SACERDOTES ELIASIBE E ELI, LIDERANÇAS CORROMPIDAS

POR NILDO OLIVEIRA
SACERDOTES ELIASIBE E ELI, LIDERANÇAS CORROMPIDAS

Neste estudo, faremos uma análise dos principais erros dos Sacerdotes Eliasibe e Eli, o que os levou a decadência espiritual. E como as lideranças de nosso século podem evitar esses erros.



SUMO SACERDOTE ELIASIBE

Eliasibe, em hebraico Elyashiyb (אלישיב), provavelmente significa “Deus restaura“. Em algumas versões da Bíblia, o nome é traduzido para Eliasib.

Foi sumo sacerdote no tempo de Esdras e Neemias (Ne 12.22, 23). Ele reconstruiu o muro de Jerusalém em sua parte oriental (Ne 3.1). O favorecimento que ele deu a Tobias, o amonita, provocou a indignação de Neemias (Ne 13.4,7).

O filho e o neto de Eliasibe se casaram com mulheres da família de Tobias (amonita) e de Sambalate (horonita). Ou seja, fizeram aliança com mulheres que não eram do povo de Israel e isto era algo inaceitável diante de Deus (Dt 7.1-4).

Mas a família de Eliasibe era uma família sacerdotal, vidas escolhidas, separadas e preparadas para realizar o trabalho que Deus tinha confiado a eles. Eliasibe deveria ter rejeitado aquelas uniões. Mas ele fez justamente o contrário: ele se ajuntou com Tobias e colocou seus móveis no pátio do templo.

Eliasibe retirou os objetos do culto: as ofertas de manjares, o incenso, os utensílios do templo, e no lugar das coisas sagradas, colocou os móveis de Tobias, inimigo de Israel. Eliasibe olhou o seu interesse pessoal e preferiu agradar ao homem a agradar a Deus. Tornou-se carnal e permitiu que o mal viesse para dentro da Casa do Senhor.

O Sumo Sacerdote Eliasibe tornou um exemplo negativo. Era espiritual; acabou como carnal.



SUMO SACERDOTE ELI

Eli Significa "elevadíssimo", "exaltado", "o Altíssimo" ou "o meu Deus é excelso".

Eli foi o sumo sacerdote no tempo da juventude do profeta Samuel. Além do sacerdócio, Eli também serviu como um juiz de Israel por quarenta anos (1 Sm 4.18).

A história do Sacerdote Eli ficou marcada por ter criado o Jovem Samuel e também pela rebeldia de seus filhos.

Eli ministrava no Tabernáculo que havia sido levantado em Siló após o tempo de peregrinação no deserto (Js 18.1; Jz 18.31). Ele aparece pela primeira vez no momento em que Ana, esposa de Elcana, orou a Deus pedindo por um filho. O sumo sacerdote Eli mostrou falta de sensibilidade espiritual ao interpretar de forma equivocada a atitude de Ana. Ele pensou que aquela mulher devotada estava embriagada (1 Sm 1.14). Mas depois que ela lhe explicou suas razões, Eli a despediu com uma bênção (1 Sm 1.17). Aqui Eli já demonstrava sua decadência espiritual.

A decadência da casa de Eli: O grande problema de Eli foi negligênciar a criação de seus filhos. Ele era pai de dois homens, Hofni e Finéias. Como Eli já tinha a idade muito avançada, seus filhos passaram a ter cada vez mais responsabilidades no serviço do Tabernáculo.

Mas os dois filhos de Eli não tinham qualquer temor a Deus e nem respeito pelo próprio pai. Eles transgrediam a Lei de Deus de muitas maneiras. Eles violavam as ofertas e sacrifícios ao Senhor, e roubavam aquilo que era consagrado a Deus (1 Sm 2.12). Além disso, eles seduziam as mulheres que se ocupavam de forma voluntária de algum serviço relacionado ao funcionamento do Tabernáculo.

A prática pecaminosa e imoral dos filhos de Eli era conhecida por todo o Israel e influenciava negativamente o povo (1 Sm 2.22-24). A Bíblia mostra a tentativa patética de Eli de repreender seus filhos. Mas eles já estavam com suas mentes cauterizadas (2 Tm 4.2) pelo pecado e tinham atingido um nível de endurecimento tão profundo que o juízo de Deus sobre eles era inevitável (1 Sm 2.25).

O erro fatal que Eli cometeu foi o de honrar mais os seus filhos do que ao Senhor. Além disso, a forma que Deus o corrige dá a entender que Eli estava se beneficiando do comportamento ganancioso de seus filhos  (1 Sm 2.29).

Eli recebeu a notícia sobre a perda da Arca, ele caiu da cadeira para trás e quebrou o pescoço. Quando sua nora grávida, a esposa de Finéias, ouviu as más notícias, entrou em trabalho de parto. Ela deu à luz a um menino, e antes de morrer lhe chamou de Icabô, dizendo: “Foi-se a glória de Israel” (1 Sm 4.21). Ela disso isso porque sabia que seu marido e sogro foram responsáveis pela calamidade em Israel com a perda da Arca do Senhor. O sumo sacerdote Eli morreu aos noventa e oito anos.



AS LIDERANÇAS HOJE

Como vimos nos exemplos acima, as lideranças corrompidas geram grandes prejuízos Espirituais para o povo de Deus.

Hoje temos visto líderes religiosos com posturas semelhantes de Eliasibe e Eli. E a única maneira desses líderes serem restaurados é uma volta às Escrituras. 

É bom lembrar que na vida do povo de Israel a restauração recomeçou quando o livro de Moisés foi aberto. Sem profecia o povo se corrompe (Pv 29.18). Sem a Palavra de Deus, o povo perde o caminho. Não há restauração Espiritual sem volta às Escrituras.

Hoje, a maior necessidade da igreja evangélica e de suas lideranças é uma volta profunda à Palavra.

E não se confunda - Vemos líderes até com bíblias nas mãos, com grande formação teológica, mas não colocam a palavra em prática em suas vidas.



CONCLUSÃO 

A restauração depende de líderes comprometidos com Deus e com sua Palavra.

Neemias diferente de Eliasibe e Eli foi uma forte liderança espiritual: Homem sensível, íntegro, leal a Deus, ao rei e ao povo; estável emocionalmente, tinha grande discernimento espiritual, profunda coragem e era comprometida com a Palavra e com a oração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo