MULHER VIRTUOSA QUEM A ACHARÁ?

POR NILDO OLIVEIRA 
MULHER VIRTUOSA QUEM A ACHARÁ?

"Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida."  (Provérbios 31:10-12)


Encontramos ao longo do capítulo 31 de Provérbios, várias virtudes da mulher virtuosa, listamos 10, Veja a seguir:


1. ELA TEM TEMOR A DEUS

Ela busca, em primeiro lugar, a vontade de Deus acima da sua, em todas as áreas de sua vida e em tudo o que faz, glorifica e engrandece o Seu nome. “A mulher que teme ao Senhor será elogiada.” (v.30b)


2. ELA É SÁBIA

Em suas palavras há sabedoria, de forma que quem as ouve são tocadas por Deus. Ela não se envolve em brigas, gritarias, fofocas e intrigas que destroem vidas, mas procura edificar os outros com suas palavras. “Fala com sabedoria” (v.26a)


3. ELA SABE AMAR

Ela pratica o amor, se interessa pelas outras pessoas e é sensível com as necessidades dos que estão ao seu redor. Ela está atenta para ouvir a voz de Deus e ser a bênção para as pessoas, ela oferece ajuda a quem precisa e está sempre preparada para Deus agir na vida de outros irmãos por meio dela. “Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.” (v.20) “Ensina com amor.” (v.26b)


4. ELA CUIDA DA SUA FAMÍLIA

Ela tem zelo por cada um de sua família e administra bem a sua casa, assegurando que todos os seus familiares estejam sempre bem cuidados. “Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões.” (v.14) “Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.” (v.15) “Faz cobertas para a sua cama” (v.22a) “Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos.” (v.21)


5. ELA NÃO TEM MEDO DO FUTURO

Ela sabe que o futuro está nas mãos de Deus, não teme pelas más notícias e muito menos se preocupa antecipadamente por situações que estão fora de seu controle ou que ainda não aconteceram. “Sorri diante do futuro.” (v.35b)


6. ELA ADMINISTRAR BEM AS FINANÇAS

Ela não tem amor ao dinheiro e nem gasta de forma desequilibrada o que ganha, não se planejando e se endividando inconsequentemente. Ela sabe que tudo o que possui pertence a Deus e deve ser administrado da melhor maneira, assim, procura usar os recursos com sabedoria, de forma que possa colher frutos com o dinheiro que Deus deixou aos seus cuidados. “Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.” (v.16)


7. ELA TRABALHA COM PRAZER E DEDICAÇÃO

Seu trabalho dignifica Deus, pois em tudo o que ela faz, existe empenho e boa vontade. Ela encontra prazer em seu trabalho e dá o melhor de si, buscando a excelência, não se permitindo a ser guiada pela preguiça ou negligência. “Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.” (v.13) “Entrega-se com vontade ao seu trabalho.” (v.17) “Cuida dos negócios da sua casa e não dá lugar à preguiça.” (v.27)


8. ELA CUIDA DE SI, TANTO DO SEU INTERIOR COMO SEU EXTERIOR

Ela cuida de sua aparência, conhece os seus pontos fortes e se veste elegantemente, sem se tornar vulgar. “Veste-se de linho fino e de púrpura.” (v.22b)

Ela está constantemente desenvolvendo o seu caráter nobre, aprendendo a viver como Jesus e buscando apenas o que é bom em seus erros passados e experiências de vida para se tornar uma mulher mais forte e sábia. “Reveste-se de força e dignidade” (v.25a)


9. ELA É UM ESPOSA IDEAL

Ela trata o marido com respeito e admiração, sendo sempre sua parceira e auxiliadora. Ela não trai seu marido, não o compara com outros homens e muito menos o ridiculariza, mas sempre o elogia, mostrando interesse pelo que ele pensa e faz, e acima de tudo, o ama com o amor de Deus. Seus filhos também são abençoados por ela, são criados em um lar seguro onde demonstra amor de Jesus, e são instruídos com sabedoria, conforme a Palavra de Deus. “Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.” (v.11) “Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.” (v.12) “Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: ‘Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera’. ” (v.28-19)


10. ELA SABE O QUE É A VERDADEIRA BELEZA

Ela não permite que os padrões de beleza impostos pelo mundo definam a sua real beleza, única e maravilhosa. Ela sabe que Deus a considera muito bela e reconhece que a sua verdadeira beleza não está em seu corpo ou nas roupas que veste, e sim, em seu coração humilde que adora a Deus com sinceridade e alegria. “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada” (v.30)


Pastor Hernandes Dias Lopes em seu comentário de Provérbios ela fala sobre a beleza da mulher virtuosa: "A mulher virtuosa, descrita nessa passagem, tem a doçura de um anjo e a força de um gigante. Tem a sabedoria de um erudito e a destreza de um guerreiro. Tem a desenvoltura de um perito governante e a candura de uma mãe cheia de afeto. Tem o tirocínio de uma empresária bem-sucedida e a meiguice de uma esposa afetuosa.

Sua relação exemplar como esposa é enaltecida em grau superlativo. Seu investimento na vida dos filhos é recompensado regiamente. Suas obras endereçadas à família dentro do lar e ao próximo fora dele tornam-se trombetas altissonantes a proclamar seus feitos publicamente. Sua vida conjugal e espiritual esparge luz como um farol potentíssimo pelas gerações pósteras. Seu exemplo moral transpõe os séculos e serve de luzeiro para futuras gerações. Essa mulher é uma joia rara de grande valor. Encontramos com frequência mulheres belas, inteligentes, cultas, ricas e sofisticadas.

Mas encontrar uma mulher que reúne em si mesma virtudes físicas e espirituais, intelectuais e emocionais, conhecimento e sabedoria, formosura e temor a Deus não é tão comum. Por isso, o texto abre suas cortinas com uma pergunta: Mulher virtuosa, quem a achará? (Pv 31.10). Quem a encontra achou o bem e a benevolência do Senhor!"

________________

Fonte - Comentários Expositivos hagnos - Provérbios - Hernandes Dias Lopes.
Bíblia NVI - Nova Versão Internacional



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Temas

Topo