: MEIA NOITE

Perto da meia noite - representa o início de um novo dia. Um dia terminou a meia noite e se inicia um novo dia. Estamos vivendo próximo desse momento onde viveremos num novo dia, um novo momento para a igreja, viveremos na eternidade com Jesus.

Meia noite representa também o momento do dia mais escuro (densas trevas), onde a maioria da população está dormindo em suas casas. Vivemos esse momento profético de pecado onde não há a luz de Jesus nas vidas das pessoas, as pessoas estão acomodadas nos seus posicionamentos, dormindo o sono espiritual.

A palavra diz (e a meia noite) não foi (perto da meia noite), fala do momento do arrebatamento, quem for servo e tiver cheio do Espírito Santo vai para as bodas com o noivo, quem não for fiel fica, ai o período da graça acaba para os gentios, por isso no final do texto diz: vigiai porque ninguém sabe o dia nem a hora.

Á meia noite - Nos fala de um tempo. O homem precisa lembrar que ele tem um fim, que é a morte, onde o seu tempo é finito e o seu relógio biológico está dentro do Cronos. Precisamos entrar no Tempo de Deus (kairos), para assimilarmos o Momento Profético Atual da meia-noite que antecede a Volta de Jesus. 


AVISO - "AI VEM O ESPOSO!"

Durante esse momento final da igreja na terra, onde muitos vivem em trevas, há um aviso sendo proclamado: Jesus vem, MARANATA!

Todos precisam entender esse aviso. Interessante que a expressão é que foi um grito, ou seja, um alerta para que a igreja despertasse do sono. Precisamos está atentos a esse aviso importante que se dará num momento único, no momento da partida. Não haverá duas oportunidades.

O problema está em não se atentar para o perigo do momento de densas trevas e se não tomarmos cuidado, se não zelarmos pela bênção do Espírito Santo ele vai se retirar das nossas vidas, é preciso muito mais que apenas ir a Igreja, é preciso ser Igreja.

Aí vem o Esposo - Só clama a vinda de Jesus quem tem o Espírito Santo dentro de si. Devido ser meia-noite, muitos dormem ou estão adormecendo, e tem dificuldade de ouvir e entender esse clamor. O Espírito Santo ainda está neste mundo, não basta só ouvir o clamor, temos que ir ao encontro.


ORIENTAÇÃO -  SAÍ AO ENCONTRO

Neste momento há uma única orientação: sair ao encontro. 

Pra sair ao encontro do noivo (Jesus) precisamos tomar as seguintes atitudes:

Acordarmos: Sono espiritual, ninguém sai ao encontro de alguém dormindo, as dez virgens estavam dormindo, precisam acordar. ( Romanos 13:11)

Entrar no caminho: Para irmos até alguém precisamos trilhar um caminho, esse caminho é Cristo;  ( João 14:6 )

Preparar a candeia: Se andarmos sem luz erramos o caminho, não alcaremos a promessa, e o Senhor não irá nos indentificar como servos. ( 1 João 1:7 ) 

Saí-lhe ao encontro - Os sinais, avisos e juízos estão patentes aos olhos de todos; Essa ordem só escuta quem está com o azeite em seus corações;  Quem está se preparado; O Senhor vem buscar aquilo que é Dele, que Ele deixou para nos consolar, O Espírito Santo. Se tivermos, casaremos e entraremos com Ele para a Festa Eterna.



O CLAMOR DAS QUE FICARAM

"E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos". Mt 25:12

Todas tinham vestes núpcias, todas foram convidadas, todas eram virgens, todas estavam adornadas, todas tinham lâmpadas, ou seja, não havia diferença entre elas até a meia noite. O único que conhecia a diferença entre elas era o narrador da parábola (Jesus). E a diferença era o AZEITE!

Nesta última hora o amigo do noivo (O Espírito Santo) está anunciando que Jesus  está  as portas e só entrará  para as bodas quem tem o azeite (quem tem a benção do Espírito Santo) e que esta dentro da casa integrado no corpo, não há tempo pra ficarmos de fora (fora da presença  do Senhor).


CONCLUSÃO

O momento de buscar a bênção é agora, não adianta deixar pra última hora, muitos pensam que ainda vai demorar para que Jesus volte, porém os sinais dizem o contrário. Os sinais estão apontando para o grande acontecimento, se não atentarmos e buscarmos, nossas lâmpadas se apagarão.

Diante do MOMENTO PROFÉTICO o AVISO foi dado e está sendo dado ao mundo, todos estão ORIENTADOS. A pergunta é: COMO VOCÊ ESTÁ INDO AO ENCONTRO DO NOIVO?

Um comentário:

Temas

Topo