O CRISTÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO?

POR NILDO OLIVEIRA
O CRISTÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO?

O Cristão deve guardar o Sábado? Essa é uma das principais dúvidas de muitos cristãos. Responderemos essas perguntas a luz da Palavra de Deus.


O SÁBADO DA CRIAÇÃO

Deus celebrou o sétimo dia após a criação e abençoou este dia e o santificou (Gn 2.2,3). Aqui está a base do sábado institucional e do sábado legal. O sábado legal não foi instituído aqui; isso só aconteceu com a promulgação da lei. O substantivo shabbat, “sábado”, não aparece aqui, na criação. Surge pela primeira vez no evento do maná (Êx 16.22,23). A Septuaginta emprega a palavra sabbaton, “sábado, semana”, a mesma usada no Novo Testamento grego.

Deus concluiu a criação no dia sétimo. Deus completou a sua obra da criação no sétimo dia. Deus “descansou” ou seja, cessou, é o significado do verbo hebraico usado aqui, shabat, “cessar, desistir, descansar” (Gn 8.22; Jó 32.1; Ez 16.41). Esse descanso é sinônimo de cessar de criar, e indica a obra concluída. Não se trata de ociosidade, pois Deus não para e nem se cansa (Is 40.28; Jo 5.17).


PARA QUEM FOI A ORDENANÇA DE GUARDAR O SÁBADO? 


De acordo com a Bíblia, há três grupos de povos no mundo: judeus, gentios e Igreja de Deus (1 Co 10.32). Nem todas as ordenanças que o Senhor estabeleceu para os israelitas são extensivas à Igreja. Alguns mandamentos foram dados exclusivamente a Israel. É o caso da guarda do sábado, contida nos 10 mandamentos (Êx 20.8). O povo liberto pelo Senhor da escravidão egípcia deveria repousar nos sábados de seus trabalhos, adorar a Deus, além de se lembrar de que foi tirado do Egito com mão forte (Dt 5.15).

O sábado era um sinal entre Deus e Israel (Êx 31:13,16,17).


OS PATRIARCAS GUARDARAM O SÁBADO?

Os patriarcas não guardaram o sábado. O livro de Gênesis não menciona os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó observando o sábado. 

Quando o Senhor chamou Abraão e lhe anunciou o Evangelho da salvação, o qual viria a ser revelado de maneira mais ampla e clara com a vinda de Jesus, nada lhe comunicou quanto à necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a "Lei de Moisés", como algo necessário para se obter a salvação, conforme registardo em Gl 3:8.


A IGREJA PRIMITIVA GUARDOU O SÁBADO?

A Igreja adotou, desde o primeiro século, um dia no qual se dedica a Deus e à sua obra: o domingo, dia da ressurreição do Senhor. Mas não vemos em nenhum lugar do Novo Testamento um mandamento similar ao que foi dirigido aos israelitas.

Porém, é importante deixar claro que nós não precisamos guardar o domingo! À semelhança da igreja do primeiro século, nós temos a tradição de nos reunirmos no domingo (At 20.7; Mc 16.2,9; 1 Co 16.2; Ap 1.10). Quem guarda o sábado ou o domingo em lugar do sábado, como se isso fosse um mandamento de Deus, está abraçando o legalismo.


OS MANDANTO DO SÁBADO É ATEMPORAL?

Um dos argumentos usados por quem guarda o Sábado é: “Somente o sábado é atemporal porque era observado antes da existência de Israel”. Ora, Abraão também oferecia sacrifícios antes de Israel existir (Gn 15). Por que os cristãos não oferecem animais a Deus, nos dias de hoje?

Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece. (II Cor. 3:11)


NO NOVO TESTAMENTO ENSINA PARA GUARDAMOS 9 DOS 10 MANDAMENTOS

Dos dez mandamentos mencionados em Êxodo 20, nove foram repetidos no Novo Testamento, sendo extensivos à Igreja de Deus. Entretanto, não há nenhuma menção à necessidade de observar a guarda do sábado. 

GUARDAR O SÁBADO



O SÁBADO DEFENDIDO É GUARDADO SEGUNDO A LEI? 

Não! Santificar o sábado, para os que querem viver segundo a lei, despresando a Graça é muito mais que apenas não trabalhar. Inclui todos os holocaustos e sacrifícios da antiga lei: não acender fogo, não andar mais que um quilômetro, aproximadamente (o caminho de um sábado). Consequentemente, também, não pregar nesse dia, etc. E isto sabemos que não fazem. Os judeus censuravam acerbamente o Senhor Jesus por curar no sábado.



QUAL O SIGNIFICADO DO SÁBADO PARA O CRISTÃO? 

O sábado era um dos tipos de Cristo, uma sombra do Messias que havia de vir. O sábado desapareceria com a vinda de Jesus. (Ml 4:2; Os 2.11; Cl 2.16-17). 


QUAL O DESCANSO DO CRISTÃO?

Jesus é o nosso descanso! (Jr 6.16; Mt 11.27-28; Hb 4.1-11). Toda a lei e seu ritualismo eram apenas sombra do maravilhoso descanso que haveria de vir.

Nesse período da graça, não precisamos guardar o sábado de descanso, como os israelitas.

 
QUEM NÃO GUARDAR O SÁBADO PODE PERDER A SALVAÇÃO?

De maneira nenhuma! A salvação é pela graça de Deus (Ef 2.8-10). “Se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”. Fomos libertos da maldição da lei pois já não estamos debaixo da lei (Gl 3:10)

Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (At 15:28-29)

Se fosse questão de perdição ou salvação a guarda do Sábado, Jesus teria dito é registrado em sua Palavra, com muitas ênfases. Mas essa ênfase só existe na cabeça legalista dos judaizantes sabatistas.


CONCLUSÃO

Mais importante que ter uma lei do SENHOR para condenar o pecador é Ter o SENHOR, cheio de graça e amor, Salvando o pecador, libertando e dando a condição para se viver nele, em novidade e santidade de vida. (Hb 8.6,13)

Melhor que Ter o Sábado do SENHOR, é Ter o SENHOR do Sábado.



Lições Bíblicas CPAD - 1º Trimestre 2015 - Lição 6
Contra as Heresias, Livro IV, 16.2.

Temas

Topo