A GRANDE TRIBULAÇÃO

POR ÁLVARO OSTROSKI
A GRANDE TRIBULAÇÃO

Mateus 24:21 “Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais”

Antes de iniciarmos o estudo, se você não leu o tópico sobre Escatologia e Aliancismo e Dispensacionalismo, indicamos que os leia para melhor compreensão da proposta deste estudo.


RESUMO INICIAL

A Grande Tribulação é um período que antecede a Volta de Jesus. Neste período haverá: a) grande perseguição ao povo de Deus; b) uma falsa religião dominante e c) grandes juízos de Deus sobre a humanidade. 

Para saber mais continue lendo o artigo.

DEFINIÇÃO - O que é?
A Grande Tribulação é um termo bíblico, constante em Mateus 24:21, Lucas 21:23 e Apocalipse 7:14, mas dependendo da tradução bíblica que o leitor estiver usando pode aparecer o termo “grande aflição”, contudo no original (grego) as expressões “grande tribulação” e “grande aflição” são idênticas. Em Marcos 13:19 a expressão é “aflição tal”, mas que significa a mesma coisa.

Essa Grande Tribulação ou Grande Aflição será o período mais sombrio da história humana, veja a seguir.

O QUE VAI ACONTECER DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO?
A resposta para essa pergunta é simples e complexa ao mesmo tempo. 

Simples pelo fato que de comum acordo todas as vertentes cristãs que estamos analisando nestes estudos, isto é, Históricas, Tradicionais, Reformadas, Pentecostais, Neopentecostais, Adventistas e Testemunhas de Jeová, afirmam que se trata de um tempo de grande perseguição, dor e angústia que antecede a Volta de Jesus, afinal de contas “haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais” (Mateus 24:21).

Podemos ainda dizer que simples porque todos esses grupos citados crêem que neste período:

1. Surgirá a figura do anticristo - Mateus 24:15;23 e 24a com  Daniel 9:26,27; I João 2:18; II Tessalonicenses 2:1-4; Apocalipse Cap. 13;

2. Surgirá uma falsa religião - Mateus 24:24b; Apocalipse 13:11-18; Apocalipse 16:13;

3. Haverá grande e intensa perseguição ao povo de Deus - Mateus 24:16-20;

4. Haverá juízos de Deus sobre a terraMateus 24:29; Lucas 21:25-26;

5. Jesus Voltará no final e aniquilará os ímpiosMateus 24:30,31; Apocalipse 16:13-16 e 19:11-21.

É complexo porque os grupos divergem muito acerca dos pormenores deste período e para entender ele é necessário analisar profecias do Antigo Testamento, principalmente do livro de Daniel e profecias do Novo Testamento, principalmente do livro de Apocalipse.

A QUESTÃO DAS 70 SEMANAS DE DANIEL
Em Daniel 9:24-27 temos uma profecia conhecida como 70 semanas de Daniel, onde existe uma divisão na profecia de 7 semanas, 62 semanas e 1 semana. Essa profecia gera grande divergência, pois os irmãos que seguem a linha Dispensacionalista (Pentecostais e Neopentecostais) acreditam que essa última semana de anos, ou seja, 7 anos se refere ao período da Grande Tribulação, por isso eles dizem que a Grande Tribulação durará 7 anos.

Já os irmãos dos outros grupos não entendem a profecia de tal forma, por isso não estipulam um período de tempo para a duração da Grande Tribulação.

Para entender melhor veja o estudo 70 semanas de Daniel.

A QUESTÃO ENVOLVENDO A INTERPRETAÇÃO DE APOCALIPSE
Outra questão que gera divergência entre os irmãos é com relação a como interpretar o livro de Apocalipse. 
Os irmãos que seguem a linha Dispensacionalista (Pentecostais e Neopentecostais) entendem que do Capítulo 6 ao Capítulo 19 de Apocalipse temos o registro profético de eventos que ocorrerão no período de 7 anos da Grande Tribulação.

Já os demais grupos entendem que os relatos contidos em tais Capítulos não se resumem ao período da Grande Tribulação, mas abarcam toda a história da Igreja.

Para entender os assuntos constantes do Capítulo 6 ao 19 de Apocalipse e a interpretação de cada um dos grupos cristãos, alvos destes estudos, indicamos que o leitor veja os estudos sequenciais, tais como Os 7 Selos; As 7 Trombetas; Os 144 mil Selados; As Duas Testemunhas; A mulher e o dragão; As bestas de Apocalipse; As 7 Taças da Ira;  A Queda da Grande Babilônia; A Batalha do Armagedom.

A IGREJA PARTICIPARÁ DA GRANDE TRIBULAÇÃO?
Essa é outra questão que gera divergência. Para os Dispensacionalistas (Pentecostais e Neopentecostais) a Igreja é arrebatada antes do início da Grande Tribulação. Os demais grupos acreditam que a Igreja participará do período da Grande Tribulação, ou de parte dele pelo menos.

Para saber mais veja o estudo Arrebatamento.

HAVERÁ SALVAÇÃO DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO?
Para os Históricos, Reformados, Tradicionais, Testemunhas de Jeová, Adventistas a resposta é sim, tendo em vista que a Igreja na visão destes irmãos passará pela Grande Tribulação.

Com relação aos Pentecostais e Neopentecostais (visão Dispensacionalista) temos dois pontos a verificar:

1. Parte desses irmãos acredita que haverá salvação de judeus e não judeus (gentios) durante a Grande Tribulação. O argumento destes irmãos se baseia em Apocalipse 7:9-17 onde temos a descrição “de uma multidão de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas” (v.9) que “vieram de grande tribulação” (v.14), logo essas nações, tribos, povos e línguas são pessoas de todos os povos da terra.

