SALOMÃO E HIRÃO - DEUS TEM NOS SUSTENTADO

POR JOSENILSON FÉLIX
SALOMÃO E HIRÃO - DEUS TEM NOS SUSTENTADO

“E Salomão deu a Hirão vinte mil coros de trigo, para sustento da sua casa, e vinte coros de azeite batido; isto dava Salomão a Hirão anualmente. Deu, pois, o Senhor a Salomão sabedoria, como lhe tinha falado; e houve paz entre Hirão e Salomão, e ambos fizeram acordo.“ 1 Reis. 5: 11-12

DAVI E HIRÃO:

Havia uma boa relação entre Davi e Hirão, relação que se repete agora entre Salomão e Hirão. Salomão faz um pedido ao rei Hirão. Qual foi esse pedido? Que Hirão através dos seus servos cortassem madeiras de cedros, e as enviasse. O rei Hirão atende a toda a vontade Salomão. e agora  o rei Hirão faz um pedido ao rei Salomão? que lhe dê o sustento da sua casa.

Salomão aqui é tipo do Espírito Santo. Assim como Salomão fez um pedido a Hirão. O Espírito Santo tem pedido ou requerido de nós? que atendamos as suas orientações no realizar da obra.

Exemplos: Madrugadas, Jejuns, Culto ao Meio-Dia, Convites, Serenatas, Visitas, Seminários.

Tudo isso se resume numa palavra obediência ao Senhor.

Hirão tipifica o servo que se dispõe a fazer a vontade do Espírito Santo em todas as coisas. “farei toda a tua vontade”.

Ele fez exatamente aquilo que Salomão lhe havia pedido (enviou os cedros e as madeiras de faias). Como servos a parte que nos cabe  é cumprir com a revelação, ou seja, fazer exatamente aquilo que o Espírito Santo orientou (não acrescentar e nem alterar nada).

Salomão quando fala com Hirão demonstra toda a humildade que havia no seu coração, quando diz: “ ...bem sabes que entre nós ninguém há que saiba cortar a madeira como sidônios.” interessante que Salomão tinha uma larga sabedoria: Discorria sobre árvores, animais, aves, peixes, répteis, compôs 3000 provérbios e 1005 cânticos. Possuía uma sabedoria que era superior a de todos os reis, etc. o Espírito Santo é humilde e nos trata com amor, com paciência.

ATITUDES DE HIRÃO:

As atitudes de Hirão em pedir que Salomão lhe desse sustento para a sua casa nos mostra duas coisas interessantes:

Humildade  e Dependência.

Porque isso? Porque ele era rei, e poderia perfeitamente ser uma pessoa arrogante e soberba e dizer eu não quero nada do rei Salomão. Portanto há duas coisas que devem acompanhar a vida do servo, são elas:

HUMILDADE E A DEPENDÊNCIA DO SENHOR

Sl.19:13 - ...” da soberba guarda o teu servo.”

Tg.4:6- “ ... Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”

Hirão aprendeu com Salomão acerca da humildade e dependência. Nós também aprendemos com o Espírito Santo. Hirão pede à Salomão sustento para toda a sua casa e Salomão lhe deu 20.000 coros de trigo e 20.000 coros de azeite batido.

Sustento - É tudo aquilo que serve para o bem estar da casa.

Casa - Fala da nossa vida espiritual;

QUEM SUSTENTA?

É o Espírito Santo.

COMO ELA É SUSTENTADA?

Com trigo (Palavra Revelada) e com o azeite (a bênção do Espírito Santo = consolo, libertação, curas,  entre outras operações). A casa sustentada pelo o Espírito Santo é uma casa firme e que aguarda a volta  do Senhor Jesus.

“Salomão dava”- era de graça, o espírito santo nos tem dado gratuitamente as bênçãos da eternidade. ninguém precisa pagar pela bênção. porque tudo foi pago lá cruz por jesus.

“De ano em ano” – O Espírito Santo tem nos abençoado diariamente.

“Houve paz entre Hirão e Salomão” – Não havia divergência, discordância. Salomão falava e Hirão obedecia. o Espírito Santo quer estabelecer com o homem uma relação de paz (harmonia), o homem é que muitas vezes não quer.

Amós 3:3- “andarão dois juntos se não houver entre eles acordo.”

“Ambos fizeram aliança” – Fazer aliança é estabelecer um pacto, ou seja, ter compromisso. O nosso compromisso nesta última hora é com o Espírito Santo.

CONCLUSÃO:

Você tem experimentado as bênçãos do Espírito Santo? Ele tem sustentado a vida da igreja fiel até hoje e cremos que nos sustentará até aquele grande dia, quando seremos arrebatados e estaremos com o Senhor na eternidade.

Temas

Topo