VIVA RÚBEN, E NÃO MORRA!

POR NILDO OLIVEIRA


“Viva Rúben, e não morra; e não sejam poucos os seus homens”. Deuteronômio 33: 6

Rúben foi o filho primogênito de Jacó e ancestral dos rubenitas que formavam uma das doze tribos de Israel.

1. O PECADO DE RUBENS

A história de Rúben na Bíblia ficou conhecida por sua inconstância. Ele foi o filho primogênito de Jacó com Lia. 

Se por um lado ele demonstrou piedade e dignidade, por outro ele demonstrou fraqueza quando cometeu um erro muito grave e ficou marcado de forma negativa por isso. A Bíblia diz que Rúben se envolveu num relacionamento torpe e ilícito com Bila, a concubina de seu pai Jacó (Gênesis 35:21).

O texto bíblico não traz detalhes sobre esse episódio, mas deixa claro que Rúben dormiu com Bila. Os estudiosos argumentam que talvez a atitude de Rúben tenha sido motivada muito mais por propósitos estratégicos e políticos dentro do clã de Jacó, do que simplesmente por desejo.

Jacó quando ficou sabendo a bíblia não registra emoção nenhuma de Jacó no momento, aparentemente Jacó ouviu em silêncio, mas ele não se esqueceu do pecado de Rúben, e isso teve grandes implicações em sua bênção final.


2. UM ATO SENSATO 

Se Rubens agiu de vergonhosa ao deitar com a mulher de seu pai, pelo menos ele foi sensato no momento do atentado com seu irmão José. Quando seus irmãos quiseram matar José por ciúme, foi Rubens quem os persuadiu a não comentar esse crime. Ao invés disso, Rúben aconselhou que seus irmãos colocassem José numa cova, com a intenção de mais tarde poder libertá-lo.

Depois, quando os outros irmãos de José o venderam aos ismaelitas, Rúben não estava presente. Inclusive, ele ficou muito angustiado quando mais tarde encontrou vazia a cova em que José estava (Gênesis 37:21-29).

Depois, quando Rúben e seus irmãos estavam no Egito adquirindo cereais durante o tempo de fome, ao serem pressionados na trama armada por José — a quem não tinham reconhecido —, Rúben interpretou que aquela situação complicada era resultado do juízo de Deus pelo que eles tinham feito contra José (Gênesis 42:22).

Foi Rubens também que ofereceu 

Inclusive, quando os irmãos de José precisaram levar Benjamim ao Egito, Rúben ofereceu seus próprios filhos a Jacó como garantia da segurança de Benjamim (Gênesis 42:37).

Então quando finalmente José revelou sua verdadeira identidade e levou toda a família de seu pai para o Egito, Rúben imigrou para as terras egípcias com seus quatro filhos (Gênesis 46:8,9).





Temas

Topo