2. Outra parte desses irmãos acredita que haverá salvação somente de judeus durante a Grande Tribulação, e apresenta os seguintes argumentos para isso:

a) O texto de Apocalipse 7:1-8 que é imediatamente anterior a Apocalipse 7:9-17 está tratando de judeus. Perceba que as referências são de tribos de Israel (v.4);

b) A expressão “multidão de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas” (v.9) pode muito bem se referir a descendentes de judeus que vivem em outros lugares da terra, assim como foi em Atos 2:5-11 (perceba a quantidade de nações e idiomas citados). Deus havia profetizado quando fez sua Aliança com o povo em Deuteronômio 4:27 que se eles fossem rebeldes seriam espalhados entre os povos, Jeremias 9:16 voltou a frisar isso quando se aproximava o cativeiro babilônico e Ezequiel 6:8; 22:15 também afirmou isso já no período do cativeiro. Nos nossos dias sabemos que os judeus estão presentes em diversas nações, por exemplo, existem os judeus-americanos; os judeus-britânicos; os judeus-soviéticos e assim por diante, estes são judeus sanguíneos, mas que nasceram em outros países, isso se deu pela diáspora judaica do ano 70 d.C conforme profetizado em Lucas 21:20-24 por Jesus (essa profecia terá ainda uma segunda etapa na vinda do anticristo – ver estudo O Anticristo). Desta forma essa “multidão de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas” (v.9) é uma referência aos judeus mortos pela perseguição do anticristo durante a Grande Tribulação;

c) Temos 3 exemplos que Jesus citou sobre a Igreja quanto sua expectativa de encontro com Ele no Arrebatamento, sendo “dias de Noé” (Mateus 24:36-44); “dias de Ló” (Lucas 17:28-37) e “Parábola das 10 virgens” (Mateus 25:1-13) e em todas é visto que não houve uma segunda chance. Por isso para os gentios a única chance está no “tempo da Igreja” e quando essa for tirada não haverá mais oportunidade.

VISÃO DO ESCRITOR DESTE ARTIGO
Diante de todos os pontos deste artigo, tomo a liberdade primeiramente de dizer que independente de se vamos ser arrebatados antes da Grande Tribulação ou se vamos passar por ela, o que importa é estarmos firmes com Cristo, pois Ele nunca deixará o fiel só nas batalhas desta vida – “eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos (Mateus 28:20).

Entretanto, creio que realmente a Grande Tribulação é um período destinado ao povo judeu, como claro está em Daniel 9:24 e Daniel 12:1.

Quanto a Salvação durante a Grande Tribulação me parece ser mais coerente afirmar que ela é somente para o povo judeu. Os gentios têm seu tempo agora, por isso não deixe a oportunidade de se render a Cristo passar. Eu não pretendo “pagar para ver” se haverá Salvação para gentios durante a Grande Tribulação.

REFERÊNCIAS DE PESQUISA

GERAL
Vídeo: Após o arrebatamento, haverá uma chance de salvação para os que ficarem?; Programa Vejam Só. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=7Ee_TfFf5Yk
Vídeo: Os salvos passarão pela Grande Tribulação ou serão arrebatados antes dela?; Programa Vejam Só. Encontrado em:  https://www.youtube.com/watch?v=Mq9JCUhQq2g&t=1s

REFORMADA, HISTÓRICA, TRADICIONAL
Vídeo: EscatologiaPrograma: Academia em Debate da Universidade Mackenzie (Presbiteriana); Encontrado em:  https://www.youtube.com/watch?v=owsuoUGpse4
Vídeo: A Grande Tribulação; Pr Paulo Jr. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=a2V2EMBc5EU&list=PLXoMeBbwafn2zr5N47zE956g4pfRZHKTL&index=24
Vídeo: Principio das Dores e Grande Tribulação (a partir do minuto 42); Reverendo Augustos Nicodemos. Encontrando em: https://www.youtube.com/watch?v=ZRXnNG58kQY

PENTECOSTAL 
Estudo: A Grande Tribulação; Encontrado em: Bíblia de Estudo Pentecostal, 2008
Vídeo: A Grande Tribulação (TVCPAD); Pr Abiezer Apolinário. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=PAYE3nYjmmQ
Artigo: Haverá salvação durante a Grande Tribulação?; visão que gentios serão salvos durante a Grande Tribulação; CPAD News; Pr Esdras Bentho. Encontrado em: http://cpadnews.com.br/blog/esdrasbentho/cultura-crista/54/havera-salvacao-durante-a-grande-tribulacao.html
Vídeo: Apocalipse aula 2/7 (do minuto 56 ao 1h16); visão que somente judeus são salvos na Grande Tribulação; Pr Mario Souza. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=pbu3j_2FV64&t=34s

NEOPENTECOSTAL
Vídeo: Os tempos do fim – Daniel 12:1; Pr Juanribe Pagliarin. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=MnBKco1sDBk&t=641s
Vídeo: Como será a Grande Tribulação; Pr Lamartine Porsella. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=b8IU3Cs4haY

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ 
Artigo: O que é a Grande Tribulação?. Encontrado em: https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/grande-tribulacao/
Vídeo: O que é a Grande Tribulação?. Encontrando em: https://www.youtube.com/watch?v=oiA0Xc0Jtfk&t=9s

ADVENTISTA DO 7º DIA
Vídeo: O que é a Grande Tribulação? E quem vai participar?; Leandro Quadros. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=BqA7nr7W-t4&t=28s

Um comentário:

Temas

Topo