A OVELHA E A MOSCA NOS OUVIDOS

POR NILDO OLIVEIRA
A OVELHA E A MOSCA NOS OUVIDOS

"...unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda." Salmos 23.5b

Estamos vivendo um momento da história da igreja muito delicado no tocante ao esfriamento espiritual de muitos crentes, é desse tema que iremos tratar fazendo um paralelo da situação que o pastor de ovelhas vivia ao cuidar de seu rebanho.



MOSCAS NAS OVELHAS E O CUIDADO DO PASTOR

Em certa época do ano grandes nuvens de moscas, mosquitos e outros insetos atacam os rebanhos do pastor. Estes insetos atacam especialmente a cabeça das ovelhas, entrando por orelhas e nariz. Os resultados variavam de irritação, doenças e até mesmo a morte da ovelha.

Existe também um tipo de mosca que ataca ferozmente as ovelhas. São as chamadas moscas-nasais. Essas moscas ficam voando ao redor da cabeça das ovelhas, procurando uma oportunidade para depositarem seus ovos nas mucosas úmidas das narinas dos animais.

Essas moscas e outros insetos se alimentavam do cérebro das ovelhas, causando muita dor intensa na cabeça das ovelhas, levando elas a procurar rochas duras, e assim que encontravam batiam a cabeça para tentar aliviar a dor. Elas batiam tão violentamente com a cabeça nas rochas ao ponto do crânio se quebrar. Elas ficavam desorientadas sem rumo e saindo correndo para longe do aprisco.

O pastor para proteger as ovelhas pegava uma mistura de azeite e ungia a cabeça da ovelha, esfregando o óleo em sua lã e especialmente  em torno de seu nariz, olhos e ouvidos. O pastor fazia isso para afastar os mosquitos e outros insetos das ovelhas. Era um tipo de repelente natural contra insetos indesejáveis.



O PERIGO AO NOSSO REDOR

Hoje em dia existem muitos “Mosquitos” que querem entrar  na  nossa mente com distrações, entretenimento, mídia etc… O objetivo é Desviar as ovelhas da fé, fazendo que suas mentes estejam voltadas para essa vida, ao ponto de perder a direção da vida eterna sendo o resultado a morte espiritual.

Deus é o nosso Pastor, o bom pastor, e ele quer guardar a nossa mente desses perigos, que são os insetos que querem entrar em nossa mente.

Um exemplo são as incertezas causadas pela pandemia do coronavirus causando desespero em muitos pessoas, elas estão desgovernadas, sem saber o que fazer. É nesse momento que muitos estão desistindo de lutar. 

"Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça." (Ecl 9.8) O sábio Salomão está fazendo uma referência do livro de Salmo que está sobre nossa responsabilidade de buscar o Espírito Santo, pois somente Ele pode garantir a paz e a segurança em meio a tempos difíceis.

Outro texto que aponta para esse cuidado é esse: "Sede sóbrios e vigilantes. O Diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar". (I Pedro 5:8)

A figura do leão buscando sua caça é muito apropriada para descrever a ação do inimigo das nossas almas. Inclusive, essa é uma linguagem comum no Antigo Testamento ao descrever a oposição contra o povo de Deus (Salmo 22:13; Ezequiel 22:25).

Ele está constantemente buscando uma oportunidade de acusar os crentes e minar sua fé. Ele é perigoso e ruge como um leão. O diabo semeia discórdia; Ele faz tudo o que pode para tirar o crente da comunhão com Cristo e arrancá-lo do serviço cristão.

Então como vamos suportar os ataques do diabo? O apóstolo Paulo explica: “Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé, conscientes de que os irmãos que tendes em todo o mundo estão atravessando os mesmos sofrimentos” (1 Pedro 5:9).



VIDA SEM O ÓLEO

As ovelhas que não tinham o óleo nos seus pêlos, ouvidos e nariz eram presas fáceis dos mosquitos. O Cristão sem o Espírito Santo é uma presa fácil do diabo. Sem o Espírito Santo fica fácil ser enganado com heresias ao ponto de apostatarmos da fé.

