A VOLTA DE JESUS

POR ÁLVARO ORTROSKIA VOLTA DE JESUS


ESBOÇO DO ARTIGO


1. Introdução
2. A promessa da Volta
3. Quando será a Volta de Jesus?
4. A Volta de Jesus está próxima ou longe?
5. Quais os sinais da Volta de Jesus?
6. Arrebatamento da Igreja
7. Grande Tribulação
8. Juízo Final
9. Estado Eterno
10. Conclusão


1. INTRODUÇÃO


Neste artigo abordaremos de forma sucinta e simples os temas envolvendo a Volta de Jesus e o fim dos tempos, lembrando que este estudo é para auxiliar novos convertidos.


Importante frisar que abordaremos os pontos apresentados sem focar em uma linha teológica.


 

2. A PROMESSA DA VOLTA



Jesus deixou A PROMESSA aos seus discípulos de que iria ao Pai, mas voltaria para buscá-los e para reinar. Vejamos alguns textos bíblicos sobre isso:


"E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também"  João 14:1-3


"Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" Atos 1:11


"Assim também Cristo, ..., aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação" Hebreus 9:28


"O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" Apocalipse 11:15



3. QUANDO SERÁ A VOLTA DE JESUS? 



"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir"  Mateus 25:13  

                                                                                                                                   

Este e outros textos demonstram que devemos estar preparados para a Volta de Jesus a qualquer tempo. Inclusive os primeiros cristãos aguardavam a eminente Volta de Jesus, porém dia e hora não sabemos.



4. A VOLTA DE JESUS ESTÁ PRÓXIMA OU LONGE? 



"E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?" Mateus 24:3


Os discípulos de Jesus perguntaram ao mestre os sinais que marcariam sua volta e apesar de Jesus declarar que não poderíamos saber nem o dia nem a hora Ele nos apresentou sinais que marcariam a proximidade de sua volta. E para sabermos se a volta de Jesus está próxima ou longe, precisamos observar os sinais.



5. QUAIS OS SINAIS DA VOLTA DE JESUS?



Para responder o questionamento de seus discípulos Jesus apresentou em Mateus 24:4-34 uma série de sinais que ocorreriam antes de sua volta, entre eles temos:


Falsos Cristos, isto é, pessoas se dizendo o próprio Cristo ou mensageiros Dele - Mateus 24:5;

Guerras e rumores de guerras Mateus 24:6

Fomes, pestes e terremotos - Mateus 24:7

Perseguição ao cristianismo - Mateus 24:9-10

Falsos profetas, isto é, falsos ensinos, heresias - Mateus 24:11

Multiplicação do pecado e esfriamento do amor - Mateus 24:12

Pregação mundial do evangelho - Mateus 24:14


Observando os eventos que marcaram os últimos 100 anos de nossa história, poderíamos dizer que a Volta de Jesus está próxima?


Observação: Para maiores detalhes sobre as profecias bíblicas indicamos que leia nosso artigo Princípio das Dores.



6. ARREBATAMENTO DA IGREJA



A Bíblia ensina claramente que no fim dos tempos haverá um evento chamado de Arrebatamento da Igreja, isto é, a Igreja será retirada deste mundo, veja:

"...Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" 1 Tessalonicenses 4:13-17; 


Neste evento (Arrebatamento) os salvos que estiverem vivos terão seu corpos transformados em corpos glorificados, veja:

"Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos [morreremos], mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados" I Coríntios 15:51-52


Quanto ao Arrebatamento da Igreja as denominações evangélicas se dividem entre aqueles que acreditam que a Igreja será Arrebatada antes da Grande Tribulação, por isso são chamados de Pré-Tribulacionistas, outros acreditam que a Igreja será Arrebatada durante ou no meio da Grande Tribulação, por isso são chamados de Meso-Tribulacionistas e outros acreditam que a Igreja será Arrebatada depois da Grande Tribulação, por isso são chamados de Pós Tribulacionistas.


Observação: Para maiores detalhes sobre o Arrebatamento da Igreja indicamos que leia nosso artigo Arrebatamento da Igreja.



7. GRANDE TRIBULAÇÃO



No item 5 citamos um evento chamado Grande Tribulação, vejamos o que é.


A Bíblia nos ensina que haverá no futuro um período chamado de Grande Tribulação, onde Deus exercerá seus juízos sobre a humanidade que não se arrependeu e não recebeu Jesus como Senhor e Salvador , veja:


“Porque haverá, então, grande aflição [tribulação], como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais” Mateus 24:21


"E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro" Daniel 12:1


"porque, naqueles dias, haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá" Marcos 13:19


Observação: Para maiores detalhes sobre a Grande Tribulação indicamos que leia nosso artigo Grande Tribulação.



8. JUÍZO FINAL



Após o período da Grande Tribulação a Bíblia nos ensina que Jesus voltará visivelmente - "E, então, verão vir o Filho do Homem nas nuvens, com grande poder e glória" Marcos 13:26, ver também Zacarias 12:10; Zacarias 14:4


E haverá um julgamento final - "E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo"  Apocalipse 20:11-15, ver também 2 Timóteo 4:1.


Precisamos abrir um parênteses aqui para destacar que existe a promessa de um reinado de mil anos de Cristo - "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos" Apocalipse 20:4, ver também Daniel 2:44 e Isaías 11:1-16, mas é necessário destacar que algumas denominações entendem que esse período de mil anos é simbólico e já ocorre nos nossos dias, sendo então que este período vai desde a ascensão de Jesus até seu retorno, os que creem assim são conhecidos como Amilenistas, entretanto, existem outras denominações que creem que o período descrito de mil anos é literal e ocorrerá logo após a vinda visível de Cristo, estes são chamado de Pré-Milenistas. Desta forma, para os Amilenistas o Juízo Final ocorre logo após a volta visível de Jesus, já para os Pré-Milenistas o julgamento final ocorre após o reinado de mil anos literais de Jesus na terra.



9. ESTADO ETERNO


A Bíblia encerra a história da redenção demonstrando nos Capítulo 21 e 22 de Apocalipse que haverá novos céus e nova terra, onde os homens habitarão com Deus para todo o sempre. Chamamos isso de o Estado Eterno.


Vamos apresentar aqui algumas coisas que ocorrerão neste Estado Eterno:


Deus estará com os homens - Apocalipse 21:3

Não haverá mais morte, dor ou pranto - Apocalipse 21:4

Seremos herdeiros e filhos de Deus - Apocalipse 21:7

Só estarão neste lugar os salvos - Apocalipse 21:27

Os ímpios não estarão neste lugar - Apocalipse 22:15



10. CONCLUSÃO


O estudo sobre a Volta de Jesus e o fim dos tempos não é para matarmos a curiosidade acerca do futuro, mas sim para nos alegrarmos e reavivarmos nossa esperança naquilo que está reservado para os que amam a Cristo e sua vinda.


Por isso finalizamos com as últimas palavras do Apóstolo Paulo antes de sua morte "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" 2 Timóteo 4:8



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo