SANTIDADE CRISTÃ E A IDOLATRIA AO FUTEBOL

SANTIDADE CRISTÃ E A IDOLATRIA AO FUTEBOL

"Recairão sobre vós as vossas devassidões, e carregareis o peso da vossa idolatria. Conhecereis, assim, que sou eu o Senhor Javé."  Ezequiel 23:49

Muitos se confunde quando falamos em idolatria, logo pensam que idolatria se trata de "adorar uma imagem". Isso porque na Bíblia são citadas situações de idolatria em que as pessoas adoravam estátuas de "deuses" falsos.

Porém, é bom lembrar que a própria Bíblia explica o que é uma idolatria: colocar algo ou alguém no lugar de Deus. (Êxodo 20,3; Deuteronômio 4,28; Colossenses 3,5).

Existe uma idolatria muito grande dentro do Brasil, e ela chama-se futebol. Como eu já disse, a idolatria é colocar algo ou alguém no lugar de Deus.

Vejamos:

• Muitas pessoas matam, praticam violência, baderna, vandalismo tudo em nome do futebol. 

• Tem pessoas que não podem ouvir falar mal do seu time que já viram uma fera, agora se ouvem denegrirem o nome de Jesus tanto faz tanto fez.

• Quantas pessoas jamais acordam cedo para ir a Igreja (madrugada), mas se tiver um jogo acordam até de madrugada para assistir (lembra da copa no Japão?)

• Se você deixa de ir ao culto por causa de uma partida de futebol de seu time, está colocando Deus em segundo plano, fazendo do seu time o seu "deus".

• Quantas pessoas ensinam desde cedo seus filhos a "idolatrarem" o futebol, mas não as ensina a amar a Deus e a ler as escrituras.

•Muitos sabem tudo sobre futebol, mas nada sobre Deus. Não tem relacionamento com Deus.

Leia os versículos abaixo, para depois continuarmos.

“Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” 1 Co 6. 10-12

E deixar de ir à igreja para assistir a um jogo de futebol é embaraço. Paulo afirma que “Todas as coisas me são licitas, mas nem todas me convêm”.

OS ÍDOLOS MODERNOS

O mundo moderno tem seus ídolos, antigamente os pagãos divinizavam pessoas e inventavam deuses, e então tentavam imortaliza-los através da fabricação de ídolos de pedras e metais, construíam templos pomposos e cultuavam fanaticamente a esses deuses. Os ídolos modernos são diferentes, eles são os astros de cinema, as atrizes de novelas, os cantores pop, os roqueiros, os jogadores de futebol. Essa idolatria é mais sutil, engana de forma imperceptível, e leva muita gente pro inferno.

Quando crente se une aos incrédulos num campo de futebol, em meio aos bêbados e zombadores, vai ouvir tudo o que não presta, palavras malignas, xingamentos, palavrões e tudo mais. É correto está no meio de um ambiente destes e ser santo e espiritual? No Brasil futebol torna os incrédulos emocionalmente doentes. A paixão pelos times é extremamente fanática. As pessoas, choram, gritam, se emocionam, tornam-se depressivas e abusivas, quando o time perde ou ganha, vivem o extremo da emoção por um amor ao seu time de futebol que ultrapassa qualquer devoção de um crente normal. Quem vai desmentir isso?

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmos 1:1

Basta olhar para o comportamento dos futebolatras, para ver como se portam diante da tela e diante de seus ídolos jogadores. Conheço muitos, e você também conhece com certeza. Idolatram o time, vestem camisa, levantam bandeiras, fazem carreatas, estouram foguetes, festejam e farreiam durante horas, enfrentam filas, suportam horas a frente de uma televisão ou no estádio, sem se preocupar com mal tempo frio ou calor, quem em nossos dias faz isso pela causa do evangelho e por amor a Cristo?

RELATO DE UM PASTOR SOBRE O FUTEBOL

Pastor João Souza Filho;

"As cores da bola de futebol, a chamada brazuca foram inspiradas propositalmente nas cores dos orixás do candomblé, bem como a decoração da central da copa no Rio de Janeiro ornamentada com as mesmas cores. Ainda tem o mistério das mãos segurando a brazuca, e, alguns mais perspicazes afirmaram tratar-se do ato em que Xico Xavier fazia quando psicografava suas mensagens: Ele colocava uma mão semiaberta sobre os olhos. Quanto a isto, não posso confirmar a veracidade" (1)
 Em outro artigo escreve:

"Segunda alguns crentes não há nada de errado em se gostar de futebol e apreciar um clássico, mas não se deve perder tempo indo a estádios de futebol e vestir a camiseta de um time. Quando o futebol toma o lugar de Cristo no coração, a fé é deixada de lado, como esse irmão que veio ao culto enrolado numa bandeira do seu time. É preciso vestir outra camiseta: A camiseta do Cordeiro de Deus. Vir aos cultos com camisetas de time de futebol indica que a pessoa tem outra religião que ocupa o primeiro lugar em sua vida. Além de que a maioria das programações dos irmãos da igreja é agendada pelo horário de transmissão dos jogos" (2)

QUAL HÁ MENSAGEM DO FUTEBOL?

Que tipo de mensagem de esperança o futebol traz ao mundo? brigas, salários bilionários a esses jogadores que não fazem nada pelo nosso país, enquanto nosso professores e nossos trabalhadores de roça que lutam para sustentar a nação ganham míseros salários? Futebol também é uma injustiça social. Jogadores de grandes times ganham fortunas, enquanto os trabalhadores que fazem nossa nação se desenvolver ganham salários reduzidos. Isso é injusto, próprio do mundo caído.

Não é admirável que os jogadores de futebol sejam tratados como ídolos, ora se os jogadores são ídolos, isso significa que os amantes do futebol são idolatras (4)


Jogadores de futebol tratados como ídolos, podem ser vistas em capas de jornais e revistas seculares com frequência...

Alguém pode argumentar que vai pro estádio mas não adora ídolo, mas você está pregando contra a idolatria de quem esta lá venerando os deuses do futebol? Não! Você está lá para torcer pro time... compartilhando num mesmo ambiente, seria como se fosse ao baile, justificando que vai ouvir sua musica preferida....
Atualmente há até uma igreja para reverenciar o jogador argentino Diego Maradonna, que segundo aluns futebolatras, ele é o “pai, o filho e o espírito santo” (5)


igreja maradoniana reverencia Maradona como se fosse um deus...

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ISSO?

• Que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, alma e pensamento (Mateus 22;37)

• Não terás outros deuses alem de mim (Êxodo 20:3)

• Não devemos nos conformar com este século (Romanos 12:1 e 2)

• A bíblia adverte que os covardes, incredulos e idolatras serão lançados no lago de fogo(Apocalipse 21:8)

• Não devemos andar em jugo desigual com os incrédulos, pois não pode haver comunhão entre a luz e as trevas ( II Corintios 6:14)

• Paulo admoesta que devemos fugir da idolatria, e não compartilha-la com incrédulos (I Corintios 10:14)

• A idolatria está associada com a feitiçaria, sendo ambos frutos da carne (Gálatas 5:20)

• As Escrituras exortam os cristãos a viverem de modo irrepreensíveis e inculpáveis em meio de uma geração perversa e corrompida (Filipenses 2:15)

• A bíblia adverte que não devemos ser idolatras e nem se envolver com idolatras que gostam de farras (I Corintios 2:7)

• A bíblia diz que ficaram de fora do lar celestial, os idolatras e os que cometem a mentira (Apocalipse 22:15)

Poderia citar inúmeras outras passagens das escrituras, porém creio que essas são suficientes para sustentar as evidencias do assunto.

11 comentários:

  1. Se verdadeiramente, temos a Mente de Cristo, como mentalizemos os frutos da carne?

    ResponderExcluir
  2. Eu tomo parte desse texto como um aprendizado na minha vida, como cristão reconheço estar amando demais um time e buscando menos a vontade de Deus, aos irmãos peço que orem por mim, não é uma luta fácil.

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bem explicado,creio que o Espírito Santo de Deus o conduziu nessas palavras. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Estudo profundo que o nosso Deus continue abençoando suas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com este artigo... Escrevi um muito parecido. Deus abençoe

    ResponderExcluir

Temas

Topo