Davi falou: "Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo." (Sl 51.11)

Quando Davi escreveu essa passagem, ele estava simplesmente apavorado, com medo de perder aquilo de maior valor de sua vida: O Espírito Santo de Deus.

A Bíblia diz que a partir do momento em que Samuel ungiu sua cabeça, na casa de seu pai Jessé, diante de todos os seus irmãos, o Espírito Santo se apoderou de Davi. (1 Sm 16.13).

Estar sem o Espírito Santo é esta como a ovelha sem óleo, seria voltar a ser cego, voltar a natureza pecaminosa, voltar a estar suscetível a armadilhas do diabo.

Como na vida de Davi, o maior bem que o homem pode ter, é a constante presença do Espírito Santo de Deus a governar sua vida, e o maior desastre que pode ocorrer a um cristão, é perder o Espírito Santo.

O Espírito Santo jamais se afasta do crente fiel (Rm 8.9; 1 Co 3.16; 6.19). Porém, o Espírito se retira quando a fé é abandonada; quando a voz do Espírito não mais é ouvida; quando os corações ficam endurecidos a tal ponto que não há mais possibilidade de arrependimento (Rm 8.7-19). O Espírito Santo não se retira por qualquer pecado. Ele está em nós justamente para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo, e nos levar ao arrependimento. Mas se continuarmos na rebeldia, sem sincero propósito de deixarmos o pecado, já não seremos membros do Corpo de Cristo. (Hb 10.26-27; Jz 16.20)




BATER CABEÇA NAS PEDRAS

A consequência de uma vida sem o Espírito Santo é ter muita "dor de cabeça", e no fim  bater sua “cabeça contra as pedras".

É assim o homem sem o Espírito Santo, onde os mosquitos é quem age na sua mente, a dor é intensa, não há mais razão para viver.

Talvez você esteja se sentindo como uma ovelha com moscas nos ouvidos. Sem rumo, perdeu a alegria, perdeu a paz. Mas a Palavra de Deus diz que tudo pode mudar em sua vida, se você confiar completamente no bom Pastor e obedecê-Lo.

Cristo é a esperança para uma vida vazia. Ainda há tempo para buscá-lo e pedir para que ele derrame seu Espírito Santo sobre você. O Espírito Santo tem poder para destruir toda ação do adversário. Não importa quantas moscas você deixou entrar em sua vida. Ele pode expulsar todas, e agir no mais profundo de seu interior.



CONCLUSÃO

O caminho de volta para Deus é o arrependimento; voltar do caminho da morte da perdição e desejar ardentemente estar com Deus. Não perca mais tempo! 

Passe da morte para a vida! Se arrependa dos seus pecados e caminhos errados e volte a Deus. Não deis lugar ao diabo. (Moscas e insentos).

Volte! Se humilhe ao bom Pastor. Não deixe mais seus sentimentos te separar da vida eterna.

7 comentários:

  1. Glória a Deus!
    Obrigada por esse estudo!
    Deus te abençoe mais é mais para levar sua palavra.

    ResponderExcluir
  2. Tenho fé q/Deus ungirá meu filho com esse óleo da libertação espiritual e todos nós q/sejamos mais q/vencedores qdo cremos q/Deus é nossa Salvação ao nos arrependemos de toda pecado ..crendo ,de alma corpo e Espírito do fundo do nossos corações 💗🤲🙏

    ResponderExcluir
  3. que estudo abençoado, muito edificante Gloria a Deus

    ResponderExcluir
  4. Esse esclarecimento remete principalmente ao salmo 23, muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Deus o abençoe..por esse conteúdo. Edificante ,revigorante.
    Resumindo: de Deus

    ResponderExcluir
  6. Foi muito bom aprender mais uma porção da Palavra de Deus

    ResponderExcluir

Temas

Topo