PÕE NA MINHA CONTA

POR MARCOS SUEL
PÕE NA MINHA CONTA

“E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta.” Filemon 1:18

Vemos na expressão  deste versículo a intercessão de Paulo por um escravo fugitivo que tinha o nome de Onésimo. Mediante as leis da época, a pena  de um escravo fugitivo era a morte. Neste texto, vamos ver que aquele que se torna condenado  pra sociedade, Deus ainda tem projeto pra vida dele.

Onésimo significa útil. Paulo quando escreve, faz uma intercessão ao senhor de Onésimo, Filemon. Segundo alguns estudiosos, há uma probabilidade (ainda que a bíblia não diga isso) que Filemon desprezava Onésimo, talvez quisesse se livrar dele, pois para Filemon, Onésimo talvez fosse inútil. Paulo então explica a Filemon  acerca da conversão de Onésimo, do seu encontro com ele.

O homem outrora inútil depois da sua conversão havia se tornado  útil para o Evangelho.

Onésimo tinha uma situação difícil. É provável também que ele devesse algo a Sociedade. Caso tivesse em dívida desta maneira, merecia ser condenado, segundo à lei vigente. Mas Deus reservou a ele um encontro com Paulo, que além de lhe apresentar a Salvação em Jesus, escrevendo a Filemon para  receber e aceitar Onésimo, através de uma intercessão direta, oferecendo seu próprio nome como garantia.

Paulo se coloca como garantia, de uma experiência que ele viveu no caminho de Damasco, no qual ele estava na condição de pecador, devedor, mais teve uma experiência com Jesus, o bom senhor que pagou a sua dívida e o redimiu dos pecados e de toda culpa.

CONCLUSÃO

Vemos no verso 17 que Paulo intercede pelo escravo, e da mesma maneira Jesus Cristo intercede pelo pecador arrependido. Jesus é o nosso intercessor, ele roga ao Pai por nós, e pelo sangue de Jesus nossas vidas são mudadas. Passamos a nos apresentar sem culpa, sem dívida e sem pecado. Esse é o Deus verdadeiro, o Senhor de Paulo, o Senhor Jesus, o Deus que paga as nossas dívidas e nos redime do julgo de morte que o pecado  trás. O Deus que pagou a dívida de Paulo,  pagou a de Onésimo e de lá pra cá o sangue poderoso de Jesus vem pagando as dívidas dos servos fiéis a Ele!

Aleluias ao Deus que paga as nossas  dívidas.

Temas

Topo